Colaboradores - Tânia Voss

“Meu nome é Gal” e novidades

6 de Outubro de 2023

Filme "Meu nome é Gal" está chegando

Entrevista exclusiva

A abertura do Festival de Cinema do RIO aconteceu no dia 05 de outubro e teve como pré estreia o filme tão esperado pelo mundo "Meu nome é Gal". Aqui segue um um papo gostoso com dois atores que fazem parte do filme.

Dandara Ferreira estreia no filme como Maria Bethânia

Além de dirigir “Meu Nome é Gal”, filme sobre a vida de Gal Costa que estreia nos cinemas de todo o Brasil em 12 de outubro, Dandara Ferreira faz uma participação como Maria Bethânia, outro grande ícone da Música Popular Brasileira.

Formada em Cinema pela FAAP (SP) e Mestra em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UNB), Dandara despontou para o grande público em 2017 quando dirigiu “O Nome dela é Gal”, documentário exibido pela HBO, também sobre Gal. Após o documentário, a confiança e proximidade Entre as duas trouxe a ideia de trazer a vida da artista baiana para a ficção.

Também formada em Teatro, o último espetáculo que Dandara atuou foi “Por que Hécuba” (2019) com direção de Márcio Meirelles no Teatro Vila Velha em Salvador, espaço coincidentemente inaugurado com o show “Nós, por exemplo” que reuniu Gal, Caetano, Gil e Bethânia em 1964.

Os próximos projetos da diretora e atriz são o lançamento de um documentário sobre a não atuação do governo Bolsonaro durante a pandemia, abordando também a CPI da COVID, além de um projeto sobre Odair José, desmistificando o lado de cantor brega e mostrando o seu importante papel social e político durante a ditadura militar.

- Dandara, como foi sua amizade com a Gal e o que mais admirava nela.

Dandara:  A nossa amizade surgiu por causa do trabalho. Eu já admirava Gal desde sempre. Um dia a conheci num jantar na casa de Caetano, aos poucos a gente foi se aproximando. Aí surgiu a ideia do documentário e a gente ficou ainda mais próxima. Foi ali que surgiu nossa amizade, parceria que rendeu agora o filme. Sem dúvida, uma das coisas que mais admirava em Gal era a coragem. Ela sempre bancou suas posições, suas ideias. Enfrentou a ditadura, sempre foi a mulher que quis ser. É isso é de uma coragem gigante.

- Como foi estudar, pesquisar para interpretar tamanha missão em interpretar uma das melhores cantoras do mundo?

- Dandara: "Sem dúvida foi um grande desafio. A escolha de eu interpretar a Bethânia veio de um olhar da atriz e diretora Chica Carelli. Chica atuou junto como comigo em “Por que Hecuba”, no Vila Velha, assim como Rodrigo Lelis, que interpreta o Caetano no filme. O Vila Velha foi o teatro onde Caetano, Gal, Bethânia, Gil, Tom Zé começaram, com o espetáculo “Nós, por exemplo”. Tínhamos todo o elenco do filme, mas faltava alguém com a essência da Bethânia, não só na questão física, mas na potência, no mistério que essa personagem tem. Num dia, no ensaio, Chica, que também trabalha no filme, perguntou pela atriz que interpretaria Bethânia. Falei que ainda não tínhamos e ela olhou para mim e disse: “A Bethânia está aqui”. Relutei no início porque não me achava parecida e achava que não teria a dedicação para estudar essa personagem, dessa grandeza. Nos ensaios seguintes, eu comecei a fazer as falas da Bethânia. Foi o tempo para eu amadurecer internamente que talvez eu deveria interpretá-la. Eu sou baiana, conheço profundamente essa história e também seria uma forma de homenagear essa amizade entre Gal e Bethânia que foi tão importante para uma e para outra."

-  A escolha e convite até chegar em você no papel de Gal.

