![]() |
O time de embaixadores da campanha contra a fome oculta no Brasil, que conta com o desenhista Mauricio de Sousa e a Turma da Mônica, acaba de ganhar um reforço: o jogador Lucas Moura, que acaba de conquistar o bicampeonato francês ao lado de Zlatan Ibrahimovic e Edinson Cavani pelo Paris Saint-Germain com três gols e onze assistências. O craque esteve em São Paulo/SP, para o lançamento da nova etapa da campanha do projeto Arroz Vitaminado, em favor da nutrição infantil.
Ao lado de Mauricio de Sousa e da Turma da Mônica, Lucas abraçou o projeto em evento realizado hoje, na sede da Mauricio de Sousa Produções, durante o qual foi lançada uma edição especial, sem distribuição em bancas de jornal e assinaturas, de um gibi da Turma da Mônica com histórias inspiradas na campanha do Arroz Vitaminado contra a fome oculta.
“É muito bom estar de volta ao Brasil e poder participar de uma campanha importante como essa. Uma campanha que pode mudar o destino das nossas crianças por meio de ações simples, como a escolha de alimentos que ajudam a garantir uma boa nutrição”, declara Lucas.
Peiman Milani, diretor Global do Projeto de fortificação de arroz na PATH e responsável pela ação no Brasil afirma que o apoio de Lucas vai ajudar a levar uma importante mensagem para as famílias. “O Lucas é um exemplo de superação e sucesso no esporte. Sua trajetória inspira crianças e jovens de todo o país e é por isso que vê-lo vestindo a camisa do time do Arroz Vitaminado vai elevar a conscientização sobre a fome oculta, problema que está presente em todas as classes sociais e prejudica o desenvolvimento físico e cognitivo”.
Embaixadores - No ano passado, Mauricio de Sousa, conhecido por criar grandes personagens que representam tão bem o universo infantil, entrou na luta contra a fome oculta, mal que atinge 40% das crianças brasileiras. Ao lado da Turma da Mônica, ele abraçou essa causa e se transformou num dos embaixadores do Projeto Arroz Vitaminado. Agora, o jogador Lucas se junta a esse time, que entra em campo para vencer a desnutrição infantil, e conta com o apoio dos jornalistas Gilberto Dimenstein, Mariana Kotscho e Rosana Jatobá, além do educador físico Márcio Atalla.
“Nós temos que lutar contra a fome oculta, que é a falta de vitaminas e sais minerais, porque muitas vezes, nossas crianças não têm acesso a todos os alimentos de que necessitam, então, temos de pensar no Arroz Vitaminado como algo lindo, com possibilidades incríveis, já que ele é igualzinho ao que já consumimos, com o mesmo sabor e modo de preparo, e o resultado é uma mágica. Um grão de arroz mágico, que faz a diferença entre termos uma população mais saudável ou menos saudável”, diz Mauricio de Sousa.
Para Lucas, ter o Arroz Vitaminado disponível nos supermercados e incluso em todas as refeições pode fazer a diferença no desenvolvimento das crianças. “Se eu posso escolher entre o arroz normal e um outro, que é praticamente igual, com mesma cor, sabor e modo de preparo, só que vitaminado, sem dúvida eu optaria pelo Arroz Vitaminado”.
Ação Social – Na parte da tarde a campanha teve continuidade. Lucas e a personagem Mônica visitaram a creche Mãe Operária – entidade que sobrevive de doações e atende a 137 crianças, com idades entre dois e quatro anos - localizada no Jardim Miriam, um dos bairros mais carentes da cidade de São Paulo, onde o jogador nasceu e cresceu. Durante a visita, o craque do Paris Saint-Germain e a personagem Mônica doaram 2,5 toneladas de Arroz Vitaminado, distribuíram bolas de futebol e as edições especiais do gibi da Turma da Mônica, numa tarde dedicada a brincadeiras e autógrafos com as crianças do bairro.
Arroz Vitaminado – Atualmente, a fortificação de alimentos básicos é considerada uma das estratégias mais baratas e efetivas para o combate à carência de micronutrientes. Trinta estudos em dez países, incluindo o Brasil, validam essa tecnologia, mostrando que o consumo regular do Arroz Vitaminado – tipicamente em uma proporção que inclui um grão vitaminado a cada 100 comuns – ajuda a preencher as lacunas da dieta, a melhorar a saúde e a prevenir a subnutrição em crianças e mulheres, os mais atingidos com a deficiência de micronutrientes.
O Arroz Vitaminado, que já está disponível no Brasil, chegou ao país numa parceria entre a PATH e a GAIN, que transferiram gratuitamente a tecnologia da fortificação dos grãos de arroz para a Universidade Federal de Viçosa (UFV), responsável por colocar o projeto em prática e atestar o correto uso das técnicas por arrozeiras locais, interessadas em produzir e distribuir o alimento em território nacional.
Sobre a PATH
A PATH é uma organização internacional sem fins lucrativos que transforma a saúde global através da inovação. Atuamos com um enfoque empreendedor no desenvolvimento e distribuição de soluções de alto impacto e baixo custo, desde vacinas e dispositivos que salvam vidas até programas em colaboração com as comunidades. Através do nosso trabalho em mais de 70 países, a PATH e nossos parceiros empoderemos as pessoas para atingirem seu pleno potencial. Para mais informações, visite www.path.org.
Sobre a GAIN
A Global Alliance for ImprovedNutrition (GAIN) é uma Aliança Global para a melhoria da alimentação guiada pela visão de um mundo livre da desnutrição. Criada em 2002 numa Sessão Especial sobre a Criança na Assembleia Geral da ONU, a GAIN apoia parcerias público-privadas para ampliar o acesso aos nutrientes que porventura possam estar presentes em quantidade reduzida na dieta da população. Em menos de uma década, a GAIN conseguiu expandir suas operações ao trabalhar em parceria com governos e agências internacionais. Através de projetos envolvendo mais de 600 companhias e organizações da sociedade civil em 30 países, os projetos da GAIN beneficiaram mais de 610 milhões de pessoas com produtos alimentícios que foram nutricionalmente aprimorados e beneficiaram metade da população, composta principalmente de mulheres e crianças. O objetivo da GAIN é alcançar 1,5 bilhões de pessoas com alimentos nutritivos, de forma a produzir um impacto nutricional sustentável. Para mais informações, visitewww.gainhealth.org.