O projeto Connection Wine acontece em outubro e conecta enocultores brasileiros e portugueses, promovendo trocas culturais e comerciais por meio de experiências vinícolas, gastronômicas e turísticas únicas.
Idealizado por Danielle Maciel, CEO da New Connection Trip, e sua sócia Emilene Maciel, o projeto surgiu para conectar pequenos produtores brasileiros ao mercado português. Emilene, localizada em Vinhedo, Brasil, foi fundamental para engajar enocultores brasileiros, tornando-se peça-chave para a execução do projeto. "Ela começou como minha representante e hoje é sócia deste projeto", destaca Danielle, que está no Porto, Portugal. Unidas, transformaram um sonho em realidade.
Danielle Maciel, fundadora da iniciativa | Foto: Divulgação |
Através da iniciativa Connection Wine, a dupla de empreendedoras une a tradição vinícola portuguesa, reconhecida mundialmente pela excelência de seus vinhos, com novos sabores e tradições vindos do outro lado do Atlântico, do Brasil, em um projeto inovador que une ambos países através da cultura do vinho, proporcionando uma troca rica e inédita entre enocultores e viticultores dos dois países, oferecendo a pequenos enocultores e viticultores a oportunidade de exportarem seus produtos, expandirem seus negócios e fazer contatos.
Connection Wine
Os participantes têm a chance não apenas fazer negócios bilaterais, mas também de explorar as raízes vinícolas de Portugal com experiências bem planejadas. Um destaque é o dia de networking, onde comerciantes portugueses interessados em produtos brasileiros se reúnem para degustações e trocas de experiências, criando um ambiente propício para o intercâmbio comercial e cultural.
Ao levar os pequenos produtores brasileiros para Portugal, o roteiro inclui visitas a vinícolas familiares de Portugal, permitindo que os participantes vivenciem o processo de produção de vinho e desfrutem da culinária local, sempre acompanhados de vinhos regionais selecionados.
Também há passeios pelo Rio Douro, onde os visitantes podem apreciar degustações a bordo de barcos e visitar as famosas caves de vinho do Porto ao longo do percurso, oferecendo uma visão única da cultura vinícola portuguesa. Além disso, o projeto proporciona aventuras como uma emocionante trilha off-road pelas montanhas de Portugal, combinando paisagens deslumbrantes com a tradição vinícola.
Emillene Maciel, sócia da New Connection Trip | Foto: Divulgação |
Conexão de Mão Dupla
O Connection Wine não apenas leva o Brasil a Portugal, mas também traz Portugal ao Brasil. O projeto promove um intercâmbio onde produtores de ambos os países exploram novos mercados e oportunidades. "Queremos criar uma ponte que beneficie ambos os lados, promovendo não só o comércio, mas também uma verdadeira troca cultural", afirma Danielle.
Daniel Miquelleto, apoiador em Louveira | Foto: Divulgação |
O engenheiro agrícola Daniel Miqueletto, um dos apoiadores do projeto em São Paulo, vê a iniciativa como uma oportunidade de expandir negócios e fortalecer o turismo rural na cidade onde vive, em Louveira, interior paulista, situada entre Campinas e São Paulo. "Essa conexão com Portugal é uma aposta que pode provocar um impacto positivo para os pequenos produtores da nossa região, especialmente no contexto socioeconômico. Digo isso porque estamos entre duas grandes cidades, em uma das regiões de maior crescimento econômico do país, onde o valor da terra vem aumentando devido à expansão imobiliária, pressionando o pequeno produtor”, revela.
Próximas Edições
Esta edição do Connection Wine ocorrerá de 7 a 18 de outubro deste ano. A próxima edição, que acontecerá em janeiro de 2025, que se encontra com a agenda aberta, será realizada no Brasil, com uma rota de vinhos em São Paulo e, em seguida, uma viagem turística ao Nordeste. E em setembro de 2025, nova edição em Portugal, fortalecendo os laços entre os dois países através de uma parceria sólida.