![]() |
Convidados pela revisão e ilustração do livro autografaram os exemplares |
A 72ª Semana Gustavo Teixeira marcou a história cultural de São Pedro (SP) neste sábado (20), com o lançamento do livro “Ecos da Alma”, obra que reúne 65 poesias inéditas do poeta são-pedrense, sendo 28 sonetos, 5 baladas e 32 poesias diversas, mantidas inéditas por quase nove décadas e agora publicadas 88 anos após a morte do autor, em 1937.
O livro foi produzido a partir dos escritos originais de Gustavo Teixeira e apresenta uma edição que alia a preservação da autenticidade do texto com um projeto gráfico contemporâneo. A revisão foi realizada por Maria Aparecida Fracasse, as ilustrações internas por Bruno Pereira e a capa pelo cartunista Luciano Veronezi, integrante do programa Roda Viva, da TV Cultura e Jornal Folha de São Paulo.
“É fantástico poder ter uma obra inédita após 88 anos. Gustavo Teixeira marcou o início da minha trajetória como desenhista profissional, e poder assinar a capa deste livro é como devolver um pouco do que vivi em São Pedro e do quanto esse poeta esteve presente em minha vida”, destacou Luciano Veronezi, responsável pela ilustração da capa.
Bruno Pereira, autor das ilustrações internas, contou que cada desenho foi inspirado diretamente nas poesias: “Li todas as poesias inéditas e escolhi mensagens que dialogavam com minhas experiências junto com o poeta. Cada ilustração traz um recorte simbólico de sua sensibilidade.”
A professora Maria Aparecida Fracasse, que revisou os manuscritos originais, ressaltou a emoção de ter contato direto com o material inédito: “Sempre preparei muitos alunos para o concurso Gustavo Teixeira. Ter em mãos a letra original do poeta foi um presente e um privilégio.”
O projeto foi viabilizado por meio da Política Nacional Aldir Blanc, do Ministério da Cultura, e integra as ações da Prefeitura de São Pedro, através da secretaria de Turismo e Cultura para valorizar a memória literária local. Além da entrega gratuita dos exemplares durante o evento, todos os professores da rede municipal receberão o livro para utilização em sala de aula. A obra também já está disponível na Biblioteca Municipal Gustavo Teixeira e foi enviada ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), garantindo circulação em diversas cidades do estado. O lançamento contou ainda com a participação de estudantes da rede municipal, que declamaram poesias, emocionando o público. O momento reforçou a importância da aproximação das novas gerações com a obra de Gustavo Teixeira.
Para o secretário de Turismo e Cultura, Fábio Pontes Ferreira, o lançamento consolida o papel de São Pedro na preservação da memória do poeta: “O livro Ecos da Alma é mais do que uma publicação inédita. Ele representa o compromisso de São Pedro em valorizar sua identidade cultural e garantir que a poesia de Gustavo Teixeira continue viva entre as novas gerações. É um orgulho para todos nós transformar manuscritos guardados por quase 90 anos em um patrimônio acessível à população.”, finalizou. A Semana Gustavo Teixeira segue com programação intensa até o próximo dia 28 de setembro.