Informes - GERAIS

Novo conceito: 8º Festival Gastronômico de Atibaia promete inovar em 2024

23 de Fevereiro de 2024

Além de apresentar nove categorias, festival deste ano terá lançamento em praça pública, não contará com limite de preço e premiará clientes participantes e garçom

Nesta segunda-feira (19), o Cine Itá Cultural recebeu empresários, empreendedores e representantes do Turismo de Atibaia para o lançamento do novo conceito do Festival Gastronômico de Atibaia. Uma plateia de 200 participantes acompanhou as novidades do festival, que neste ano alcança a oitava edição e já está com inscrições abertas pelo link:  8º Festival Gastronômico

Estiveram presentes no evento o prefeito Emil Ono; o vice-prefeito, Prof. Fabiano de Lima; o presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Souza; o presidente do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Adriana Andreo; o presidente do Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau, Luiz Américo Gonçalves; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Atibaia (ACIA), Renato Russomanno; o secretário de Turismo de Atibaia, Bruno Leal; o secretário de Turismo de Caraguatatuba, Rodrigo Tavano; e demais autoridades.

Novidades

Entre as novidades do novo modelo do festival estão a categorização dos pratos e o fim do limite de preço para os pratos, além de prêmios para clientes e garçons. E tem mais novidade na área: o lançamento da oitava edição acontecerá em praça pública, com shows e workshops para toda a população prestigiar.

Experiência de Caraguatatuba

O lançamento contou com a presença de Rodrigo Tavano, secretário de turismo de Caraguatatuba, que compartilhou toda a experiência de seu município com a realização de um festival local. O evento da cidade litorânea serviu de modelo para o novo conceito do Festival Gastronômico de Atibaia.

“Em nome do município de Caraguatatuba agradeço a recepção e todo o carinho com a nossa cidade. Com certeza vai ser um sucesso o evento gastronômico de Atibaia”, afirma Rodrigo.

“Nossa equipe debateu essa questão de lançar uma inovação e concordamos em apresentar um novo modelo do Festival Gastronômico. Oxigenar o formato do festival era uma ideia bem-vinda, e peço ao Turismo que acolha as sugestões dos comerciantes também. Agradeço ao secretário de Caraguatatuba pela importante contribuição e também por ter vindo para Atibaia apresentar essa experiência exitosa de vocês”, destacou o prefeito Emil Ono durante o evento.

Novas categorias

Diante da diversidade da gastronomia de Atibaia, neste ano o festival contará com divisões de categorias, para que cada estabelecimento seja avaliado conforme o prato produzido: Hamburguerias; Pizzarias; Sobremesas; Culinária Internacional; Comida Saudável (vegana ou vegetariana); Culinária Oriental; Pastelaria; Culinária Brasileira; e Café (bebidas a base de café).

O objetivo é contemplar e incentivar ainda mais a participação dos estabelecimentos, além de deixar a competição mais justa, já que os pratos concorrerão entre suas categorias específicas.

Trade turístico

Uma novidade significativa desta edição é o envolvimento do trade turístico no festival. A ideia é usar a hotelaria de Atibaia, que é a maior da região, para fortalecer o festival, ampliando a divulgação do evento e garantindo ainda mais turistas para a cidade. Atibaia tem hoje mais de 40 estabelecimentos no setor hoteleiro, com mais de 6.700 leitos na rede.

Sem falar da importância dos receptivos e guias de turismo, que são pontos de ligação entre a hotelaria, os atrativos turísticos e todo o comércio municipal. A Secretaria de Turismo irá envolvê-los no processo e auxiliar na construção de uma rede de parceiros.

Nova data

Tradicionalmente realizado entre os meses de agosto e setembro, o novo Festival Gastronômico também acontecerá em novo período: junho e julho. O objetivo é aproveitar as festividades do aniversário da cidade e também o Festival de Inverno, épocas que registram aumento do turismo e da circulação de pessoas em Atibaia.

Regras de Votação

Também haverá uma pequena mudança na votação. Os estabelecimentos receberão cédulas de votação e cada cédula terá duas partes: um canhoto

com numeração; e uma parte destacável, com a mesma numeração do canhoto, além de um QRCode direcionando para o site de votação. O cliente usará o QRCode para acessar o site, preencher seus dados, votar no prato e indicar o número que consta na sua cédula. Neste momento, ele também poderá inserir o nome do garçom, para que ele também concorra à premiação.

Vale ressaltar que não haverá mais júri técnico, já que a estimativa é de que o número de participantes aumente, e, seguindo o modelo de outros festivais, nesta edição será lançado um chamamento para patrocínio de empresas.

Estatísticas

Durante as setes edições anteriores do festival, a Prefeitura contabilizou 316 estabelecimentos inscritos, que fomentaram o turismo da cidade e reforçaram a importância do evento para os estabelecimentos e toda a rede de turismo do município. 

Comentários
Assista ao vídeo