Informes - GERAIS

Nikelen Witter lança Todos Aqueles Sapatos Vermelhos na Feira do Livro de Santa Maria

2 de Setembro de 2025

No dia 3 de setembro, às 16h, a escritora e historiadora Nikelen Witter realiza o lançamento oficial de seu novo livro, Todos Aqueles Sapatos Vermelhos, na Feira do Livro de Santa Maria. A obra reúne ensaios que transitam entre a memória, a crítica social e a reflexão histórica, dando nova vida a textos originalmente publicados no seu blog Sapatinhos Vermelhos, abordando temas como gênero, poder, feminicídio e a urgência de revisitar histórias silenciadas.

“Já há algum tempo eu pensava em transformar esses textos em livro. Durante a pandemia, revisitando o material, percebi que eram ensaios que ainda faziam muito sentido. Não havia motivo para que ficassem esquecidos em um computador”, explica a Nikelen.

O título remete a uma imagem simbólica e multifacetada: dos contos de Andersen às leituras contemporâneas sobre poder, coragem e feminicídio. “Os sapatos vermelhos são um símbolo de desejo de ser e estar no mundo, mas também de risco. Muitas artistas os utilizam como metáfora para o feminicídio, lembrando mulheres que ousaram e foram assassinadas por serem mulheres”, afirma Nikelen.

Combinando escrita pessoal, pesquisa histórica e análise crítica, a obra se apresenta como uma ferramenta de ruptura diante de padrões impostos, dores normalizadas e histórias silenciadas. A autora ressalta que, ao revisitar os textos, preferiu preservar suas datas originais de publicação: “Quis mostrar que, mesmo depois de uma década, muitas reflexões permanecem urgentes. Infelizmente, muita coisa não mudou.”

Além da Feira do Livro de Santa Maria, Nikelen também levará Todos Aqueles Sapatos Vermelhos para as Feiras do Livro de Porto Alegre e Uruguaiana, além de outros encontros e debates que possam surgir a partir do lançamento.

O convite da Nikelen é direto:
 “Todos aqueles sapatos vermelhos fala sobre autoria da própria existência, sobre conectar todos os lados de nós mesmos em um fio de ser no mundo com inteireza. Meu convite é para que leitoras e leitores venham reescrever esses ensaios comigo, dentro de suas cabeças e em suas vidas.”

Serviço

Lançamento de Todos Aqueles Sapatos Vermelhos

Autora: Nikelen Witter

Feira do Livro de Santa Maria

3 de setembro de 2025

19h

Sobre a autora

Nikelen Acosta Witter é escritora, historiadora e professora universitária. Desde 2016, atua no Departamento de História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com pesquisas voltadas a gênero e literatura de massas. Antes disso, lecionou no Centro Universitário Franciscano por 16 anos e foi colunista do jornal Sul21. Formada em História pela UFSM, é mestre pela PUCRS e doutora pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com estudos voltados a práticas de cura e epidemias no século XIX no Brasil.

Na literatura, Nikelen se destaca como uma das principais vozes do steampunk brasileiro. Publicou seu primeiro conto em 2011 e estreou no romance com Territórios Invisíveis (2012), finalista do Prêmio Argos. Foi uma das organizadoras da Odisseia de Literatura Fantástica e, em 2017, lançou em parceria com A.Z. Cordenonsi e Enéias Tavares o premiado Guanabara Real: A Alcova da Morte, vencedor dos prêmios Le Blanc e AGES. Em 2019, publicou Viajantes do Abismo, obra indicada ao Jabuti e vencedora do Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica.

Sua produção literária já lhe rendeu reconhecimento nacional, incluindo o Prêmio Açorianos de Literatura em 2022 pelo livro de contos Dezessete Mortos. Duas vezes finalista do Prêmio Argos, Nikelen consolidou uma carreira que combina sua formação acadêmica em História com narrativas de ficção especulativa, explorando temas sociais, políticos e de gênero por meio de enredos fantásticos.

Comentários
Assista ao vídeo