Cultura - Arquitetura

Empresa faz do restauro de móveis um negócio lucrativo

27 de Março de 2014

Em 2010 a artista plástica Andressa Bonn começou a garimpar móveis clássicos e antigos com o objetivo de restaurar e repaginar os mesmos para decorar a sua casa. No processo de restauro desses móveis, Andressa viu a oportunidade de abrir um atelier especializado em restauro de móveis. Dessa forma nasceu a Bem Dito Canto, um atelier que atende a pedidos de restauro e repaginação de móveis clássicos e antigos.

Após dois anos desde o inicio da empresa, as sócias Andressa e Ana Carolina Bonn montaram um showroom onde os clientes podem conhecer mais sobre o trabalho da Bem Dito Canto, bem como os móveis e produtos em exposição no local.

As peças restauradas são únicas já que as proprietárias tem um cuidado todo especial em escolher as mesmas em cidades de todo o Brasil. O objetivo é restaurar e repaginar os móveis com muita cor, design e personalidade.
Hoje a empresa conta com quatro funcionários que se dividem entre a criação, produção, financeiro e logística. “A Bem Dito é nossa fonte de renda e de prazer de trabalhar, amamos o que fazemos, desde o garimpo das peças, passando pela restauração e repaginação até chegar no produto final, sempre fazendo com muito carinho. As peças são trabalhadas com exclusividade e muito zelo na escolha de matéria prima de alta qualidade”, comenta Andressa.
Os móveis ganham nomes de pessoas, em sua maioria nomes familiares e nomes de pessoas conhecidas. É o exemplo das Poltronas Henriqueta, Aurora e Dalmi, além do Sofá Van Gogh e do Barzinho Frida Kahlo. Entre os produtos comercializados estão penteadeiras antigas em laca, sofá em patchwork, cristaleiras, poltronas, criado mudo, mesas, almofadas e artigos de decoração em geral como almofadas, guardanapos de pano, souplasts, chaveiros, molduras, mimos em geral. Os puffs são as peças mais requisitadas, redondos, ovais, quadrados, retangulares com baú e rodinhas de silicone, de todos os formatos e tamanhos.

Além de restaurar os móveis e dar uma imagem nova a cada peça, a Bem Dito Canto tem em seu trabalho um lado totalmente sustentável pois na restauração a empresa diminui a quantidade de móveis que serão jogados no lixo e terão destino incerto. "Além do conforto, qualidade e durabilidade, a escolha por móveis antigos contribui para a sustentabilidade do planeta e traz aquele toque retrô e nostálgico de épocas marcantes da história do design mobiliário", retrata Andressa Bonn.
Na questão da lucratividade, a empresa faturou em 2012 e 2013 entre R$120 mil e R$240 mil anual. Para 2014, a empresa espera que o faturamento cresça em 50% já que a procura por móveis antigos e a aplicação de projetos de decoração com toque retrô tem crescido a cada ano. Definitivamente é uma tendência que veio pra ficar.
Os móveis são comercializadas através do site – www.bemditocanto.com.br - para todo o Brasil, e no showroom em Curitiba (Rua Dr. Nelson de Souza Pinto, 33, São Lourenço, Curitiba/PR).  Além disso, a Bem Dito Canto conta com lojas no Elo7 (http://www.elo7.com.br/bemditocanto) e Solidarium (http://www.solidarium.net/loja/bemditocanto).
Quer saber mais sobre a Bem Dito Canto? (41) 3308-7354 / (41) 8479-0989 ou http://www.bemditocanto.com.br 

Serviço:
Bem Dito Canto - Arte em Móveis
Showroom: Rua Dr. Nelson de Souza Pinto, 33, São Lourenço, Curitiba/PR (aberto das 13h30 as 18h30 com horário marcado)
Telefone: (41) 3308-6541 / (41) 8479-0989
Email: contato@bemditocanto.com.br
Site: http://www.bemditocanto.com.br
Facebook: http://www.facebook.com/bemdito.canto

Comentários
Assista ao vídeo