Cultura - Teatro

Produção franco-brasileira Não se brinca com o amor estreia no Teatro Aliança Francesa

4 de Setembro de 2014

 

Apaixonados desde a infância, um casal tem diante de si a certeza da realização desse amor. O que poderia dar errado? É este o ponto de partida do espetáculo Não se brinca com o amor, que estreia dia 5 de setembro no Teatro da Aliança Francesa.

Com direção da atriz e diretora francesa Anne Kessler, sociétaire da tradicional companhia Comédie-Française, fundada em 1680, e idealização da atriz e produtora franco-brasileira Janaína Suaudeau, que também integra o elenco, a peça é do poeta, novelista e dramaturgo parisiense Alfred de Musset (1810-1857).

A peça narra a história de dois jovens apaixonados desde a infância: a recém-saída do convento Camille e o jovem doutor Perdican. Com a promessa familiar de um casamento entre os dois, a influência doutrinária das freiras sobre Camille acaba por minar sua confiança nos homens, enquanto o orgulho e a vaidade de Perdican o levam a seduzir a jovem camponesa Rosette.

Assim, um amor certo e garantido passa a se tornar cada vez mais distante na medida em que os dois amantes se enveredam por seus próprios vícios e pela educação desencantada de uma sociedade corrompida, pondo em cheque a realização deste amor e até mesmo invocando a sombra da morte.

Para a diretora Anne Kessler, “basta um triângulo amoroso para abranger todo o campo amoroso e suas nuances humanas. A força desta obra-prima é justamente a de atravessar séculos sem perder sua força poética, nem filosófica. As questões que esta peça coloca, nos fazem refletir nestes tempos de transformações sociais e políticas na América Latina, como no mundo inteiro, de uma forma pertinente e peculiar”.

A montagem conta com grande elenco de veteranos e novos nomes do teatro paulista, como Adilson Azevedo, Bruno Stierli,Fábio Espósito, Gabriel Miziara, Janaína Suaudeau, Lilian Blanc, Natalia Gonsales e William Amaral.

Com cenografia assinada pelo artista plástico, cenógrafo e diretor Ulisses Cohn, formado pelo London Institute e ganhador de diversos prêmios APCA, Shell, e outros, a ambientação do espetáculo busca cumprir a proposta do autor de “dissecar o coração humano”.

Na montagem, a cenografia de época dá lugar a figurinos e espaços contemporâneos, com um cenário dinâmico que redistribui e delimita os espaços cênicos. “Buscamos conservar a poesia do autor numa montagem mais contemporânea, mas que permanecesse universal e atemporal”, conta Janaína.

Com texto de inspiração autobiográfica de Alfred de Musset, a peça foi apresentada pela primeira vez em 1861. Ainda jovem, Musset tornou-se um dos principais expoentes do Romantismo na literatura, mantendo estreita ligação com a intelectualidade parisiense do século XIX e herdando o título de “o mais clássico dos românticos”.

A história de amor de Musset com a escritora George Sand, que serviu de inspiração para o texto de Não se brinca com o amor, foi narrado em seu romance “La Confession d’un enfant du siècle” e foi adaptado para o cinema em 1999 com Juliette Binoche e em 2012 com Charlotte Gainsbourg e Pete Doherty.

 

Casa de mais de 100 espetáculos com a presença das mais importantes figuras da dramaturgia no Brasil, o Teatro Aliança Francesa, inaugurado em março de 1964, comemora 50 anos em 2014. O espetáculo Não se brinca com o amor abre a programação comemorativa do teatro, que conta também com espetáculos franceses, canadenses e brasileiros.

Para Janaína, “o interessante desse texto é que, por mais que tenha sido escrito há mais de 200 anos, é uma dessas histórias de amor grandiosas que sobrevivem ao tempo e permanece atual. O público se identifica e se envolve com as imagens poéticas de Musset”.

Sobre a experiência de montar esse texto no Brasil, Anne diz que “tem algo de muito agradável e excitante em montar essa peça em português no Brasil, pelo menos por duas razões. Em primeiro lugar, pelo fato de transpor em outra cultura, a obra emblemática do romantismo francês com atores que estão plenos de curiosidade e entusiasmo”.

“E também, porque para mim vai ser uma experiência emocionante, inesperada, talvez um pouco arriscada, mas acima de tudo, uma experiência que carrega consigo uma esperança maravilhosa: fortalecer a ligação que existe entre o teatro francês e brasileiro há muito tempo, por outro meio que pelas grandes turnês da Comédie-Française”, finaliza.

 

SERVIÇO:

Não se brinca com o amor –Temporada de 5 de setembro a 26 de outubro. Sextas e Sábados às 20h30 e domingos às 18h.Duração: 90 minutos. Classificação Indicativa: 12 anos. Local: Teatro da Aliança Francesa (Rua General Jardim, 182).Ingressos: R$ 40.

 

FICHA TÉCNICA:

Idealização do projeto: Janaína Suaudeau. Texto: Alfred de Musset. Tradução: Janaína Suaudeau. Colaboração: Clara Carvalho. Direção: Anne Kessler (da Comédie-Française). Assistente de direção e tradutora simultânea: Rita Grillo.Elenco: Adilson Azevedo, Bruno Stierli, Fábio Espósito, Gabriel Miziara, Janaína Suaudeau, Lilian Blanc, Natalia Gonsales e William Amaral. Cenografia: Ulisses Cohn. Assistente de cenografia: Flávio Tolezani. Iluminação: Aline Santini. Trilha sonora original: Gabriel Machado e Valmyr de Oliveira. Fotografias: Carla Trevizani e Michelle Tomaz. Cartaz: Anne Kessler. Design gráfico: Leonardo Miranda. Assessoria de Imprensa: Pombo Correio. Direção de produção: Canto Produções. Produção executiva: Ana Zêpa.

 

TEATRO DA ALIANÇA FRANCESA:

Endereço: Rua General Jardim, 182 – Consolação – São Paulo – SP (próximo à estação República do Metrô). Estacionamento em frente. Lotação: 230 lugares. Bilheteria: aberta com 2h de antecedência dos espetáculos. Telefone: (11) 3017-5699 ramal 5602. Online: www.teatroaliancafrancesa.com.br  / www.ingressorapido.com.br

 

Comentários
Assista ao vídeo