Cultura - Música

Sambadear

22 de Outubro de 2025

Cantora e compositora Manu Dias faz show que celebra o seu samba e o da capital mineira

Manu Dias
Créditos: Gabriela Marques

A cantora, compositora e sambista Manu Dias, faz única apresentação do repertório de seu elogiado disco “Sambadear”, no sábado, dia 25/10, às 13h, na Praça Professor José Americano. Rosinha Sigaud, no Caiçara. No palco com a artistas estarão os músicos que tocam no referido disco, lançado em 2019, Robson Batata, na percussão. Tiago Ramos, no sopro, e os arranjadores do álbum Thiago Delegado e Alexis Martins. “Trazer o repertório deste meu primeiro disco é, além de visitar minha carreira, observar o que, de lá para cá, mudou na nossa sociedade”, diz Manu. A entrada é franca e a classificação é livre.

Composto por dez faixas, compostas por ela, por seu pai, o cantor e compositor Toninho Batista, e outros nomes do samba de BH como Serginho Beagá, Fabio Martins, Luiz Carvalhais, Alexis Martins, Xico Queiroz, Evandro Mello e Thiago Delegado, o disco leva para público o que pode-se chamar de raiz do samba mineiro. “Penso que trazer esses compositores é dever de uma intérprete que entende que o samba se faz e existe porque temos os nossos mais velhos e mantemos seus ensinamentos nas nossas composições. A oportunidade de apresentar ao público o samba produzido aqui e seu valor, me deixa muito feliz”, diz a artista.

Sobre Manu Dias

Cantora, compositora e sambista Manu Dias soma 20 anos de carreira que tem como característica carisma e competência e uma personalidade vocal e rítmica singular. Dona de uma voz marcante, firme e com timbre único, Manu defende com propriedade a bandeira do samba. A artista criou os projetos “O Quê Que Essa Nega Quer”, e em seguida iniciou a série “É Samba Que a nega Quer”.

Manu já dividiu palco com grandes nomes da música como: Fabiana Cozza, Simoninha, Flávio Renegado, Mariene de Castro, Wagner Tiso, entre outros. Ela integrou o time vocal da homenagem a Toninho Gerais realizada no Palácio das Artes com a Orquestra Sinfônica e Coral Lírico. Em 2019, lançou seu primeiro CD, intitulado “Sambadear”.

Figura da cena cultural de BH Manu está no Carnaval, Virada Cultural, Circuito Gastronômico de Favelas, Festival de Arte Negra (FAN). Integrou o Projeto "Bala da Palavra", de Sergio Pererê, do Festival "Todos os Sons", show “Suíte Massai”, do rapper Flávio Renegado, da 3ª edição do edital de ocupação Sarau Minas Tênis Clube, homenageando a sambista Beth Carvalho e do Coletivo Donas de Si. Manu é vocalista do bloco "Volta Belchior".

Em 2022, ela deu início ao projeto Samba D'casa ao lado de sua companheira Gabi Marques. O Samba D'Casa é realizado um domingo por mês, no bairro Jardim Montanhês.  Trata-se de uma roda de samba que tem como intuito manter viva a tradição do samba de rua, do encontro, do canto coletivo. O Samba D’Casa é um movimento de resistência cultural e ocupação dos espaços públicos.

Em setembro de 2024, lançou o single "De Axé”, em que mostra mais uma vez seu lado compositora.

Serviço

Show Sambadear

Local: Rua Rosinha Sigaud, Praça Professor José Americano no Caiçara

Horário: 13h

Entrada franca

Comentários
Assista ao vídeo