Dandara: "Nunca pensei que fosse parecida com a Bethânia jovem, nunca tinha reparado, só comecei a perceber depois que a Chica comentou comigo. O olhar, o porte físico, tem uma foto que meu pai até pensou que fosse eu. Mas durante a caracterização eu me impactei mais ainda, porque realmente fiquei muito próxima dela em todos os sentidos de como ela era na época, o cabelo, o nariz, coloquei uma prótese de nariz, sem falar que eu estudei muito pra isso. Eu queria trazer elementos dela, a forma de falar, de sorrir, sorriso aberto, ela se comunica muito pelo olhar."

"Teve um filme que foi muito útil pra mim, um documentário Bethânia Bem de Perto - A Propósito de um Show, claro mas quando me vi ali pronta e me vi no espelho eu disse: opa nasceu uma Bethania aqui", conclui a atriz.

Cena de 'Meu Nome é Gal', cinebiografia de Gal Costa | Foto: Acervo/Globo Filmes

Rodrigo Lelis estreia no cinema como Caetano Veloso

O ator Rodrigo Lelis está ansioso com a sua estreia nas telonas interpretando Caetano Veloso, grande ícone da MPB e um dos personagens principais em “Meu Nome é Gal”.

Sophie Charlotte vive a estrela baiana da Tropicália e o elenco conta com nomes como Dan Ferreira (Gilberto Gil), Camila Márdila (Dedé Gadelha), George Sauma (Waly Salomão), Luis Lobianco (Guilherme Araújo), entre outros. Dandara Ferreira, que também dirige o filme, interpreta Maria Bethânia e Fábio Assunção faz uma participação especial como um diretor de televisão.

Rodrigo Lelis é baiano, tem quase dez anos de carreira e é formado pela Universidade Livre do Teatro Vila Velha, espaço que em 1964 foi palco do show “Nós, por exemplo” inaugurando o local com Caetano, Gal, Gil e Bethânia. O ator, que foi membro da Companhia de Teatro dos Novos, tem mais de vinte espetáculos teatrais no currículo e, pela sua atuação em “Osso”, foi indicado ao Prêmio Brasken 2019 como Ator Revelação. Em 2022 protagonizou o elogiado espetáculo “O Princípio de Arquimedes”, com direção de Djalma Thürler, onde deu vida a um professor de natação acusado de assédio infantil.

No audiovisual Rodrigo também participou de “A Matriarca”, longa de Lula Oliveira com argumento em conjunto com Manuela Dias (“Amor de Mãe” e “Todas as Flores” da TV Globo), que tem previsão de estreia nos cinemas para 2024.

Atualmente o ator está gravando “Guerreiros do Sol”, próxima série da Globo Play, de George Moura e Sergio Goldenberg com direção geral de Rogério Gomes, onde interpreta o Padre Bida, filho de Dona Generosa (Marcélia Cartaxo), irmão do protagonista Josué (Tomaz Aquino) e de Arduíno (Irandhir Santos), o antagonista da trama.

Conheça mais o trabalho do ator:

- Como aconteceu o convite para fazer Caetano e qual foi o seu maior desafio. Como se sente ainda muito novo e talentoso com esse grande papel num filme super esperado.

Rodrigo: "O convite veio muito pelo olhar da diretora, atriz e amiga Dandara Ferreira, fizemos uma peça juntos em 2019 e foi ali que seu olhar veio até mim. Dandara estava passando férias na Bahia e foi convidada por Marcio Meirelles para integrar o elenco de Por Que Hécuba, uma peça linda, vencedora do prêmio Braskem de Teatro no mesmo ano. Meu personagem da peça era Hermes, um deus grego, que na adaptação contemporânea de Márcio, possuía cabelos descoloridos e óculos Juliete, eu entrava dançando funk e rebolando muito. Não tinha nada de Caetano ali, mas Dandara conseguiu enxergar.

A experiência de fazer no cinema alguém vivo e tão marcante foi o maior desafio dentro desse processo. Senti o tempo inteiro uma responsabilidade enorme em estar vivenciando Caetano.

