Colaboradores - Tô Na Fama

Pedro Muschitz: Conselheiro premiado inova empresas com Governança Corporativa ágil

30 de Setembro de 2024

Foto: Divulgação

Você já ouviu falar de governança corporativa? Se você é dono de uma grande empresa, tenho certeza que sim, especialmente se possui recursos para contratar advogados, contadores e consultores de alto nível e renome no Brasil.

Mas se você está à frente de uma pequena ou média empresa, lutando diariamente para vender, organizar e administrar seus recursos, gerando lucro e ainda cuidando dos clientes e da equipe, você está na linha de frente, buscando sobreviver e escapar da estatística de mortalidade de 80% dos PMEs no Brasil.

Nesse cenário, governança corporativa pode parecer algo burocrático, quase como o caviar da música do Zeca Pagodinho: "Nunca vi, nem comi. Eu só ouço falar."

Mas a grande pergunta é: sua empresa não é grande o suficiente para ter governança, ou ela jamais se tornará grande por não adotar boas práticas de governança?

É importante saber que governança corporativa não é apenas para grandes empresas. Todo negócio pode implementar boas práticas desde o primeiro dia, aplicando algumas ferramentas e passos simples.

Esse é o propósito de vida de Pedro Muschitz: "Democratizar a governança corporativa." Com mais de 12 anos de experiência no setor, formado em administração de empresas, e com certificações e especializações no Vale do Silício, Pedro se destaca como uma referência em inovação e governança corporativa no Brasil, com apenas 33 anos.

Pedro desenvolveu o método PRDC de Governança e Gestão Ágil, uma abordagem inovadora que alinha quatro pilares fundamentais para o sucesso empresarial: Pessoas, Recursos, Destino e Combinados. As pessoas envolvidas no projeto precisam ter clareza de suas entregas, alinhadas com as expectativas de ganhos e princípios. Os recursos devem ser bem planejados, com um orçamento projetado para 3-5 anos. As empresas precisam de um destino claro, construído através de um bom plano estratégico e de execução. E os combinados entre sócios, investidores e equipe devem ser claros, com todos prestando contas de suas responsabilidades em reuniões mensais de conselho e comitês semanais.

As empresas que adotam o método PRDC, implantado através da Weagle Consultoria, podem aumentar em 30% seu valor de mercado, elevar em até 50% o cumprimento de metas e reduzir a taxa de mortalidade dos negócios em até 80%.

Esse método já ajudou mais de 1.000 empreendedores e 300 projetos práticos de implantação no Brasil, Portugal e Itália. Em busca da democratização do conhecimento, Pedro desenvolveu uma plataforma educacional e de consultoria que está capacitando empresários e conselheiros de PMEs por todo o Brasil e além, trazendo mais resultados, lucratividade e perpetuidade para os negócios.

Além disso, Pedro é um empreendedor serial, com duas empresas vendidas, vivenciando todo o ciclo de vida de uma empresa: ideação, constituição, validação, crescimento e venda, conhecendo na prática os desafios dos empresários fundadores.

Entre as empresas criadas, destaca-se a Weex Pass (Applause), uma startup de reconhecimento de colaboradores por meio de inteligência artificial (IA), que foi finalista do Web Summit Rio por dois anos consecutivos. Essa startup está revolucionando a forma de aumentar o engajamento e os resultados de empresas ao utilizar IA para premiar e reconhecer o trabalho de colaboradores.

Os métodos de Pedro são pautados na gestão ágil, fundamentada em quatro princípios: (1) Indivíduos, comunicação e interação entre eles são mais importantes que processos e ferramentas; (2) Governança na prática é mais importante do que documentação abrangente e burocrática; (3) Colaboração com o cliente e entregas pontuais são mais importantes que entregas fixas ao final; e (4) Responder a mudanças é mais importante do que seguir um cronograma rígido.

Pedro também acredita que os empreendedores de sucesso hoje estarão nos livros daqui a 10 anos e que muito do que aprendemos sobre gestão na educação formal e tradicional está ultrapassado e precisa ser revisto.

Um grande exemplo é o modelo de gestão "Manager Mode", que defendia que o empresário precisa delegar o máximo que puder para escalar posições estratégicas e ter uma empresa autogerenciável. Porém, em negócios em fundação, isso afasta o fundador de processos críticos e sensíveis de aprendizado, que ele precisa vivenciar para a construção e escala do produto. Quando se delega, afasta-se disso, além de necessitar de profissionais executivos de mercado de altos salários, dos quais, segundo Jim Collins, apenas 1 em cada 10 permanecerá.

