Cultura - Decoração

Exposição de design polonês ocorre em São Paulo e Brasília

22 de Julho de 2014

 

Iniciativa de designers poloneses, "The Spirit of Poland" tem o objetivo de apresentar ao mundo o valor e o potencial das marcas de design desse país

A sexta edição da exposição "The Spirit of Poland" acontece entre os dias 14 e 17 de agosto em São Paulo, durante a DW! São Paulo Design Weekend, e em Brasília, durante todo o mês de novembro. O evento é uma iniciativa de designers poloneses, com o objetivo de apresentar ao mundo o valor e o potencial das marcas de design desse país.

A exposição "The Spirit of Poland" busca promover o design polonês em outros países e é a primeira de uma série de eventos deste ano. Como resultado da colaboração com o MADE, que é o fórum de promoção do design brasileiro, ela vai apresentar produtos de mais de uma dezena de marcas polonesas. Eles irão mostrar a cultura material da Polônia, sua história e seu desenvolvimento atual. O projeto é desenvolvido no âmbito da promoção internacional de design polonês, organizado pela Culture.pl.

Entre os expositores, há marcas que focam seu modelo de negócio em pesquisa e desenvolvimento, como Zieta Prozessdesign, CSTM e Nobilekiteboarding. O segundo grupo é composto pelos estúdios de design que desenvolveram sua própria marca, como as joias da TAKK e da PET PETITS. Outro grupo consiste na combinação de estúdios com design e produção, que desenvolve produtos assinados pela marca, como Kosmos Project, MALAFOR e Tabanda. Por fim, há empresas de iluminação, como por exemplo a Kafti.

A polonesa Weronika Rochacka, uma das organizadoras do "The Spirit of Poland", afirma que "é uma honra trazer esse evento mais uma vez para o Brasil. Um país multicultural e fabuloso, cada vez mais importante no mundo do design". Ela ainda explica que o Brasil tem uma relação com o design muito parecida com a da Polônia e quem ambos os países tiveram um desenvolvimento muito similar nas últimas décadas, tanto no design, quanto na economia e até mesmo na política.

Na edição deste ano, o contexto dos produtos escolhidos para a exposição será a história de marcas individuais, sendo que eles serão apresentados de uma forma atraente, estimulando o espectador a saber mais sobre os próprios objetos, bem como o processo de seu desenvolvimento. Um elemento adicional, enfatizando o conceito da exposição, será uma fragrância especialmente desenvolvida para esse evento.

SERVIÇO
The Spirit of Poland - São Paulo
Data: Entre 14 e 17 de agosto
Local: Shopping Cidade Jardim, 3º andar.
Av. Magalhães de Castro, 12.000, Marginal Pinheiros.
Horário: Entre 12hs e 21hs
Preço: Entrada gratuita
Festa de inauguração: 14 de agosto, a partir das 15hs

The Spirit of Poland - Brasília
Data: Entre 4 e 28 de novembro
Local: Museu Nacional Honestino Guimarães Setor Cultural Sul, Lote 2, Esplanada dos Ministérios, Brasília - DF
Horário: Terça a Domingo, das 9:00 às 18:30
Preço: Entrada gratuita

Comentários
Assista ao vídeo