Me sinto muito honrado com os caminhos que tenho percorrido dentro da minha profissão, apesar de ser jovem, completo em 2024 dez anos de profissão, o que quer dizer tudo e ao mesmo tempo nada. Os melhores atores sempre me disseram que quando completamos 10 anos de profissão é aí que começamos de verdade a atuar.", comenta.

-  Como recebe as críticas e o que adquiriu de mais valioso em interpretar Caetano no filme.

Rodrigo: "A crítica faz parte do processo, ela inclusive aparece primeiro em nós atores. Dentro dos processos nos criticamos o tempo inteiro.

O que mais levei desse processo foi a descoberta de não precisar imitar nada para que se possa viver aquilo."

- Gal e Caetano fazem parte da sua história e carreira. Já ouvia muito antes?

Rodrigo: "Gal e Caetano fazem parte da história de qualquer fã brasileiro, seja de trilhas de novela à escolha de uma música a ser ouvida. Mas depois desse processo, passei a ouvir e admirar ainda mais Gal, hoje a ouço com muita frequência, o que não acontecia antes", finaliza o ator.

Caetano e Bethânia | Foto: Reprodução

Benito di Paula e Rodrigo Vellozo apresentam o show “Do Jeito Que a Vida Quer”, na Tokio Marine Hall, em São Paulo

Com a celebração do octogenário de Benito di Paula, o músico teve toda sua carreira enaltecida por meio do projeto Benito 80: Novo Samba Sempre Novo (2022), que reúne 17 artistas para interpretar o cancioneiro de Benito, e do disco de inéditas O Infalível Zen (2021). Agora, Benito e Rodrigo Vellozo, pai e filho, apresentam o novo EP Do Jeito Que A Vida Quer, lançado em setembro. A dupla performou a canção que nomeia o espetáculo e homenageia Ataulfo Alves, junto a um repertório que atravessa a carreira de Benito até este lançamento, em um show especial na Tokio Marine Hall, em São Paulo. O evento acontece no dia 8 de outubro, e os ingressos já estão disponíveis (acesse aqui).

O repertório será composto de sucessos da carreira do meu pai e pelo nosso último EP, mas também irá incluir canções ligadas às nossas memórias afetivas, à nossa história. Além de O Infalível Zen, faixa título do álbum lançado por nós em 2021, e O mestre-sala da minha saudade, meu álbum-solo de 2020”, afirma Vellozo. O show contará com banda completa acompanhando pai e filho no palco, diferente das últimas apresentações que tinham um formato mais intimista.

A partir de um estudo da contribuição do trabalho do artista para a música brasileira, o mais recente projeto o homenageou por meio do EP Do Jeito Que A Vida Quer. “Este lançamento é um entendimento no qual chegamos a considerar a obra do meu pai, Benito Di Paula, como um dos fundamentos da construção estética do samba a partir da década de 1970. Partimos também da compreensão da grandiosidade da importância do samba, do pagode e de seus expoentes dentro da cultura popular brasileira”, conta Rodrigo.

Benito di Paula e Rodrigo | Foto: Divulgação

Thiago Arancam apresenta nova turnê em São Paulo

Considerado um dos maiores intérpretes do Brasil com apresentações em mais de 40 países pelo mundo, o cantor Thiago Arancam estará em São Paulo (capital) nos dias 06 e 07 de outubro para a apresentação de sua nova turnê “Tributo Três Tenores”. O espetáculo acontece no palco do Teatro Villa Lobos, a partir das 21h, e presta uma verdadeira homenagem ao trio formado por José Carreras, Luciano Pavarotti e Plácido Domingo, que projetou a música clássica para o mundo. Os ingressos estão à venda.

