Agenda Cultural de 14 a 20 de dezembro ainda tem quatro novas exposições na nova sede do Museu das Favelas, visitação de Natal no Palácio dos Bandeirantes e festival de hip-hop em Campinas
Foto: Divulgação |
Os equipamentos da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo serão palco de comemorações especiais na semana de 14 a 20 de dezembro. Três espaços culturais celebram seus aniversários com uma programação variada e cheia de atrações. Na Capital, a Biblioteca Parque Villa-Lobos, a Casa das Rosas e a Fábrica de Cultura Capão Redondo comemoram seus aniversários em grande estilo, com atrações que vão de Viagem Gastronômica inspirada em Clarice Lispector a show do grupo Fundo de Quintal.
Para quem celebra o Natal, uma pedida é a visita guiada ao Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo de São Paulo, para conferir a decoração de Natal, além das novas exposições de presépios no Museu de Arte Sacra. Outros destaques ficam por conta da abertura da nova sede do Museu das Favelas e da Feira do Bom Retiro, no Edifício Oswald de Andrade, sede do CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura.
No interior, o destaque fica para a 11ª edição do Campinas Hip-Hop Festival, com shows de Rael, Djonga, Tasha & Tracie, MC Luanna, Dexter, Coruja BC1, Ndee Naldinho, Duquesa, Kyan e muito mais.
Confira todos os destaques:
O Museu das Favelas abre ao público a sua nova sede, no Páteo do Collegio, com quatro exposições em cartaz: a de longa duração ‘Sobre Vivências’ retrata diversas facetas da vida nas favelas; a inédita “Racionais MC’s – O Quinto Elemento” traz a história do mais emblemático grupo de rap nacional; “Marvel – O Poder é Nosso” ressignifica os heróis dos quadrinhos a partir da visão dos participantes do Afrolab, em parceria com a The Walt Disney do Brasil, KondZilla e o Instituto Feira Preta. O espaço também recebe, ainda, a mostra itinerante “Favela em Fluxo”, que circulou por diversas cidades do país.
Com muito samba, a Fábrica de Cultura Capão Redondo comemora 12 anos com uma programação repleta de atrações: shows de Samba da Vila, Todo Sábado é Sagrado, Samba Pé de Moça e Preto Branco Samba Soul acontecem neste sábado, ao longo de todo o dia. O encerramento fica por conta do grupo Fundo de Quintal.
Neste domingo, o Edifício Oswald de Andrade, sede na capital paulista do CULTSP PRO – Escola de Profissionais da Cultura, recebe a Feira Multicultural do Bom Retiro, com a participação da comunidade coreana local. O passeio garante diversas opções de arte, gastronomia e cultura.
Neste final de semana, o Campinas Hip-Hop Festival chega à sua 11ª edição. Realizado pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, o Festival traz artistas locais e emergentes na cena e grandes nomes do hip-hop como Djonga, Tasha & Tracie, MC Luanna, Coruja BC1 e Ndee Naldinho, no sábado; e Rael, Duquesa, Kyan e Dexter, no domingo.
Neste domingo, a Biblioteca Parque Villa-Lobos tem muito a comemorar: são 10 anos de existência e mais de dois milhões de visitantes. Para celebrar essa década de incentivo à leitura, a Biblioteca preparou uma programação especial, com bate-papo sobre quadrinhos e a Exposição HQMIX – 35 anos; edição do projeto Viagem Gastronômica inspirado na autora Clarice Lispector; atrações para crianças, como o show Bailamos com Tiquetê e o Oficina MiniChef; e o lançamento de 11 livros com a presença dos autores.
O Museu de Arte Sacra conta com três novas exposições de presépios. As mostras “Presépios barristas lusitanos”, “Presépios Brasileiros” e “Bandeiras, violas e figueiras: a natividade no Vale da Paraíba” trazem diversos pontos de vista e representações do tema do nascimento de Cristo, elucidando a respeito das diferenças de montagens e confecções e também das influências ibéricas e portuguesas.
O Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo de São Paulo, abre visitação para a sua decoração de Natal. Até o dia 6 de janeiro, acontecem visitas guiadas noturnas para apreciar a iluminação. Neste ano, o espaço conta com duas árvores: uma na área interna e outra na área externa.
A Casa das Rosas completou 89 anos no dia 9 de dezembro e, para celebrar o casarão construído em 1935, preparou uma programação especial neste final de semana. No sábado, o público poderá realizar uma visita mediada para conhecer a história e as curiosidades, além de oficina de samba-rock e apresentação do coral Asa da Palavra. Já no domingo, o Projeto Quintal realiza atividades com crianças até sete anos de idade.
Encerrando a temporada lírica de 2024, a Osesp realiza a última sessão do programa Osesp Duas e Trinta. Com a presença do Coro Lírico e do flautista suiço Emmanuel Pahud, o concerto traz no repertório “In Terra Pax”, de Frank Martin, “Concerto para flauta – Lux Stellarum”, de Erkki-Sven Tüür, e “O Messias: Abertura e Aleluia”, de Georg Friedrich Händel.
A Big Band do Guri de São Carlos, sob regência de Rodrigo Murer, faz a sua última apresentação da temporada 2024 no Festival Internacional de Música Instrumental de São Carlos ChorandoSemParar. No repertório, estão canções de Tim Maia, Sandra de Sá e Ed Motta, além de obras do flautista brasileiro Joaquim Callado, considerado o pai do choro.