Colaboradores - Tânia Voss

Público lota eventos culturais em São Paulo

19 de Maio de 2023

Paula Toller chega a São Paulo com o show "Amorosa"

A cantora Paula Toller retorna a São Paulo para apresentar sua nova turnê Amorosa, no dia 27 de maio, às 22h, na casa Tokio Marine Hall.

 O show, que comemora os 40 anos de sucesso da cantora, Paula traz um convidado especial: DJ Meme, que fará uma participação durante a apresentação, trazendo uma combinação da música eletrônica e pop rock.

No repertório, além dos grandes sucessos, a cantora apresentará seu último lançamento: "Com muita emoção, vamos tocar a música Perguntas, do Beni Borja, meu saudoso amigo e parceiro nos primórdios do Kid Abelha", diz Toller. "'Amorosa' é uma celebração de toda minha carreira, mas também um propósito de vida daqui pra frente", projeta a artista.

Paula Toller| Foto: Divulgação

Zeca Baleiro libera seu novo single "Vento de Outono" nesta sexta-feira, 19 de maio

Zeca Baleiro libera nos aplicativos de música Vento de Outono, o primeiro de uma série de singles inéditos que chegarão semanalmente nas plataformas digitais e que culminaram com o lançamento de um EP autoral. Os singles e o EP inauguram a celebração de 26 anos de carreira do artista, que ainda prepara um disco de samba autoral e um álbum com Chico César. Um talk show e um livro de memórias também estão no prelo.

Vento de Outono foi uma das primeiras canções que fiz quando se deu o isolamento causado pela pandemia de covid-19. Era outono naturalmente. Eu buscava compor algo leve, radiofriendly, como dizem os executivos da música, quando vi as folhas da amendoeira frondosa da minha rua começando a se desprender, formando um belo tapete de folhas secas na rua. Então um primeiro verso me ocorreu - ‘vento de outono vem e cai a folha’ - e este verso simples desencadeou uma livre associação de ideias baseada na rima. É uma canção de saudade, ausência e perda, sentimentos que me tomaram naqueles dias e, suponho, a muitas pessoas também”, relembra Zeca.

Vento de Outono foi produzida pelo próprio artista, com sua banda e Érico Theobaldo. Zeca Baleiro canta acompanhado por Pedro Cunha (teclados), Tuco Marcondes (guitarra), Fernando Nunes (baixo), Kuki Stolarski (bateria), Tiquinho (trombones), Hugo Hori (sax e flauta) e Érico Theobaldo (programação e synths). A mixagem é de Sérgio Fouad e a masterização de Flávio Decaroli Sani. O single é um lançamento da Saravá Discos com distribuição digital da ONErpm.

Nos últimos anos, Baleiro lançou uma dezena de singles em colaborações com diferentes artistas, alguns em parceria e outros em dueto. Vento de Outono é seu primeiro lançamento solo desde "O Tempo Não Espera" (2021) e o duplo single “Forró de Ilusão + Face” (2021).

Zeca Baleiro lança ‘Vento de Outono’ (crédito foto: Diego Ruahn)

Zeca Baleiro | Foto: Divulgação

Zeca Pagodinho embarca, no final de maio, para uma turnê internacional

Zeca Pagodinho, que está vivendo um ano intenso desde fevereiro, quando foi homenageado, sendo enredo da Acadêmicos do Grande Rio, escolheu 2023 para consolidar seu trabalho no exterior. No dia 23 de maio, ele embarca para uma turnê pelos EUA e Canadá. O artista fará shows em cidades como Boston, Montreal, Berkeley, Orlando, Nova York, entre outros. E a carreira internacional não para por aí, em julho, será a vez de Portugal e Irlanda. Já em outubro, ele estará de volta a Portugal, para show em Lisboa e, na sequência, se apresenta em Londres, Estocolmo, Amsterdam, Paris e Berlim. Mas vale dizer que, nos intervalos, Zeca estará por aqui fazendo também a alegria dos brasileiros com apresentações em SP, Brasília, Belo Horizonte, Manaus e Rio de Janeiro, onde fará show, dia 30 de setembro, no Qualistage. Este último irá marcar o encerramento da turnê brasileira de “Mais Feliz”.

Zeca Pagodinho | Foto: Divulgação

Minha Vida em Marte, de Mônica Martelli volta em curta temporada na cidade de São Paulo, no Tokio Marine Hall

Minha Vida em Marte está de volta a São Paulo. A comédia já levou mais de 300 mil espectadores ao teatro e originou versão cinematográfica que conquistou milhões de espectadores

A comédia Minha Vida em Marte, de Mônica Martelli, volta à cidade de São Paulo, desta vez na casa de shows Tokio Marine Hall, nos dias 15, 16 e 17 de junho de 2023. É o retorno da comédia a São Paulo, após o sucesso absoluto da temporada passada, na capital Paulista e uma passagem com ingressos esgotados no Rio de Janeiro.

