Informes - GERAIS

Conheça mais sobre a parceria que disponibiliza Wi-Fi gratuito em escolas públicas

13 de Dezembro de 2024

O Instituto Escola Conectada já atende mais de 593 escolas, disponibilizando conectividade de alta velocidade para cerca de 270.288 estudantes.

Foto: Divulgação

As pessoas, ao redor do planeta, nunca estiveram tão conectadas. Apesar disso, o acesso à internet ainda é um desafio diário para muitos brasileiros. No Brasil, iniciativas como o Instituto Escola Conectada, ONG em parceria com 10 provedores de internet, nascem como soluções inclusivas para democratizar a conectividade em espaços públicos.

E a ONG acaba de iniciar uma colaboração com mais um importante parceiro, que chega para aperfeiçoar o processo de fornecimento de acesso ao Wi-Fi nos pontos distribuídos pelas escolas atendidas, a empresa de softwares Mambo WiFi. É por meio de sua solução que a iniciativa aplicará um importante processo para o fornecimento de internet segura em por meio de redes públicas: a autenticação na rede, utilizando um Captive Portal.

Ao adotar o software para gestão de acessos na rede Wi-Fi, as escolas serão capazes de oferecer conexões com a máxima segurança possível. Além disso, poderão utilizar um processo de login específico para o corpo docente e administrativo, por meio do recurso Single Sign- On, o que permite maior segurança para as escolas parceiras e para o Governo Estadual e Prefeituras.

Foto: Divulgação

Outro diferencial da iniciativa está no uso estratégico dos recursos do Mambo WiFi Hotspot, que permite a exibição de campanhas de utilidade pública diretamente aos usuários. Banners e vídeos com informações sobre serviços e programas da prefeitura ou das próprias escolas podem ser veiculados nos dispositivos dos estudantes, ampliando o engajamento e a conscientização do cidadão.

Além disso, diante da função de pesquisas integradas ao sistema, a plataforma também possibilita a coleta de dados em tempo real. Essas informações, obtidas de forma segura e anônima - uma vez que o projeto segue rigorosamente as normas do Marco Civil da Internet -, têm a capacidade de promover insights valiosos sobre as necessidades dos professores e corpo administrativo, por exemplo, buscando aperfeiçoar o ambiente das escolas públicas.

Nosso software foi desenvolvido com o recurso de pesquisas, que permite ao projeto coletar dados sobre os usuários, conforme necessidade, em questionários personalizados. Isso possibilita uma compreensão mais profunda das necessidades das escolas, apoiando ações de cidadania e embasando futuras políticas públicas”, conclui o representante da Mambo WiFi.

Para saber mais sobre os benefícios do Wi-Fi público, acesse: https://mambowifi.com

Comentários
Assista ao vídeo