Apresentado pelo Bradesco Seguros, o novo show traz cenografia assinada pelo artista plástico Jotape (reconhecido internacionalmente pela intensidade de sua arte e um estilo único de criação). Na ocasião, Arancam revive momentos especiais da carreira e, através do repertório, relembra o estrondoso sucesso do trio, reforçando que a música clássica pode alcançar todos os públicos e ganhar novos espaços. “Os três tenores lotaram plateias interpretando composições de óperas clássicas mescladas com músicas mais populares, como canções conhecidas na voz de Edith Piaf e de Frank Sinatra. Eles trouxeram um novo olhar para a música erudita”, destaca.

O público irá se encantar ao som de sucessos mundiais como “O sole mio”, de Giovanni Capurro; “Nessun Dorma”, de Giacomo Puccini, “Granada”; de Agustín Lara; "Perhaps Love”, de John Denver, entre outros. “É um show que, além de homenagear esses talentos, traz minhas referências artísticas e também minha história como intérprete. Eu era um garoto na época da apresentação histórica em Caracalla e anos depois eu estava no palco com Plácido Domingo, que se tornou um amigo. Vai ser emocionante cantar essa história”, revela Arancam.

Vale ressaltar que por mais de uma década, José Carreras, Luciano Pavarotti e Plácido Domingo se uniram para mostrar o melhor da música lírica ao mundo. O concerto de estreia do trio, direto das Termas de Caracalla, em Roma, durante a Copa do Mundo de 1990, foi visto por mais de 1,6 bilhão de pessoas.

Outro ponto de destaque é que Plácido Domingo teve participação direta na carreira de Arancam. Em 2008, ele venceu o “Operalia de Plácido Domingo”, maior competição anual de canto lírico no mundo. Nasceu daí uma parceria que levou o tenor brasileiro para importantes apresentações de ópera pela Europa e Estados Unidos.

Bradesco Seguros apresenta Thiago Arancam – Turnê Tributo Três Tenores em São Paulo | Foto: Divulgação

Roberta Miranda ganha festa de aniversário em Portugal

A cantora Roberta Miranda completou mais um ano de vida na última quinta-feira (28/9) e comemorou em grande estilo ao lado de amigos na cidade de Lisboa, capital de Portugal. A eterna Rainha da Música Sertaneja está em viagem ao país e tem compartilhado momentos especiais de suas férias nas redes sociais. 

Com um look branco, a artista cantou o tradicional ‘Parabéns’, sendo agraciada pelos amigos Rui Dias Ferreira, Enzo Aguiar do Amaral, Tatiane Aguiar, Bia Caboz (cantora portuguesa) e Graça Caboz. “Foi uma felicidade imensa comemorar meu aniversário ao lado dos meus amigos aqui em Portugal. Sem contar que recebi inúmeras mensagens e votos de carinho da minha família, dos meus amigos e dos fãs do Brasil. Meu coração se encheu de saudades e logo estarei com vocês. Obrigada a todos”, disse Roberta Miranda.

Além de curtir as lindas paisagens, gastronomia e o turismo, a veterana também está participando de programas da TV local, divulgando seus grandes clássicos, que desde a década de 90 fazem sucesso no Velho Continente, além da nova música de trabalho, “Perigosa e Linda”. Um fato curioso é que mais de 20% dos portugueses já compraram os álbuns de Roberta Miranda ao longo da carreira da artista, que em sua discografia gravou o CD TUDO ISSO É FADO, com clássicos como “Ai Mouraria”, “Nem às Paredes Confesso” e “Só Nós Dois”.

Roberta Miranda | Foto: Divulgação

Fafá de Belém, Dira Paes e Dona Onete debatem sobre a Biodiversidade na 1ª edição do fórum Varanda da Amazônia

Evento reuniu diversos painéis para aprofundar o debate sobre a rica biodiversidade amazônica, abordando desafios e oportunidades sob múltiplas perspectivas

Nesta quarta-feira, 4 de outubro, aconteceu em Belém do Pará a primeira edição da Varanda da Amazônia, fórum inédito com diversos painéis que tem o objetivo de discutir a biodiversidade amazônica, abordando seus desafios e oportunidades por meio de uma variedade de perspectivas.

