Informes - GERAIS

Dia dos Pais: Como conciliar a paternidade e o empreendedorismo

7 de Agosto de 2024

Alexandre Silva, co-fundador da PikurruchA’S, confeitaria referência com unidade considerada a maior da América Latina, compartilha os desafios e as delícias de ser pai e empreendedor

Alexandre Silva | Foto: Divulgação

Empreender e ser pai pode ser uma jornada emocionante e desafiadora, repleta de oportunidades para o crescimento pessoal e profissional. É o caso de Alexandre Silva, sócio e co-fundador da PikurruchA’S - confeitaria referência em proporcionar experiências memoráveis aos clientes por meio de sabores únicos, decorações em tons de rosa e mais de 50 variações de doces e sobremesas, além de drinks e opções salgadas que encantam os olhos e o paladar -, desde 2013, que possui três unidades na capital paulista - em Perdizes, considerada a maior confeitaria da América Latina, com 1000m², no Tatuapé e no Museu da Imaginação, na Água Branca - e uma em São Bernardo do Campo, no Golden Square Shopping Center, além de uma dark kitchen no Itaim Bibi, focada no delivery.

 

Alexandre comanda a confeitaria ao lado de sua esposa, Ana Piku e, desde o início do relacionamento, eles tinham em comum o sonho de empreender. Aos 30, se tornou empreendedor e, três anos depois, se tornou pai, com o nascimento da primogênita Catarina, de 7 anos. E foi aí que ele se deparou com diversos desafios e emoções. “Foi uma luta diária de superação, renúncia e resiliência. O maior desafio até hoje é tomar decisões em ambos os casos, assim como trabalhar a intuição, a percepção, a coragem e a resiliência para entender qualquer resultado. No começo, foi difícil dividir e conciliar a agenda de horários. Aos 33 anos, veio a paternidade e acredito que foi no momento em que estava mais maduro e consciente do que eu queria. Hoje, sei que ser pai me tornou um empresário melhor, com uma consciência financeira ativa, sempre pensando no futuro”, revela o empreendedor, que, além de Catarina, também é pai de Caetano (5) e Romeo (3).

 

Após a paternidade, ocorrem muitas mudanças na vida profissional e pessoal e essas mudanças podem influenciar na abordagem da gestão dos negócios e servir de lições que podem ser aplicadas à vida empresarial. Com certeza, senti uma mudança na responsabilidade e na postura, afinal de contas, filhos e colaboradores seguem exemplos e não apenas palavras. Isso me fez perceber que precisamos ser exemplos diariamente e ter, constantemente, conversas sobre postura e bom senso dentro do seu lar ou ambiente de trabalho. Aprendi a não prometer o que não se pode cumprir e a sempre respeitar o tempo de cada um”, conta.

 

Alexandre ainda ressalta que equilibrar as responsabilidades de pai e empresário nem sempre é uma tarefa fácil e que é preciso organizar o tempo para garantir estar presente tanto na vida dos filhos quanto na empresa. “Eu tento me organizar criando uma agenda prévia semanal, com alarmes que me ajudam a lembrar dos compromissos. Minha rotina começa cedo, sou o primeiro a acordar e o último a dormir, assim, consigo ter um pouco mais de tempo pra organizar minha agenda. Meu primeiro compromisso é deixar as crianças na escola, às 7h, e depois disso consigo começar meus compromissos administrativos presenciais. Às 17h30, pego eles na escola, dando sequência à vida familiar até o horário deles dormirem, às 22h. Por fim, finalizo meu dia organizando e-mails, respostas e pesquisas no digital, até à 1h da manhã, aproximadamente”, explica.

 

Para Silva, os valores da empresa vêm dos valores da vida pessoal e familiar. “Se não for assim, não tem resistência a longo prazo e pode ficar confuso com sua personalidade.  O que eu mais desejo é que eles encontrem o caminho a seguir, tenham foco, responsabilidade e coragem. Tento ser referência de pai e de caráter, dando exemplos práticos de honestidade e empatia, para que isso aconteça naturalmente. Quero ser inspiração para eles e isso se conquista, não se impõe. É como ajo com minha equipe também”, declara.  Já sobre o futuro da gestão da confeitaria, Alexandre não se preocupa tanto. “Meus filhos ainda são muito novos para indicar sucessores. Quero que isso aconteça de forma natural, mas que eles aprendam a transformar a PikurruchA'S em um ecossistema ainda maior, assim, vão poder entender melhor onde querem atuar”, comenta.

 

O empresário conta que lidar com o estresse e a pressão de ser pai e empresário de sucesso exige muito jogo de cintura. “Ter equilíbrio é o segredo. Pratico muito o exercício de pensar antes de tomar qualquer decisão, sou mais razão do que emoção”, ressalta. Por fim, Alexandre ainda oferece um conselho para outros pais que também são empresários: “Não deixe de trabalhar, mas organize sua agenda, dando prioridade para sua família. Trabalho a gente recupera, já a nossa família podemos perder para sempre”, finaliza.

 

Serviço PikurruchA’S

Instagram
Telefone/Encomendas: (11) 97752-7067

Unidade Perdizes – Rua Diana, 695 – Perdizes - Horário: De segunda a domingo, das 11h às 20h

Unidade Tatuapé – Rua Francisco Marengo, 1481 – Tatuapé - Horário: De segunda a domingo, das 11h às 20h

Unidade São Bernardo do Campo – Golden Square Shopping Center - Av. Kennedy, 700 - Jardim do Mar - Horário: De segunda a sábado, das 11h às 22h, e domingo, das 13h à 20h

Unidade Museu da Imaginação - Rua Virgílio Wey, 100 - Água Branca - Horário: De segunda a domingo, das 9h às 19h

 

Sobre a PikurruchA’S

 

Com sabores que remetem à infância e a muitas memórias afetivas, a confeitaria PikurruchA’S, referência experiência ao cliente desde 2013, traz mais de 50 variações de doces e sobremesas, além de drinks e opções salgadas que encantam os olhos e o paladar. Com receitas sem conservantes, tudo é preparado no momento em que o pedido é feito, com produção diária e 100% artesanal, sendo o grande diferencial da marca. Fundada em 2013 pelo casal de empreendedores Ana Piku e Alexandre Silva, a loja possui três pontos na capital paulista, nos bairros do Tatuapé e Perdizes, a qual é considerada uma das maiores confeitarias da América Latina com 1000m² de área total, além da recém-inaugurada unidade no Museu da Imaginação, no bairro da Água Branca. A Piku também possui um espaço no Golden Square Shopping Center, em São Bernardo do Campo, e a dark kitchen, exclusiva para delivery, no bairro do Itaim Bibi. Além de conquistar o público e as redes sociais em virtude da decoração única e exclusiva, onde a cor rosa, as flores e os ursos são as marcas registradas da loja, o negócio também conquistou parcerias com grandes marcas do mercado, que possuem ativações exclusivas nos espaços, como Nespresso, Leite Moça, Fini, Coral, Purina, Callebaut, Chandon, Água na Caixa, Hauskraft, entre outras.

Comentários
Assista ao vídeo