Cultura - Teatro

Dan Stulbach e Irene Ravache falam sobre o retorno aos palcos com a peça Meu Deus, à 29 horas

8 de Abril de 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois de dois mil anos de desilusões, Deus está em crise e a solução é procurar um profissional para ajudá-lo a superar a depressão. A escolhida é a psicóloga Ana, com quem o Todo Poderoso trava um diálogo ágil e divertido que leva à reflexão sobre a própria humanidade. Essa é a história de “Meu Deus!”, peça em cartaz no Teatro FAAP, em São Paulo, e interpretada por Dan Stulbach e Irene Ravache. Em entrevista à edição de abril da revista 29HORAS, publicação oficial do Aeroporto de Congonhas (SP), o diretor Elias Andreato e a dupla que encabeça o elenco contam como é a experiência de lidar com Deus nos palcos.

Tanto Irene quanto Stulbach voltam ao teatro depois de uma temporada se dedicando a outros projetos. A última peça em que o ator participou foi em 2010, enquanto Irene retorna após um jejum de seis anos. Ambos possuem uma carreira prestigiada na televisão e em outras mídias, como cinema e rádio, e agora se unem em “Meu Deus!” para interpretar um encontro inesperado entre o divino e o humano.

O diretor Elias Andreato diz à 29HORAS que o enredo da peça remete a encontros que causam transformação, como o que acontece entre Ana e Deus no texto da dramaturga israelense Anat Gov, adaptado por Jorge Schussheim e com versão brasileira assinada por Célia Regina Forte. A história se inicia com a chegada de Deus ao consultório da terapeuta, que no início duvida de sua procedência divina, mas que acaba por embarcar no diálogo inusitado e questionador. Pela primeira vez encenada no Brasil, “Meu Deus!” já fez sucesso em diversos países, ficando três anos consecutivos em cartaz em Buenos Aires, na Argentina.

Stulbach e Irene comentam suas percepções sobre fé e religião. Vindo de uma família judaica liberal, o ator garante que não se questiona sobre a existência de um Todo Poderoso. “Eu nunca me coloquei essa questão. Porque quando a gente se reúne para jantar, ou em um Shabat com a família, não é exatamente de Deus que estamos falando, mas de amor, e nisso eu acredito”, explica. Já a atriz, que teve formação católica, gosta de imaginar perguntas que faria ao Criador. “Acho que falaria sobre coisas com as quais não convivo bem, sobre as diferenças, como ‘por que o sapo?’, ‘por que o homem faz xixi em pé?’. Na verdade me agrada ter um Deus, assim como me agrada ter um marido. Gosto de ter uma família, gosto de ter um Deus”, diz ela.

Dan, que assistiu a performance de Irene nos palcos pela primeira vez em 1991, quando era contrarregra na peça “Irma Vap”, garante que desde então se tornou fã da atriz e, também, do teatro. “Eu me preparei e sonhei com esse momento que estou vivendo agora”, garante. Para Irene, a honra em estar ao lado do ator e do diretor é igualmente grande. “Eles são maravilhosos e eu adorei esse bonito questionamento que a peça inspira”, afirma a atriz.

Outro destaque dessa edição é um especial sobre moda, já que nesse mês os desfiles SPFW e Rio Fashion acontecem no Brasil. Direto das passarelas, o especial traz uma entrevista exclusiva com o estilista brasileiro Carlos Miele, que mora há 12 anos em Nova Iorque, Estados Unidos, onde mantém uma loja badalada por celebridades como Gisele Bündchen, Rihanna e Beyoncé.

O viajante do mundo Natale Giramondo compartilha as belezas que descobriu em sua última aventura na seção Viagem, um cruzeiro pelo Caribe Leste. A revista inaugura nessa edição um novo colunista, João Faria, que vai discutir mensalmente temas relacionados a marketing, propaganda e as últimas novidades das marcas no mercado das agências e anunciantes.

A Agenda 29HORAS traz programação para todos os gostos, provando que nem só de Páscoa vive o mês de abril. Boas estreias no cinema, a nova edição da SP-Arte na Bienal, um festival de rock e um grande evento de dança são algumas das principais dicas dessa edição.

 

Comentários
Assista ao vídeo