O documentário "Corpos Fatigados" aborda os desafios de produzir arte de maneira independente na Baixada Fluminense e olha para a saúde mental dos artistas da periferia com cuidado, buscando criar discussões sobre a falta de recursos, inclusão e suporte. Com direção de Samara Mendes, o projeto traz entrevistas, performance e reflexões sobre arte, território e questões pessoais.
"Falta investimento, falta oportunidade, falta equipamento público. As pessoas precisam olhar pra Baixada Fluminense e enxergar a potência que existe aqui, dar valor, dar visibilidade. Tendo apoio e recursos, nós conseguimos cada vez mais fomentar a cultura dentro do território", conta Samara Mendes
O documentário foi gravado na cidade de Nilópolis, através do edital da lei Paulo Gustavo, que busca incentivar a produção do audiovisual.
" Em 2022 eu produzi um documentário chamado "Preta nas Redes" que fala da vivência das mulheres pretas dentro das mídias sociais, através do edital Aldir Blanc. Em 2023, cursei cinema documental no "Cinema Nosso", um curso gratuito que impulsiona mulheres periféricas dentro do cinema. E em 2024 iniciei cinema de ficção. Atuo com direção de arte e direção.
É sobre discutir a importância de dar oportunidade e ocupar espaços", revela Samara.
"Corpos Fatigados" tem roteiro e direção de Samara Mendes, produção da Onã Cultural, e no elenco as artistas Bells, Aryelle, Shayana Baptista, Juliana Cordeiro, Adriana Ferreira e Samara Mendes.
Siga: Instagram.com/corposfatigados