Aumentar o desempenho dos colaboradores em escritórios de advocacia é uma prioridade para muitos gestores e líderes do setor jurídico. Com o crescente dinamismo e competitividade nessa área, é fundamental buscar estratégias eficazes para otimizar a produtividade e a qualidade do trabalho realizado.
Doutor Fred Pataro, advogado | Foto: Divulgação |
A performance no setor jurídico não se limita apenas à quantidade de processos que eles conseguem lidar, mas também ao nível de eficiência, eficácia e excelência com que praticam suas funções.
Neste sentido, implementar práticas que estimulem o engajamento, promovam o desenvolvimento profissional e criem um ambiente de trabalho saudável são essenciais para maximizar os resultados como um todo.
Atualmente, muitas organizações ainda remuneram seus funcionários com base nas horas trabalhadas. No entanto, ocorrem frequentemente situações em que advogados com alto rendimento são remunerados da mesma maneira que colegas de profissão com baixa produtividade.
Como resultado, o trabalhador que trabalha mais acaba recebendo menos, uma vez que suas horas são consideradas menos valiosas em comparação com o outro profissional que recebe o mesmo salário, apesar de trabalhar muito menos. Qual seria, no entanto, a maneira mais justa de remunerar o advogado de alto desempenho e, ao mesmo tempo, engajar o colaborador que produz pouco?
Os softwares jurídicos são ferramentas desenvolvidas especificamente para atender as necessidades do setor do Direito. A ADVBOX é um exemplo de sistema que utiliza uma metodologia chamada TaskScore para gerenciar as atividades por meio de tarefas, proporcionando uma forma de medir o rendimento.
Cada tarefa é atribuída pelo próprio funcionário na plataforma, levando em consideração dois fatores: A complexidade das tarefas e o tempo de realização da tarefa para atribuir uma pontuação correspondente.
Ao final de cada mês, o software gera um relatório individual que destaca o nível de produtividade alcançado durante o período, e também para a equipe inteira.
Além disso, as pontuações podem ser utilizadas como base para remuneração, estabelecendo metas que se adequem à realidade da rotina de trabalho de cada funcionário. Dessa maneira, é possível motivar os membros menos produtivos a aumentarem sua produção ao verem o progresso de seu trabalho e a consequente geração de lucro.
Ao mesmo tempo, é justo recompensar aqueles que trabalham mais, garantindo que suas horas sejam valorizadas de forma equivalente ao esforço empregado. As vantagens incluem a autonomia, acompanhamento e análise de desempenho, flexibilidade de horários, aumento da motivação, definição de metas realistas, medição objetiva da produtividade, possibilidade de recompensar de forma mais adequada aqueles que entregam um maior volume de trabalho, etc.
Assim como o modelo Taskscore proporciona independência para seus colaboradores adquirirem flexibilidade em suas tarefas, o doutor advogado Fred Pataro, em suas redes sociais, fornece dicas da importância da advocacia híbrida, no investimento na tecnologia digital e, principalmente, nos softwares jurídicos. Além disso, por ser especializado no ramo previdenciário, também oferece conselhos para profissionais que desejam melhorar sua receita e aprimorar a gestão do escritório.
Portanto, a adoção de um software jurídico para automatização de processos na rotina de um escritório de advocacia é essencial. A metodologia TaskScore são ferramentas valiosas para o aumento da produtividade e o incentivo ao engajamento dos advogados, resultando em benefícios tanto para a equipe quanto para a organização como um todo.