Informes - GERAIS

Amaxofobia tem solução? Instrutora revoluciona o aprendizado e superação do medo de dirigir

30 de Junho de 2023

O medo de dirigir, conhecido como amaxofobia, tem sido amplamente discutido nas mídias sociais ultimamente, afetando milhares de pessoas em todo o país. Segundo um estudo da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) em 2018, 80% das mulheres habilitadas sofriam com esse medo, um número considerado elevado pelos padrões nacionais. Diante desse cenário, a instrutora de trânsito Rosana Souza decidiu se preparar para mudar a vida daqueles que convivem com o pavor de assumir o volante. 

Com vasta experiência na área e cursando faculdade de direito, Rosana Souza desenvolveu um método único de reeducação direcionado a condutores recém-habilitados. Por meio de aulas presenciais e orientações audiovisuais a distância, utilizando sua própria metodologia denominada “M4P- A Teoria da Prática Veicular”, a instrutora transmite todo o conteúdo didático necessário para superar o medo de dirigir e recuperar a confiança ao volante. 

Diferenciando-se pelo ensino personalizado, Rosana realiza suas aulas presenciais, ensinando técnicas aos alunos habilitados em seus próprios carros. Essa abordagem exclusiva tem resultado em transformações surpreendentes e resultados positivos para seus alunos.
Ao ser questionada sobre o uso do comando duplo, Rosana explica: "Através do passo a passo estabelecido pelo método M4P, posso ensinar os alunos habilitados sem a necessidade do comando duplo. Uma vez que compreendam essa sequência de aprendizado, o ensino se torna leve, tranquilo e os resultados são alcançados em prazos surpreendentes".

Além das aulas e orientações periódicas, a instrutora oferece programas de acompanhamento, incluindo o curso e mentorias do "Método M4P, a Teoria da Prática Veicular". Todos os programas desenvolvidos por Rosana Souza estão registrados no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Através desses recursos, ela auxilia os motoristas a compreenderem suas ações no veículo, conquistando confiança na direção e recuperando a autoestima que antes estava abalada com seus carros abandonados nas garagens.

Rosana ressalta a importância de abordar os quatro pilares fundamentais para dirigir um carro manual, aspectos que muitas vezes não são totalmente compreendidos durante o período de autoescola. Comandos como o funcionamento exato da embreagem, ergonomia, amplitude do volante, engrenagens em relação às velocidades e manobras, são essenciais para o desenvolvimento do aluno. Explicar esses conceitos diretamente nas aulas práticas pode aumentar o medo e a insegurança do aluno, devido ao acúmulo de informações em um curto período. Por essa razão, é essencial abordar esses fatores antes de iniciar a prática, para que o aluno possa reproduzir com confiança e segurança no carro.
Além das aulas ministradas aos alunos que enfrentam a amaxofobia e falta de técnicas adequadas, Rosana Souza considera imprescindível investir no treinamento de instrutores de trânsito e autoescolas. Ela propõe palestras de direção defensiva com abordagens específicas e mentoria individual para instrutores autônomos, visando colocar nas ruas condutores mais conscientes e preparados.

Para saber mais sobre o trabalho da instrutora Rosana Souza e esclarecer suas dúvidas, acesse suas redes sociais (Instagram, Tik Tok, Kwai, YouTube, Facebook e Twitter) buscando por “Rosana Souza Instrutora” e tire suas dúvidas!

Comentários
Assista ao vídeo