Informes - GERAIS

Viagem solo: Veja 4 atividades para conhecer e se apaixonar de Buenos Aires

21 de Agosto de 2024

Buenos Aires é conhecida como "a Paris da América do Sul" há décadas, mas conhecer essa cidade vai muito além da comparação. Explorar Buenos Aires sozinho é viver uma aventura intensa e super apaixonante.

Por trás da arquitetura neoclássica, dos alfajores de doce de leite e dos amplos espaços verdes está o verdadeiro coração da cidade - onde o futebol faz chorar de emoção, os passos rápidos do tango nunca perdem o compasso, e os aromas do bife de chorizo e do vinho Malbec dominam a noite.

Para os viajantes solo, Buenos Aires, ou “Baires”, como é carinhosamente chamada, é uma joia sul-americana que deve estar na lista de desejos de todo explorador. 

Além disso, a cidade mais populosa da Argentina é um destino super acessível para os brasileiros, já que a Argentina faz fronteira com o Brasil. Com decolar voos diretos de várias cidades, como São Paulo, Rio ou Florianópolis, é possível chegar lá em apenas algumas horas, e começar a aproveitar tudo o que tem a oferecer.

Então, se estiver de malas prontas para a capital mundial do Tango e do churrasco por primeira vez, confira abaixo algumas dicas para tirar o máximo proveito da sua viagem.

Caminhe pela Avenida 9 de Julio

Caminhar pela Avenida 9 de Julio é um dos passeios obrigatórios de Buenos Aires para quem viaja sozinho.

Inaugurada em 1937, essa avenida é uma das mais largas do mundo (são 140 metros!), atravessando o centro da cidade desde a praça de Constitución até a Avenida Libertador. 

O desafio para os locais que a atravessam regularmente é caminhar de uma ponta a outra em uma única tentativa e sem ser interrompido pelos semáforos (que são muitos!).

No coração da Avenida 9 de Julio se encontra o icônico Obelisco, um dos marcos mais famosos da cidade. Parar para tirar uma foto nesse monumento para as redes sociais é um clássico. 

Ao redor do Obelisco, há uma grande variedade de cafés, restaurantes e lojas, que permitem fazer uma pausa e absorver a energia da cidade.

Ao longo da avenida, também é possível apreciar o Teatro Colón, inaugurado em 1908 e considerado um dos teatros de ópera mais importantes da América Latina, e do mundo. 

Mesmo sem tempo para assistir a uma apresentação de música ou balé, merece muito a pena fazer uma visita guiada para conhecer a beleza arquitetônica e a história do teatro. Só não esqueça de comprar o bilhete no site oficial do teatro com certa antecedência (o valor é de aproximadamente US$20). 

Coma em uma boa Parrilla

Para os amantes da boa gastronomia, é importante deixar de lado o preconceito de sentar-se sozinho em algum restaurante e aproveitar a oportunidade para satisfazer os próprios desejos e comer quando, onde e como quiser. 

Pensando nisso, experimentar um almoço ou um jantar em uma boa parrilla, como são chamadas as churrascarias na Argentina, é um passeio quase obrigatório ao viajar para Buenos Aires. 

A cidade está repleta de parrillas de alta qualidade, como Don Julio, Cabaña Las Lilas, Lo de Jesús e La Carnicería, localizadas nos Bairros de Puerto Madero, San Telmo e Palermo, que fazem parte do circuito turístico manjado.

No entanto, para os aventureiros em busca de uma experiencia portenha menos gourmet e muito mais autêntica, existem alguns estabelecimentos mais simples (porém amados pelos locais) que são ótimas opções para provar a variedade de carnes e não gastar tanto. 

Um exemplo disso é a parrilla El Tano, localizada em Avellaneda, um município a 30 minutos da capital. É a típica casa de carne familiar que oferece o sistema de parrilla libre, semelhante ao rodízio brasileiro, onde o cliente tem comida e bebida por um preço já fixo. 

Experimente um delicioso “café especial” no bairro de Palermo

Buenos Aires é uma cidade conhecida pela sua incrível variedade de cafés. 

Além dos mais famosos e antigos, como o Café Tortoni ou a Confitería Ideal, que fazem parte oficial do Patrimônio Cultural da Cidade e onde os turistas fazem fila na porta, existe uma infinidade de estabelecimentos com uma vibe super aconchegante, ideal para tirar fotos para postar no Insta e experimentar o melhor da pastelaria portenha. 

Dar uma pausa no meio do dia para sentar em uma cafeteria e saborear um delicioso café especial é uma experiência incrível. O café especial, ou de especialidade, é um dos fenômenos gastronômicos dos últimos anos, que faz referência a uma categoria de cafés certificados com uma graduação a partir de 80 pontos numa escala de 0 a 100 de avaliação sensorial.

O bairro de Palermo, dividido em duas áreas principais (Palermo Soho e Palermo Holywood), oferece seu próprio charme e muitas opções para os visitantes (mesmo veganas e sem glúten). 

Um exemplo disso é o Oli café, em Palermo Hollywood, com um ambiente super bem decorado, bolos e confeitaria típica argentina e grandes mesas coletivas para conhecer gente nova.

Outra ótima opção é Lobo Café, no Soho. O estabelecimento, que possui uma filial em Puerto Madero, é ideal para quem não quiser ir embora muito cedo, já que possui diversas opções de jantar que podem ser acompanhados com drinks e uma vibe única. Um lugar para todos os gostos. 

Admirar a grandiosidade do Ateneo Grand Splendid

Visitar o El Ateneo Grand Splendid em Buenos Aires é uma excelente pedida, especialmente para quem viaja sozinho. Essa majestosa livraria, localizada no bairro da Recoleta, é considerada uma das mais bonitas do mundo (pela National Geographic), e a maior livraria da América do Sul. 

Instalado em um antigo teatro, o El Ateneo Grand Splendid mantém a grandiosidade e a beleza arquitetônica original, com seu palco, camarotes e detalhes ornamentais super bem preservados, o que torna o ambiente ainda mais charmoso.

As prateleiras cheias de livros de todos os gêneros, desde best sellers internacionais até obras de escritores locais, filmes e discos de vinil se estendem por todo o espaço, enquanto a cúpula pintada e as cortinas de veludo vermelho lembram os dias em que o local era um teatro. Entrar já é uma experiência em si. 

Para tornar a visita ainda mais especial, existe um pequeno café localizado no palco do antigo teatro. Fazer uma pausa ali, tomando um café ou chá, é super relaxante.

Buenos Aires oferece uma infinidade de opções para se divertir, seja para curtir sozinho, a dois ou em grupo, tudo o que precisa fazer é decidir por onde começar. 

Foto: Buenos Aires, Argentina | Foto: Divulgação/ Pixabay
Comentários
Assista ao vídeo