Informes - GERAIS

Rodrigo Tardelli fala sobre a temática LGBTQIA+ no audiovisual: “A melhor é considerável”

29 de Junho de 2023

O ator, produtor, roteirista há mais de oito anos faz parte da Ponto Ação Produções, referência em representatividade LGBTQIA+ e qualidade no cenário audiovisual

Créditos: @luciolunaphoto

No Dia do Orgulho LGBTQIA+ (28), o ator e produtor Rodrigo Tardelli, um dos sócios da Ponto Ação Produções, traz suas visões sobre o cenário de representatividade LGBTQIA+ e a expansão da temática nas produções audiovisuais. Rodrigo é ator, roteirista, produtor e desde o início da produtora, os projetos abordam as relações LGBTQIA+ com naturalidade, proporcionando representatividade e acolhimento ao público.

O mês de junho é considerado o Mês do Orgulho, com o dia 28 marcado como o Dia Oficial do Orgulho LGBTQIA+, e a representatividade no audiovisual tem sido uma forte aliada nessa luta. Rodrigo Tardelli entrou nesse cenário há oito anos, quando a abordagem na TV aberta, em particular, retratava a comunidade de forma caricata ou focava nas dificuldades e preconceitos enfrentados.

O primeiro projeto da Ponto Ação foi o curta-metragem lésbico "Entre Duas Linhas". Em seguida, vieram as webséries "A Melhor Amiga da Noiva" - também com personagens protagonistas lésbicas - e "Até Você Me Esquecer" - com protagonismo gay e estrelada por Rodrigo -, que conquistaram grande peso e reconhecimento ao redor do mundo.

"Nossas webséries se tornaram um importante suporte e referência para muitas pessoas. Hoje, tenho noção disso pelo número de mensagens que recebo, nas quais as pessoas falam sobre como ajudamos a dar mais visibilidade a esse conteúdo. São portas que foram abertas e espero que nunca mais se fechem", declara Rodrigo.

Rodrigo Tardelli foi responsável por grande parte da produção e protagonizou as três temporadas da websérie "Até Você Me Esquecer”. O retorno do público ao longo da trama veio por meio de mensagens que destacavam o impacto positivo da websérie, inclusive de países onde a LGBTfobia é evidente ou mesmo em lugares onde os relacionamentos LGBTQIA+ são proibidos.

"Em 'Até Você Me Esquecer', recebia muitas mensagens de pessoas da Índia, Indonésia, entre outros lugares", compartilha o ator e produtor.

Felizmente, desde os primeiros projetos até os dias atuais, houve uma grande mudança nas produções televisivas, de streaming e cinematográficas, que abordam cada vez mais a temática LGBTQIA+, permitindo que a representatividade alcance mais públicos e se torne algo comum, sem preconceitos. 

“A melhora é muito considerável, não só nas produções independentes como no audiovisual em geral. A representatividade em produções de meio a grande porque melhorou muito, quando começamos a produzir sentimos uma carência desse tipo de conteúdo de uma forma gigantesca, hoje estamos somando com muitos outros criadores e produções e o público é quem mais se beneficia e isso é bom demais de acompanhar”, pondera o ator e produtor.

Atualmente, a Ponto Ação Produções está em sua quarta produção LGBTQIA+, intitulada "Stupid Wife", que é um grande fenômeno e um dos maiores sucessos da produtora, trazendo o protagonismo das atrizes Priscila Reis e Priscila Buiar. 

“Sempre trouxemos naturalidade em nossos projetos, acredito que esse seja um grande motivo para que o público também se apaixone pelas nossas histórias. Eles se sentem representados e enxergam esperanças. E é isso que queremos causar e transmitir”, finaliza Tardelli.

Comentários
Assista ao vídeo