Informes - GERAIS

“Acerola”: Em novo single, Marcela Brandão encontra a sonoridade que guia seu próximo EP, “Petricor”

19 de Maio de 2023

Canção é uma homenagem ao estilo de vida interiorano de seu avô e as memórias afetivas criadas dentro dessa vivência

Foto: Divulgação

Um dos maiores desafios de um artista, ao tentar fazer com que sua obra impacte cada vez mais pessoas, é tornar as suas experiências pessoais palatáveis para esse público. É fazer com que letra e melodia criem juntas um universo no qual o ouvinte possa entrar e sentir a mensagem passada. “Acerola”, novo single da cantora paulistana Marcela Brandão, cumpre bem esse desafio ao nos convocar para seu mundo e suas vivências.

Mais do que imediatamente remeter ao sabor ácido da fruta, a canção transforma uma vivência pessoal e nostálgica da cantora em uma doce letra com aroma e som da vivência no interior. “É uma homenagem ao meu avô, que é a personificação do sertão para mim e quem me proporcionou toda essa vivência do interior. [A música] conta com uma memória afetiva muito forte e pessoal”, conta Marcela sobre a novidade, que vem acompanhada por um clipe gravado em estúdio e pela divulgação de vídeos dos bastidores em suas redes sociais.
 
Capa do single “Acerola”)

É tão íntimo que às vezes eu sinto que só acontece comigo, mas percebi que muita gente hoje tem essas figuras na vida, essas pessoas que trazem a vivência do interior. O Brasil tem memória muito forte com raízes, então todo mundo acaba tendo essa pessoa na vida”, reflete a cantora, inspirada por nomes como Nando Reis e Cássia Eller. Vale sempre lembrar que o Brasil é um país de dimensões continentais, que não se restringem apenas à cultura cosmopolita do eixo Rio-São Paulo. “O que ele ensinou não se aprende na escola, não se pode comprar e nem se pega no ar”, reitera a letra.

Tudo isso ainda reforça a mensagem principal por trás do EP Petricor, do qual a nova canção faz parte e que será disponibilizado em breve. A ideia é que ouvinte saiba mais sobre o universo de Marcela, mas que também possa ter contato com o Brasil “raiz”, com uma sonoridade ampla e, por assim dizer, inclusiva.

“Acerola”, assim como o single anterior “Espécies Raras”, é mais um fruto da parceria entre Marcela e Fred Sommer, com produção musical de Maycon Ananias.

SOBRE MARCELA BRANDÃO

A música está desde cedo nas veias da artista paulistana Marcela Brandão, que começou a tocar violão aos oito anos de idade. Seguindo o desejo de se profissionalizar cada vez mais, pouco tempo depois, começou a estudar na CLAM, escola do Zimbo Trio, além de ter feito preparação vocal com Bruna Caram. Com o passar do tempo, Marcela se tornou cantora, compositora e instrumentista com forte personalidade musical, buscando sempre fazer de seu som o mais amplo possível, conciliando o urbano e o rural.

Além da vivência musical, a cantora também cursou Gastronomia e em Letras, que ampliaram ainda mais a criatividade e as possibilidades da cantora. Começou a carreira tocando em barzinhos e, sempre querendo mais, foi usando suas experiências para consolidar gradativamente a sua linguagem musical, influenciada por um espectro amplo de artistas que englobam o Brasil todo, indo de Cássia Eller a Almir Sater.

Após seu primeiro lançamento, o EP Retorno de Saturno (2020), Marcela foi desenvolvendo sua sonoridade cada vez mais, com a ajuda de produtores e músicos que estavam alinhados com sua proposta de fazer música para o Brasil de forma ampla. Atualmente, ela desenvolve o lançamento de seu novo trabalho Petricor, no qual a cantora acredita ter encontrado a sua musicalidade ideal. Além dos singles “Espécies Raras” e “Acerola”, mais 3 músicas se juntarão à narrativa do novo EP.

FICHA TÉCNICA – “ACEROLA”

Letra: Marcela Brandão e Fred Sommer
Voz: Marcela Brandão
Bateria: Marcelo Vig
Baixo: Guila
Violões: Marco Vasconcellos / Áureo Gandur
Acordeão: Maycon Ananias
Teclados: Maycon Ananias
Arranjo: Maycon Ananias / Áureo Gandur
Produção Musical: Maycon Ananias
Coprodução musical: Clemente Magalhães
Direção musical: Clemente Magalhães
Mixagem: Renato Alscher
Masterização: Carlos Freitas 
Estúdio: Corredor 5, Rio de Janeiro

LETRA – “ACEROLA”

Meu avô me ensinou a comer acerola
E colher o que der
Carambola no pé
Feito uma constelação

Meu avô me ensinou a ir sempre na bola
E na vida ter fé
De granola ou café,
Somos no universo um grão

Ver na terra ecoar
Um som de flor
A noite vai revelar
Todo meu interior
Todo céu tem mais cor
Quando se vê na escuridão

E o que ele ensinou
Não se aprende na escola
Não se pode comprar
Nem se pega no ar
É preciso coração

Ver na terra ecoar
Um som de flor
A noite vai revelar
Todo meu interior
Todo céu tem mais cor
Quando se vê

Todo meu interior
Todo céu tem mais cor
Quando se vê na escuridão

ASSISTA:

Comentários
Assista ao vídeo