Faleceu aos 89 anos, nesta quarta-feira (12/06), a atriz Ilva Niño. Conhecida por seus papéis marcantes em diversas novelas, a talentosa atriz pernambucana foi uma figura emblemática da televisão brasileira, deixando contribuições inesquecíveis ao longo de mais de cinco décadas de carreira.
Ela estava internada desde o dia 13 de maio em decorrência de complicações respiratórias, digestivas e renais no Hospital Quali Ipanema, na zona sul do Rio. A pernambucana Ilva Niño faria 90 anos no dia 15 de novembro. A atriz se apaixonou pelo teatro após fazer parte de um curso ministrado por Ariano Suassuna. Em 1957, ela participou da peça “O Auto da Compadecida”, em 1957, escrita pelo autor.
Entre seus papéis mais notáveis, Mina, uma empregada na novela “Roque Santeiro”, e Dona Bil em “Senhora do Destino”, destacam-se pela riqueza e profundidade emocional. Essas atuações não só confirmavam o talento de Ilva, como também endossavam a importância de personagens secundários na construção de narrativas envolventes e humanizadas.
A cultura brasileira despede-se de uma de suas mais respeitadas atrizes, cujo legado nas artes cênicas permanecerá vivo nas lembranças de todos que tiveram o prazer de ver suas atuações. Ilva Niño, com sua dedicação e talento, sempre será lembrada como uma artista que representou com dignidade e profundidade as várias facetas do ser humano na tela. Sua contribuição para o teatro e a televisão brasileira é, certamente, indelével.