Idealizado pela cantora e artista paraense Fafá de Belém, o evento faz parte da programação da Varanda de Nazaré 2023 e contou com a participação da atriz e apresentadora Dira Paes, a poetisa paraense Dona Onete, Joanna Martins, Diretora na Manioca e especialista em alimentos amazônicos. Além de Eugênio Pantoja, Diretor de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do IPAM, Rubens Magno Jr, Superintendente do Sebrae Pará, Anna Carolina Meireles, ESG | Sustainability & CSR Senior Manager at TIM Brasil, Patricia Daros, Diretora de Soluções Baseadas na Natureza Vale, e muitos outros nomes conceituados do segmento para discutir valores, pluralidade, cultura, meio ambiente e diversidade.

"Como no Círio de Nazaré, onde estamos dando as mãos. A gente dá as mãos em torno de um Pará do futuro, um Pará com um olhar, que entra dentro do mercado econômico, com a força que ele tem, e pra que a gente chegue na COP 30 com um olhar horizontal pra quem a gente vai estar recebendo e não achando que essas pessoas que vão vir dizer pra gente quais são as soluções das nossas demandas. Nós somos amazônidas e queremos estar presentes nas decisões sobre a Amazônia, é isso", comenta, Dira Paes

Com Belém sendo eleita como sede da COP 30 em 2025, a cidade assume um papel central nas discussões sobre os desafios que o futuro sustentável do planeta enfrenta, além da transformação na Amazônia Legal em uma região competitiva, integrada e sustentável até 2030, destacando seu compromisso com a preservação da biodiversidade e o desenvolvimento da região.

Fafá de Belém e Dira Paes | Foto: Divulgação

Aniversário do cantor Elymar Santos

A casa de shows Ribalta recebe na próxima 4ª feira, véspera de feriado, a partir das 22h30, o cantor Elymar Santos, um dos maiores nomes da MPB. Na ocasião ele comemora seu aniversário fazendo o que mais gosta...cantando para o seu público!

Elymar Santos nasceu no Rio de Janeiro, no dia 11 de outubro de 1952. Começou a carreira em programas de calouros de Chacrinha e Flávio Cavalcanti, onde passou a chamar atenção. Em 1986, gravou o seu primeiro LP, em que registrava um show de sucessos no Canecão, com “Começaria Tudo Outra Vez”, “Se Eu Quiser Falar com Deus”, “Escrito nas Estrelas”, “Sangrando”, entre outras. Versátil, interpretou Che Guevara na ópera-rock “Evita”, e foi eleito o melhor ator. Associado à canção romântica.

No repertório desse show, que tá pra lá de especial, grandes sucessos como “Escancarando de Vez”, “Taras e Manias”, “Amor Proibido”, além de regravar “Poxa”, “Cidadão”, “Dona”, "Fogo E Paixão", "Amor Ateu" e muitos outros.

Para mais informações e compra de ingressos é só acessar o site www.uhuu.com

Elymar Santos | Foto: Divulgação

“Pra Quê?” single da cantora Chella estréia em todas plataformas digitais

A cantora e compositora Chella, acaba de anunciar seu single “Pra Quê?”, sua última música antes do lançamento do seu tão aguardado álbum de estreia em outubro.

“Pra Quê?” que traz grandes traços de “female rage” (raiva feminina), tendência no TikTok americano, é uma forma da artista expressar o grito de guerra, da indignação de uma mulher que se sente usada, após ser iludida a dar mais uma chance a uma ex-paixão já superada.

A música conta a história desta garota/mulher, que após ceder às diversas investidas de seu ex-namorado para reatar seu antigo relacionamento  já superado,  se sente completamente usada. Nessa canção o rapaz retorna a vida da jovem após um longo tempo do termino, dizendo  estar pronto para um relacionamento, faz ela se apaixonar novamente e dá um “pé na bunda”, só pra se sentir superior.

"Foi a primeira música que compus, verdadeiramente, sobre a minha raiva. Não só a raiva que senti dele, mas também a raiva que senti de mim mesma por ter acreditado em suas palavras quando a minha intuição dizia para correr na direção oposta." conta Chella.

