Viver - Esporte

Ciclismo no Brasil

22 de Junho de 2023

Por Camila Piva

Como é viver do ciclismo profissional no Brasil

Foto: Divulgação

O ciclismo é uma atividade esportiva que envolve a repetição de um movimento e usa a bicicleta como seu meio de locomoção. Ele pode ser competitivo, recreativo e pode ser praticado como uma forma de atividade física indoor ou outdoor.  

Muitas equipes de ciclismo no Brasil não têm patrocínio, o que é um problema. Algumas equipes acabam não sobrevivendo, mas há aquelas que competem regularmente no País. O salário para essas equipes é a partir de R $1.000,00 e chega até R $17.000,00 para um atleta de elite. Conforme vão surgindo bons resultados o valor aumenta. Esse valor é dividido entre a equipe.  

Vinícius Ferreira, personal trainer, conta que, é muito difícil uma pessoa viver do ciclismo profissional no mundo. “O ciclista profissional não consegue viver só do ciclismo. A grande maioria das vezes ele é mecânico, ele precisa de apoio de uma certa forma e isso não só aqui no Brasil, é no mundo. Eu digo que são esportistas duas vezes, eles competem entre eles e competem para sobreviver do esporte que eles amam”.

Apesar das dificuldades, existem equipes profissionais patrocinadas por uma ou mais empresas e, também, por entidades, clubes e prefeituras que pagam salários aos atletas de suas respectivas equipes.

 

Foto: Gisele Gasparotto

Gisele Gasparotto, ciclista desde 2010, fala da dificuldade do ciclismo profissional no Brasil. “Na verdade, viver do ciclismo profissional hoje em dia no Brasil é bem difícil.  Precisa de investimento, de dinheiro. Na verdade, tudo o que a gente precisa para viver do ciclismo profissional é investimento e, como o esporte não é muito tradicional no País, a gente encontra certas dificuldades”. Por outro lado, comenta que é possível, apesar dos obstáculos, viver desse esporte no Brasil se fizer um trabalho constante e de marketing.  

Percebe-se que, em tempos modernos, o ciclismo vem sendo procurado como uma atividade que pode proporcionar saúde física e mental aos indivíduos. Embora sua prática seja muito antiga, ele surge como uma excelente alternativa para a integração de um mundo melhor através de uma vida mais saudável.  Cresce o número de pessoas que procuram essa atividade com múltiplos objetivos. Em razão disso, cresce o ciclismo profissional e amador. Cada vez mais pessoas vem se interessando por essa prática esportiva e pelo desafio de competir. 

Comentários
Assista ao vídeo