Informes - GERAIS

Morre aos 71 anos, em São Paulo, o cantor Nahim; a causa da morte está sendo investigada

13 de Junho de 2024

O cantor Nahim Jorge Elias Júnior, mais conhecido como Nahim, de 71 anos, foi encontrado morto nesta quinta-feira (13/06) dentro de sua casa, em Taboão da Serra, na Grande São Paulo. O caso será registrado preliminarmente como morte suspeita pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). De acordo com informações, o artista se mudou para o local recentemente após ter se divorciado. 

Um funcionário de uma empresa de telefonia estava fazendo uma instalação na rua do cantor e teria visto seu corpo. Ele acionou a Polícia Militar, que atendeu a ocorrência, foi até o local e constatou a morte de Nahim. Há a suspeita de que ele tenha caído da escada.

Trajetória
Natural de Miguelópolis, no interior de São Paulo, Nahim começou a tocar aos 10 anos de idade, quando formou seu primeiro grupo musical, chamado "New Edition". Ainda na juventude, também se arriscava como piloto de motovelocidade. Durante uma corrida em Interlagos, ele se envolveu num grave acidente e sofreu traumatismo craniano.

Após de recuperar, ele decidiu voltar ao mundo da música e foi descoberto pelo produtor Mister Sam, em 1980, que divulgou o artista com codinome de "Baby Face", gravando dois compactos em inglês. No ano seguinte, iniciou a carreira nacional com o primeiro disco em português. Ao todo, foram mais de 14 álbuns e 86 músicas lançadas.

Nahim também frequentava programas de auditório e foi o grande vencedor do quadro "Qual é a Música?" (1982), do Programa Silvio Santos. Além disso, ganhou projeção com seus hits "Cala Essa Boca", "Dá Coração", "Coração de Melão" e "Taka Taka".

Ao longo da carreira, Nahim ainda se aventurou em diversos programas de televisão e fez alguns realities, como "Cante se Puder" (2012), "O Aprendiz" (2014), "A Fazenda 9" (2017) e "Power Couple Brasil" (2022).

O SBT prestou uma nota de pesar:

"Um dos expoentes do cenário musical popular da década de 80 nos deixa hoje: Nahim Jorge Elias Junior, ou simplesmente Nahim, foi encontrado sem vida em sua residência, aos 71 anos, na cidade de Taboão da Serra (SP), nesta manhã. Ele era natural de Miguelópolis, interior do estado de São Paulo.

 Iniciando sua carreira em 1980, Nahim logo despontou para o sucesso com as super executadas: “Dá Coração”, “Taka Taka”, “Mambo Mambo”, “Coração de Melão”, e a regravação de “Na Sombra de uma Árvore”.

 Nahim e o SBT cresceram juntos e fizeram grandes parcerias ao longo dos anos. Com Silvio Santos, Nahim foi um dos grandes campões da primeira versão do Qual é a Música, ganhando por 20 semanas consecutivas, e integrando o carro do programa na Parada do Dia das Crianças. Um de seus hits, “Taka Taka”, ganhou versão para tema do programa Vamos Nessa. Em 2012, ele passa a integrar o júri do Cante se Puder, ao lado de Nany People e Lola Melnik, com apresentação de Patricia Abravanel e Marcio Ballas.

 Sua última e inédita participação no SBT foi exatamente no quadro Qual é a Música, do Programa Silvio Santos com Patricia Abravanel. Gravada no último dia 06 de junho, foi recheada de emoção e diversão, marcas peculiares da trajetória de Nahim, e será exibida em breve.

 O SBT, sua diretoria e amigos se solidarizam com os familiares e fãs do cantor, além de todo o público que hoje se entristece com a partida de mais um ídolo popular da música.

 Ainda não há informações sobre velório."

Comentários
Assista ao vídeo