Confira os acontecimentos recentes que têm influenciado o mercado de criptomoedas nos últimos dias
Foto: Pexels/ Divulgação |
Após um longo período de forte valorização desde o ano passado, o mês de abril tem marcado um momento de correção da cotação do Bitcoin, que antecede o próximo evento de halving.
O gráfico do Bitcoin aponta uma variação negativa nos primeiros dias do mês, com a cotação hoje apresentando valores na casa dos 65 mil dólares. (referentes à data de 15/04/2024).
O que ocasionou a recente correção de valor?
Após ter renovado suas máximas históricas, ultrapassando a casa dos 73 mil dólares, a principal criptomoeda do mercado digital passou por correção de valores, possivelmente ocasionada por uma ampla liquidação de ativos por parte dos investidores.
O momento da economia global e geopolítica está relacionado à recente correção. A divulgação dos índices de inflação do consumidor nos Estados Unidos e também de inflação ao produtor do país ajudou a criar um cenário de incertezas, afetando o humor dos investidores. Enquanto a inflação ao consumidor, embora com um leve avanço, foi bem aceita pelos mercados, a inflação ao produtor teve avanço bastante expressivo, gerando um clima de incerteza e valorizando o dólar.
Além disso, os recentes conflitos entre Irã e Israel que eclodiram no último final de semana também impactam no valor do ativo. Após os ataques, houve uma forte liquidação de ativos à vista, e foi observada uma tendência dos investidores para exposição ao dólar e ao ouro, que subiram. Enquanto a maioria dos mercados estava fechada no final de semana, momento dos ataques, o mercado digital foi o primeiro a absorver os impactos da escalada geopolítica, uma vez que funcionam 24 horas por dia e 7 dias por semana.
O que esperar do Bitcoin nos próximos dias?
Em meio à instabilidade recente, duas notícias devem animar o mercado. Hong Kong deve seguir o exemplo dos Estados Unidos e aprovar a criação de ETFs de Bitcoin. Região com grande potencial, a criação de ETFs em Hong Kong deve gerar expressiva capitalização no criptomercado. Além disso, o tão esperado halving de Bitcoin está na iminência de acontecer. O halving é um evento programado do protocolo da criptomoeda que deve gerar grande impacto positivo em sua cotação nos próximos dias.
O termo se origina do verbo em inglês “to halve”, que significa dividir ao meio. É um evento programado do Bitcoin, onde a recompensa paga aos mineradores pela criação de novos blocos é dividida ao meio. O evento acontece em média a cada quatro anos. Quando a criptomoeda foi lançada, a recompensa era de 50 Bitcoin por cada bloco minerado, atualmente a recompensa é de 6,25.
O halving tem como premissa básica controlar a emissão de novas moedas e gerar escassez dos ativos, protegendo o Bitcoin da volatilidade e valorizando seu preço. A redução da recompensa paga aos mineradores acaba por gerar uma diminuição na quantidade de Bitcoins em circulação, o que normalmente causa valorização antes e depois do evento.
O evento é bastante aguardado pelos investidores e deve acontecer nos próximos dias.