Informes - GERAIS

O “boom” do mercado de games: tendências e oportunidades para os próximos anos

22 de Junho de 2023

O mercado de games no Brasil está vivenciando uma ascensão notável nos últimos anos. Com uma combinação de fatores, que vão desde o avanço tecnológico até a paixão dos brasileiros pelos jogos eletrônicos, o setor tem se consolidado como uma potência em nosso país.

Dessa forma, milhões de pessoas, de diferentes idades e regiões do país, dedicam seu tempo livre para mergulhar nesse universo virtual repleto de desafios e entretenimento. Portanto, desde os jogos mais complexos e com roteiros profundos, até os games online, como os slots presentes nos melhores cassinos netbet, possuem uma quantidade massiva de jogadores.

Números que impressionam

Segundo, relatórios e estudos recentes, o mercado de games mundial movimenta cerca de 200 bilhões de dólares. Nesse contexto, o Brasil tem uma significativa representação. Atualmente, o nosso país é o maior mercado de games da América Latina, com receita estimada em mais de 12 bilhões de reais.

A ascensão do mercado de games no Brasil também trouxe à tona a importância da indústria nacional de jogos. Desenvolvedores brasileiros têm conquistado reconhecimento tanto no cenário nacional quanto internacional, criando jogos inovadores e de grande qualidade. Jogos como Horizon Chase Turbo e Dandara são provas de que o mercado nacional também é capaz de produzir ótimos títulos.

Foto: Unsplash

Forte presença no e-commerce e em marketplaces

Devido a esse forte crescimento, o e-commerce têm se tornado cada vez mais relevante para varejistas de jogos. Atualmente, digitalizar os canais de venda é mais do que uma opção, é uma necessidade de sobrevivência dentro do segmento de varejo. Dessa forma, os marketplaces representam uma vitrine de alta visibilidade na internet.

Essa forte presença no e-commerce e em marketplaces também beneficia os desenvolvedores e as empresas do setor de games. Eles têm a oportunidade de alcançar um público mais amplo e diversificado, ampliando suas vendas e aumentando a visibilidade de seus produtos. Além disso, a venda direta através dessas plataformas pode proporcionar uma margem de lucro maior em comparação com a distribuição tradicional.

Algumas tendências para os próximos anos no mercado de games

Apesar dos números assustadoramente altos nesses últimos anos, o setor de games está longe de ter atingido todo o seu potencial. Existem ainda diversas possibilidades para serem exploradas nos próximos anos. Entre elas, destacam-se:

  1. Cloud Gaming

Espera-se que os jogos em nuvem se tornem cada vez mais populares. Serviços como Google Stadia, Microsoft xCloud e Amazon Luna estão permitindo que os jogadores transmitam jogos diretamente pela internet, eliminando a necessidade de hardware poderoso. Isso significa que jogos de alta qualidade poderão ser acessados em dispositivos de baixo desempenho, como smartphones, tablets e smart TVs. Além disso, essa abordagem oferece a possibilidade de jogar em qualquer lugar, sem a necessidade de downloads ou instalações.

  1. Aumento dos “Wholesome Games” e jogos casuais

Outra tendência que pode ser observada é o aumento dos “Wholesome Games”, jogos sem violência com aspecto mais narrativo, e de jogos hipercasuais, que sejam mais rápidos e de fácil acesso aos jogadores. Os gráficos já não são mais o que faz toda a diferença para parte do público, por isso, games que tenham uma veia mais divertida com um bom multiplayer devem ser uma tendência relevante nos próximos anos.

  1. Metaverso

Não é por acaso que esse tema tem ganhado tanto espaço nas mídias especializadas. Os universos virtuais (metaversos) têm o potencial de se tornarem espaços online dinâmicos e interconectados, onde os jogadores podem explorar, socializar, criar e até mesmo realizar transações comerciais. Empresas como a Epic Games, com o Fortnite, e a Roblox Corporation, com o Roblox, estão trabalhando para construir seus próprios metaversos, oferecendo aos jogadores um ambiente expansivo e interativo.

Comentários
Assista ao vídeo