Por isso, organizações como a Aceleradora Y Combinator, a aceleradora de maior sucesso dos EUA, com mais de 5.000 startups fundadas e uma avaliação de $600 bilhões de dólares, defendem que o melhor modelo de gestão para PMEs é o "Founder Mode". Esse modelo de gestão ágil envolve empreendedores "mão na massa", líderes inspiradores que não têm preguiça de formar seus executivos, economizam cada centavo preocupados com o fluxo de caixa e geração de valuation, assim como prestação de contas aos investidores. Eles vivem obcecados em melhorar o produto e atender bem seus clientes acima de seus interesses e luxos, não têm como objetivo ostentar ganhos e são até reconhecidos como os empresários da "camiseta preta" pois poupam tempo até na escolha de suas roupas para poder focar no que realmente importa. À medida que a empresa cresce, são implantadas práticas de governança compatíveis com o porte, elevando a segurança, credibilidade e lucratividade dos negócios e criando negócios de alta captura de valor e crescimento exponencial.

Foto: Divulgação

Pedro questiona os modelos de consultoria tradicional, muitas vezes longos, de muito planejamento e pouca execução, estando à frente de uma verdadeira revolução nos métodos de governança corporativa. Ele traz conceitos disruptivos como Gestão Ágil de Negócios, Founder Mode, Design Thinking, Cultura Data-driven, Data Science e Inteligência Artificial.

Sua abordagem é transformadora, moldando o futuro das empresas e capacitando lideranças para gerenciar negócios de forma remota e ágil, sempre com foco em resultados e escala do valuation.

Com esses feitos, Pedro Muschitz é reconhecido como um dos maiores especialistas no tema de Governança Corporativa Ágil, com impacto nacional e internacional, sendo premiado como Conselheiro de Inovação pela Gonew Community, a maior escola e comunidade de conselheiros inovadores do país.

O reconhecimento como um líder inovador no Brasil fez com que ele fosse chamado para ocupar cadeiras como Conselheiro de Administração em grandes grupos empresariais e executar projetos de inovação em empresas como Hering, Grupo Boticário, BB Previdência, entre outras.

Seus vastos conhecimentos também são compartilhados através de cursos de pós-graduação e MBA, desenvolvendo programas focados em governança corporativa e liderança inovadora. Sua missão é capacitar profissionais para gerenciar empresas e startups que integrem metodologias e tecnologias emergentes com IA, de maneira eficaz, promovendo uma transformação organizacional sustentável e altamente eficiente.

Na busca de gerar consciência de forma gratuita, Pedro Muschitz construiu uma presença consistente e robusta nas redes sociais. Com um alcance médio de 484 mil visualizações mensais no Instagram @pedromuschitz e no YouTube @weaglegovernance, ele compartilha conteúdos de alto valor sobre gestão, inovação e governança corporativa. Além de e-books e mentorias sem custo, entregues mensalmente, ele continua a influenciar o mercado e a disseminar seus métodos e práticas inovadoras.

Ele acredita que o sucesso empresarial depende diretamente de contar com mentores e especialistas experientes que já trilharam caminhos de êxito. "O trabalho do empresário pode ser muito solitário e ter o apoio de conselheiros e especialistas permite a tomada de decisões mais assertivas e estratégicas para o negócio."

Foto: Divulgação

Recentemente, ele democratizou todo o conhecimento adquirido ao longo de sua carreira por meio de uma plataforma de assinatura que disponibilizará cursos e treinamentos focados em gestão, governança e liderança. Esse projeto tem como objetivo escalar e tornar acessíveis, ao maior número de profissionais, as práticas que já ajudaram tantas empresas a crescerem e se destacarem em um mercado altamente competitivo.

Com sua visão inovadora e liderança disruptiva, Pedro continua moldando o futuro das empresas, proporcionando um impacto profundo no setor de governança corporativa e ajudando empresários a superarem desafios, escalarem seus negócios e atingirem o sucesso.

Faça parte dessa revolução e conheça as redes sociais do Pedro Muschitz e Weagle Governance

@pedromuschitz

Como implantar governança corporativa e gestão empresarial

Comentários
Assista ao vídeo