Business -

Com crescimento do Bitcoin, Ethereum e Solana refletem cenário positivo

28 de Março de 2024

Ethereum e Solana seguem o caminho de altas, apresentando variações até mais positivas do que o próprio Bitcoin

Como de costume, o rali experimentado pelo Bitcoin tem respingado em todo o criptomercado. Vivendo um momento de grandes valorizações, o principal ativo digital acaba por puxar todo o mercado consigo, com destaque especial para dois ativos: Ethereum (ETH) e Solana (SOL).

(crédito: divulgação/Adobe Stock)

 

O momento do mercado cripto é extremamente otimista; analistas esperam um ano especial para o mercado, o que se reflete pelo sentimento dos investidores. De acordo com o índice “Crypto Fear and Greed” (índice que mede o medo e a ganância do mercado), em uma escala de 0 a 100 pontos, indica que a ambição do mercado está em 74 pontos, patamar elevado que não era alcançado há mais de 2 anos. Outro dado interessante do indicador mostra que desde outubro do último ano o sentimento se mantém acima dos 50 pontos, com um grau de otimismo elevado.

O que sabemos sobre a Solana?

A Solana (SOL) tem desafiado as expectativas como a principal concorrente da Ethereum e vem apresentando forte alta nos preços. Considerando o período entre 17 de fevereiro e 17 de março, SOL apresentou variação positiva acima dos 65%.

O ativo conquistou também recentemente o quarto lugar no ranking de criptomoedas com maior valor de capitalização de recursos.

Embora tenha enfrentado uma interrupção importante de seus sistemas no início de fevereiro, que chegou a assustar alguns investidores, o evento não foi suficiente para derrubar o otimismo do mercado.

Para especialistas, a alta nos valores de Solana também se deve a outros dois fatores importantes: os avanços do projeto para finanças descentralizadas (DeFi), que ainda é liderado pelo Ethereum, e também por conta da distribuição gratuita de tokens que ocorreu recentemente, os airdrops.

O que sabemos sobre o Ethereum?

 O Ethereum (ETH), que possui a segunda moeda de maior valor de mercado, o Ether (ETH), tem apresentado variações positivas também. Considerando o mesmo recorte de Solana, o ativo valorizou em mais de 30% com o valor do Ethereum cotado hoje (17) em mais de 3.600 dólares. Para o banco britânico Standard Chartered, a criptomoeda pode alcançar a marca dos 4 mil dólares até maio.

Apesar de se valer da alta do Bitcoin, o Ethereum possui seu próprio rali. Veja duas características que podem estar influenciando os valores do ativo:

  • ETFs

Assim como aconteceu recentemente com BTC, há a expectativa pelo lançamento de ETFs (fundos de índice à vista) de Ethereum para serem negociados nas bolsas americanas. Empresas como Vaneck, BlackRock e Grayscale esperam pela aprovação de seus produtos pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos. Há a expectativa de que a aprovação aconteça em maio.

  • Atualização do sistema

Uma nova atualização para a plataforma é aguardada. Denominada com “Dencun”, a atualização está animando os investidores, uma vez, juntamente com a iniciativa Ethereum 2.0 deve elevar significativamente a escalabilidade da plataforma, além de torná-la mais eficiente e fácil de usar.

Comentários
Assista ao vídeo