Informes - GERAIS

Inverno sem neve: dois destinos para visitar na Europa longe das pistas de esqui

9 de Dezembro de 2025

O inverno europeu se aproxima. Que tal sair do óbvio e trocar as tradicionais estações de esqui por destinos menos procurados nesta época? No sul da França, por exemplo, Saint-Émilion convida a desacelerar entre vinhedos e ruas medievais, enquanto Barcelona, uma das capitais mais afetadas pelas multidões durante o verão, adota um ritmo mais calmo com atrações que só acontecem durante os meses mais frios.

Saint-Émilion - França

A 40 minutos de Bordeaux, o vilarejo medieval de Saint-Émilion recebe todos os anos milhares de visitantes para explorar seu patrimônio histórico e degustar alguns dos rótulos mais prestigiados da França. No outono, época das vindimas, o verde dos vinhedos toma conta do destino e é tempo dos festivais e dos passeios para degustação nas mais charmosas adegas. Já no inverno, com o fim da colheita das uvas e longe das multidões, o clima mais frio convida a uma taça de Grand Cru em frente à lareira e a passeios privativos em vinícolas reconhecidas mundialmente - é ali que se encontra o Château Canon, propriedade da Maison Chanel dedicada à produção de vinhos. 

Um dos principais hotéis do destino, o Château Grand Barrail está instalado em um castelo do início do século 20, cercado por vinhedos e um parque natural. No frio, além de partir para o vilarejo e conhecer fortalezas medievais e igrejas históricas, algumas datadas do século 8, os hóspedes podem aproveitar a alta gastronomia do hotel com seus diferentes tipos de menu - o Terroir traz foie gras com molho de café ou o lombo de cordeiro com legumes colhidos diretamente da horta local.

Outro destaque da temporada é aproveitar os tratamentos de spa do Château assinados pela marca francesa Sothys. Entre as opções, a terapia facial sazonal foi desenvolvida para hidratar a pele no clima frio: combina uma infusão de oxigênio e um complexo de minerais que fortalecem as defesas naturais e combatem a desidratação típica do inverno. Os hóspedes podem ainda desfrutar da estrutura do spa, que inclui sauna, hammam, banheira de hidromassagem e duchas sensoriais para promover relaxamento do corpo e da mente, descanso merecido nesta época.

Barcelona - Espanha

Entre os bairros mais famosos de Barcelona, o Gótico ganha uma atmosfera ainda mais autêntica no outono e no inverno. As ruas estreitas, geralmente lotadas no verão, estão mais tranquilas e perfeitas para caminhar, sem pressa, para admirar a arquitetura ou para aproveitar cafés, restaurantes e bares e speakeasies sem filas. E é bem neste pedacinho da Ciutat Vella que fica o Serras Barcelona, um hotel boutique localizado no mesmo edifício que abrigou o primeiro ateliê de Pablo Picasso. Com uma fachada tombada para preservar sua história, guarda em seu interior um estilo mais contemporâneo, com amplas janelas que se abrem para o Mar Mediterrâneo ou para as charmosas ruas do bairro.

Depois de conhecer o Agreste Mar, restaurante do hotel, e seu menu que combina as famosas tapas da Catalunha com sabores italianos, o inverno de Barcelona também possibilita assistir a uma partida mais tranquila do Barcelona no tradicional Camp Nou, o maior estádio da Europa, e, de quebra, visitar o museu do Barça. Além disso, é a partir do fim de novembro que a cidade realiza as famosas feiras de Natal, como a Fira de Santa Llúcia, a mais antiga da cidade. Fundada em 1786, é um verdadeiro evento, com mais de 200 expositores vendendo objetos natalinos em frente à Catedral de Barcelona - localizada a apenas 10 minutos de caminhada do hotel Serras.

E vale a dica: a cidade conhecida pelos grandes festivais de música no verão, também realiza dezenas de shows no inverno: o Festival Millenni este ano recebe Delafé y las flores azules, dupla de indie rock que nasceu em Barcelona e que se apresenta no dia 22 de dezembro, e Gipsy Kings, que sobe ao icônico palco do Palau de la Música Catalana, no dia 27 de dezembro.

Comentários
Assista ao vídeo