No clipe de “Pra Quê?” que estreia dia 04 de outubro, Chella se transforma, aos poucos, em um palhaço, uma forma  figurativa de dizer que alguém foi enganada pelo seu ex e transforma toda essa raiva e ódio em força para alcançar seus objetivos.

Quero que as pessoas escutem essa música e saiam dançando e gritando a letra, quero que essas pessoas se sintam MUITO empoderadas e representadas!!” conclui a cantora.

“Pra Quê?” estará disponível em todos os apps de música, junto de seus singles anteriores, "Eu Tentei", "Deixo" e "Palavras Cruzadas":

Chella | Foto: Divulgação

Bruce Dickinson anuncia “The Mandrake Project”: Novo Álbum e Turnê Mundial para 2024

“The Mandrake Project World Tour” já tem datas confirmadas no Brasil, onde Bruce se apresentará em sete cidades

Reconhecido em todo o mundo como um dos maiores vocalistas do heavy metal de todos os tempos, Bruce Dickinson anunciou o lançamento de seu novo álbum solo no começo de 2024 pela BMG Records. Intitulado “The Mandrake Project”, o novo trabalho reúne Dickinson com o colaborador musical e produtor de longa data, Roy Z.

“The Mandrake Project” será o sétimo álbum solo de Bruce Dickinson e o primeiro em 19 anos – o último disco solo lançado por Dickinson foi “Tyranny Of Souls” em 2005. Segundo Bruce, o novo trabalho é uma jornada muito pessoal cujo resultado o deixou extremamente orgulhoso:

No Brasil, a The Mandrake Project Tour é mais uma realização da MCA Concerts e será vista no dia 24 de abril em Curitiba, na Live Curitiba; dia 25 de abril no Pepsi On Stage, em Porto Alegre; dia 27 na Ópera Hall, em Brasília; dia 28 de abril na Arena Hall, em Belo Horizonte; dia 30 de abril no Rio de Janeiro, no Qualistage; dia 02 de maio naQuinta Linda, em Ribeirão Preto; e no dia 04 de maio em São Paulo, na Vibra São Paulo.

Ingressos para os shows começam a ser vendidos a partir de 11h do dia 25 de setembro, segunda-feira. Haverá uma pré-venda para membros do Iron Maiden Fan Club no domingo, dia 24 de setembro, entre 11h e 23h59.

Em São Paulo e Curitiba as vendas serão através da plataforma uhuu.com. Rio de Janeiro, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Brasília e Belo Horizonte em bilheteriadigital.com.

Bruce Dickinson | Foto: Divulgação

Marília Tavares é indicada ao Prêmio Multishow 2023

 A cantora Marília Tavares, um dos nomes em destaque na cena musical atual, foi indicada para a 30ª edição do Prêmio Multishow com a emocionante canção "Me Dói Imaginar". A categoria Brasil, uma das grandes novidades da premiação deste ano, contou com um representante de cada estado brasileiro, e Marília foi escolhida para representar Roraima.

Com apenas 17 anos, Marília é uma talentosa artista natural de Roraima, que ganhou reconhecimento como ex-participante do programa "The Voice Kids". Atualmente, ela faz parte do seleto grupo de artistas da Duettos, um dos escritórios artísticos mais renomados do país, liderado por Toninho Duettos. Essa parceria com a cantora também envolve o cantor e agora empresário Pablo, bem como Mário Paim, sócio da AD Produções e Eventos. A colaboração entre a Duettos e esses empresários promete marcar um novo capítulo na carreira da jovem artista.

Não deixe de votar e apoiar Marília Tavares no Prêmio Multishow 2023. Sua participação é fundamental para impulsionar o talento dessa jovem artista!

Vote agora: : https://gshow.globo.com/multishow/premio-multishow/2023/votacao

Marília Tavares | Foto: Divulgação
Comentários
Assista ao vídeo