Informes - GERAIS

Cristo Redentor iluminado em vermelho pelo Mês do Coração

28 de Setembro de 2024

Ação é uma parceria do Santuário Cristo Redentor com Pro Criança Cardíaca e faz parte do Setembro Vermelho

Foto: Divulgação

Em celebração ao Mês do Coração, nesse sábado, 28 de setembro, o símbolo do Brasil, monumento ao Cristo Redentor, será iluminado em vermelho, chamando atenção para a conscientização sobre a saúde cardiovascular e a importância de hábitos saudáveis. Numa parceria inédita entre o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e o Pro Criança Cardíaca - instituição não governamental que, há 28 anos, realiza tratamentos de crianças carentes com cardiopatias congênitas -, a ação faz parte do Setembro Vermelho, campanha global que visa prevenir doenças cardiovasculares e incentivar a população a realizar check-ups cardiológicos regularmente.

Ao longo de sua trajetória, o Pro Criança já atendeu mais de 16 mil crianças e impactou 156 mil pessoas por meio de aproximadamente 120 mil atendimentos, incluindo mais de 1.800 procedimentos, como cirurgias cardíacas e cateterismos. Mensalmente, são 240 crianças atendidas na sede da instituição, em Botafogo, com o apoio de uma equipe multidisciplinar altamente qualificada.

O Pro Criança Cardíaca reforça seu compromisso com a saúde do coração, destacando a importância de cuidados preventivos e um estilo de vida saudável para evitar complicações cardíacas. A iluminação especial do símbolo da cidade será um marco de sensibilização, convidando a população a refletir sobre a prevenção de doenças cardiovasculares, que continuam sendo uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo, e a apoiarem a causa”, ressaltou Dra. Rosa Celia, cardiologista e fundadora do Pro Criança.

Para mais informações sobre como ajudar a transformar vidas, acesse www.procrianca.org.br.

Foto: Divulgação

Pro Criança Cardíaca

O Pro Criança nasce com o diferencial de ser a única instituição brasileira que presta atendimento cardiológico de ponta a ponta gratuitamente. Apenas quatro hospitais do SUS, no Rio de Janeiro, são habilitados para cirurgias cardiovasculares pediátricas, nenhum ligado ao Terceiro Setor.

A sede do Projeto fica em Botafogo, no Rio, assim como o Hospital Jutta Batista, fundado pela Dra. Rosa Celia, hoje arrendado pela Rede D’Or, que garante procedimentos de pacientes atendidos pelo Pro.

A instituição sem fins lucrativos, criada pela cardiologista Dra. Rosa Celia em 1996, nasce da dificuldade de a médica dizer não às famílias de cardiopatas de 0 a 18 anos em situação de vulnerabilidade socioeconômica que a procuravam no privado. O desejo de cuidar a fez viabilizar atendimento igualitário e digno, acesso universal e 100% gratuito à saúde de excelência, check-up cardiológico no diagnóstico e tratamento da cardiopatia; procedimento invasivo, garantindo qualidade de vida e apoio de equipe multidisciplinar.

Em 28 anos, já atendeu 16 mil crianças, impactou mais de 156mil pessoas e realizou aproximadamente 120 mil atendimentos, mais de 1.800 procedimentos como cirurgias cardíacas, cateterismos, diagnósticos, terapêuticos e ablações. Todo mês atende 240 crianças com a qualificada equipe multidisciplinar de cardiopediatras e de outras áreas.

Encerrou o ano de 2023 com recorde em número de novos pacientes que cresceu em 23%, mais de 256 famílias atendidas, superando 208 de 2022. O total de procedimentos invasivos foi o maior da história: de 113 para 119 cirurgias de alta complexidade, cateterismo, ablação e cirurgia odontológica. Superou em 600% a mais consultas psicológicas, 100% em dermatológicas, 34% em nutrição e em Serviço Social e 71% em ações pedagógicas.

Parte do objetivo do Pro Criança Cardíaca é aumentar acesso à rede estruturada de tratamento cardiológico e quer cuidar não só do coração, mas da diminuição de sequelas físicas e psicológicas, apoio familiar e melhoria na saúde mental; pensa fora do olhar médico usual, humanizando com total inserção social, fornece medicamentos, garante excelência no tratamento e sucesso contínuo no de alta complexidade.

Comentários
Assista ao vídeo