Data é oportunidade para refletir a luta e o papel das mulheres no empreendedorismo e celebrar em um universo cada vez mais tomado pela presença feminina
Comemorado em 08 de março, o Dia Internacional da Mulher é uma data que visa celebrar e, principalmente, relembrar a luta pela igualdade de gênero e as conquistas nos âmbitos sociais, políticos e econômicos das mulheres ao longo dos anos. A data, que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU), na década de 1970, simboliza a luta histórica das mulheres para conquistarem seu espaço dentro da sociedade e equipararem os seus direitos que, até então, eram pertencentes somente aos homens.
Para ressaltar a importância da data, selecionamos empreendedoras e personalidades femininas de diferentes ramos que, nos últimos anos, vêm se destacando dentro de diversos segmentos e compartilham quais são os livros que as inspiram. Confira, abaixo, quem são elas e quais são suas indicações.
![]() |
Foto: Divulgação |
Ana Piku
Ana Piku, confeitaria e sócio-idealizadora da PikurruchA’S - referência em proporcionar experiências memoráveis aos clientes por meio de sabores únicos e cuja unidade no bairro de Perdizes é considerada a maior da América Latina, com 1000m² - elenca o livro “A Loja de Tudo”, de Brad Stone, que conta a história da Amazon e ensina sobre visão de negócios como um de seus preferidos. Além disso, Ana destaca o filme “Joy: O Nome do Sucesso”, que conta uma história real de uma empreendedora que revolucionou o mercado com sua invenção, o podcast Like a Boss, que entrevista grandes empreendedores brasileiros e é cheio de insights valiosos, e a série “Girlboss”, baseada na história real da Nasty Gal, que mostra os desafios de empreender do zero.
-
![]() |
Foto: Divulgação |
Isa Santini
Para a empresária e co-fundadora do Ateliê Beauty – SPA vencedor do World Luxury SPA Awards em três categorias - os livros “Estratégia do oceano azul”, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne, e “Empresas para vencer”, de Jim Collins, são indicações necessárias para nortear empreendedoras a tornarem seus negócios sólidos.
-
![]() |
Foto: Divulgação |
Livia Cortinóvis
Comunicadora com mais de 20 anos de carreira, Lívia é apresentadora e empreendedora à frente da Corartte e destaca o livro “A Coragem de ser imperfeito”, de Brené Brown, uma obra que trata sobre vulnerabilidade e exalta a importância do autoconhecimento e da aceitação em ser como é, além da série “Self Made”, que conta a história de uma mulher negra americana que luta contra a pobreza e contra as adversidades da vida para se tornar uma empresária de sucesso, e o filme “Quarto de guerra”, que trata sobre espiritualidade e fé.
-
![]() |
Foto: Divulgação |
Tatiana Garcia
Especialista em marketing de influência e CEO da Lille Comunicação, Tatiana Garcia é empreendedora desde 2014 e, em 2024, criou a InfluCreators, comunidade gratuita e inovadora criada exclusivamente para mulheres para promover capacitação, networking e parcerias no mercado digital para influenciadoras em ascensão. A empresária destaca o livro “Aurora: O despertar da mulher exausta”, de Marcela Ceribelli, que, embora não fale sobre empreendedorismo, trata sobre a importância do autoconhecimento e da autenticidade na construção de uma trajetória sólida, além do podcast “Bom dia Obvious”, que trata sobre bem estar e experiência feminina na sociedade, e o filme “Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento", um clássico do cinema.
-
![]() |
Foto: Divulgação |
Fattima Amaral
Com 35 anos de carreira, Fattima Amaral é uma das RPs mais requisitadas de São Paulo e do Brasil. Em uma trajetória marcada pelo profissionalismo e determinação, Fattima criou a OxoFlow e está à frente dos principais eventos envolvendo personalidades de diversos setores do entretenimento e grandes empresários. Quando se fala sobre inspiração, ela elenca o livro “Geração de Valor”, de Flávio Augusto Souza, como fundamental para quem deseja se inspirar na história de um dos maiores empreendedores do Brasil, e o filme “Grande Aposta”, que trata sobre uma aposta milionária durante a crise imobiliária dentro de uma das principais bolsas de valores do mundo, Wall Street.
-
![]() |
Foto: Divulgação |
Fernanda Brandão
Fernanda, que é CEO da Agência Brands, agência boutique de Comunicação Integrada, com atendimento personalizado para as marcas e gestão humanizada para a equipe, fundada em 2020 e que, hoje, emprega um time de mulheres empoderadas, elenca o livro “Todos somos uma marca”, de Alfredo Soares, como necessário para mulheres que estão à frente de seus negócios. Fernanda também destaca o podcast Os Sócios, de Bruno e Malu Perini, que são sócios no matrimônio, na vida e nos negócios, e a série “Girlboss”.