Conheça um pouco mais sobre as conquistas e os feitos dos principais tenistas da história
O tênis pode até não ser um esporte tão popular quanto o futebol, mas ele também cativou o coração de milhões de fãs no mundo todo. Não por menos, as finais dos principais torneios da categoria — conhecidos como Grand Slams — são verdadeiros eventos que proporcionam embates épicos e são vistos em todo o planeta.
Foto: Divulgação |
As disputas acabam incentivando mais pessoas a praticarem o esporte, sendo oportuno aproveitar um desconto em roupas da Nike para comprar os acessórios e começar a jogar tênis. Mas você já sabe quem são algumas das principais estrelas desse esporte? Que tal conhecer um pouco mais sobre a história e as conquistas desses ícones do tênis mundial? Saiba mais sobre quem são eles no texto a seguir.
Pensa rápido: diga o nome de um tenista famoso que você conhece. Os brasileiros mais saudosos vão citar o nome de Guga, mas é provável que você tenha dito o nome do suíço Roger Federer.
Lembrar dele é natural, já que ele ganhou incríveis 20 Grand Slams, que são os principais torneios da categoria — um feito que nenhum outro tenista homem igualou até hoje. Pensa que é “só” isso? Ele também é o recordista de semanas que passou como tenista número 1 do ranking masculino, além de ter mais de 100 títulos de campeonatos no geral e ser o líder de títulos do ATP Finals, com seis conquistas.
A norte-americana Serena Williams também é vista como um dos grandes nomes do tênis no geral, talvez sendo a principal tenista mulher da história. Dentro da chamada Era Aberta, ela é a recordista de Grand Slams entre as mulheres, com 23 títulos.
Serena ainda ganhou notoriedade tanto pelos duelos ao lado como contra a sua irmã, Venus Williams, com alguns dos embates mais memoráveis da categoria. Apesar dos 23 títulos, vale destacar que ela ainda tem 1 Grand Slam a menos do que Margaret Court. Porém, a australiana, como veremos abaixo, teve muitas de suas vitórias antes de 1968, uma época em que os atletas profissionais disputavam um circuito separado.
Assim como no masculino, também existe debate sobre quem é a maior tenista mulher de todos os tempos. Há quem fale que esse título pertence a Serena Williams, mas a alemã Steffi Graf também tem muitos defensores entre os amantes do esporte.
No total, ela tem 22 títulos de Grand Slam, apenas um a menos do que Williams, sendo que ela dominou o circuito por muitos anos ao longo da sua carreira. No total, ela colecionou mais de 100 — isso mesmo, 100! — conquistas, posicionando-a como uma das maiores do esporte.
É difícil falar de Roger Federer sem falar de Rafael Nadal e vice-versa. Na Era Aberta, ele é o segundo jogador que mais venceu o Grand Slam, com 19 conquistas — apenas uma a menos do que Federer. Entre todos os seus incríveis feitos, o espanhol se destaca pelas vitórias no tradicional torneio de Roland Garros, que ele venceu incríveis 12 vezes, o que lhe conferiu o título de “rei do saibro”.
Além da técnica, habilidade e conquistas, Nadal também é reconhecido pela sua garra e determinação. Essas características, aliadas a sua condição física invejável, faz com que ele dispute todos os pontos até o fim, complicando a vida dos adversários.
Serena Williams pode até ser a tenista mulher mais lembrada pelo público, mas a maior vencedora de Grand Slams entre elas é a australiana Margaret Court. É verdade que boa parte deles foram ganhos antes da Era Aberta, mas isso não diminui em nada as 24 conquistas de Grand Slam que ela coleciona.
Esse número se torna ainda mais expressivo quando se considera também suas vitórias em partidas de duplas, totalizando 62 Grand Slams. Ao longo da carreira, Margaret obteve mais de 90% de vitórias em suas partidas, consagrando seu nome para sempre como uma lenda do tênis feminino.
Completando o “Big 3” do tênis masculino está o sérvio Novak Djokovic, que até hoje brilha nas quadras. Em uma era de total dominação de Federer e Nadal, ele despontou como o principal desafiante da dupla, colecionando títulos e conquistas que o alçaram ao patamar dos grandes jogadores do esporte.
No total, ele tem 17 Grand Slams, sendo que ele ainda mira o título de se tornar o maior vencedor dos principais torneios da modalidade. Outro feito marcante de sua carreira é a conquista do Career Golden Masters, um título que é dado apenas para os jogadores que vencem todos os nove torneios Masters 1000.