Minha Vida em Marte traz a personagem Fernanda, casada há oito anos e em crise no casamento. Vamos ver a protagonista tentando encontrar saídas para as intolerâncias diárias que a rotina traz, a falta de libido, o acúmulo de mágoas e as expectativas frustradas. “A personagem luta contra o medo da separação, o medo da solidão, o medo de ressignificar sua vida e, claro, o medo de se separar com 45 anos numa sociedade machista onde a mulher não tem permissão para envelhecer”, explica Mônica.

Tendo como inspiração suas próprias experiências, Mônica leva ao teatro um monólogo bem-humorado que aproxima através do riso e leva homens e mulheres à reflexão. E assim a atriz se confirma como uma das autoras brasileiras que melhor traduzem o comportamento feminino moderno. Será que é possível voltar a se apaixonar pelo marido? Ou a solução é se separar? A comédia toca ainda em temas como traição, machismo, trabalho duplo da mulher e educação dos filhos. Minha Vida em Marte é um texto libertador que foi escrito sob a premissa de que ser feliz é fundamental.

Desde que estreou, em 2017, Minha Vida em Marte passou por dezenas de cidades brasileiras, sempre com sessões esgotadas, sendo vista por mais de 300 mil espectadores e recebendo cinco indicações a prêmios. Além disso, a peça inspirou o filme homônimo que levou mais de cinco milhões de espectadores aos cinemas e que marca a sua última atuação com o amigo Paulo Gustavo (1978-2021). Assim como no teatro e na televisão, Mônica foi dirigida por sua irmã, Susana Garcia, celebrando mais uma vez o sucesso da parceria.

Mônica Martelli | Foto: Divulgação

O guitarrista mundialmente renomado, Stanley Jordan, se apresenta dia 25 de maio, no Blue Note São Paulo

O quatro vezes indicado ao Grammy, um dos mais renomados guitarristas do mundo, Stanley Jordan, está de volta ao Brasil para um espetáculo imperdível, dia 25 de maio no Blue Note São Paulo.

O virtuoso guitarrista Stanley Jordan, conhecido pelo seu estilo característico de tocar guitarra, sempre exibiu uma personalidade musical camaleônica de abertura, imaginação, versatilidade e ousadia independente. Sejam reinvenções ousadas de obras-primas clássicas ou explorações emocionantes através de sucessos do pop-rock, para incursões de jazz direto e ultramoderno trabalhos solo de improvisação ou com um grupo-Jordan sempre pode ser contado para levar os ouvintes em jornadas de tirar o fôlego para o inesperado.

A chave para a aclamação rápida de Jordan foi seu domínio de uma técnica especial no braço da guitarra. Em vez de dedilhar e palhetar convencionais, a inovadora "técnica de toque" de Jordan é uma forma avançada de tocar com as duas mãos. Enquanto um punhado de outros jogadores usavam técnicas semelhantes, as texturas fluidas e multicamadas de Stanley e o puro virtuosismo elevaram o nível de excelência. Mas sua técnica, embora impressionante, é sempre um meio para um fim musical. Sua música é imbuída de calor e sensibilidade que conquistou a imaginação de ouvintes em todo o mundo. Um pianista com formação clássica antes de tocar violão, Jordan queria maior liberdade para expressar os acordes em seu violão, então ele aplicou os princípios do piano para fazer isso. A técnica de toque de Jordan permite ao guitarrista tocar melodia e acordes simultaneamente com um nível de independência sem precedentes. Também permite que Jordan toque simultaneamente em duas guitarras diferentes, ou mesmo na guitarra e no piano. Ele diz que "penso nisso como um único instrumento, mas com uma ampla gama de cores tonais - é por isso que o faço."

Até o momento, Jordan já se apresentou em mais de 60 países em 6 continentes. Ele já se apresentou em muitos festivais, incluindo o Kool Jazz Festival, o Concord Jazz Festival e o Montreux International Jazz Festival. Durante a década de 1980, ele colaborou com diversos artistas, incluindo apresentações com Art Blakey e Richie Cole e gravações com Stanley Clarke e Kenny Rogers. A faixa com Rogers, "Morning Desire", tornou-se a música country nº 1 da América em 1986. Mais tarde, Jordan tornou-se um convidado frequente de Les Paul durante as lendárias noites de segunda-feira de Paul no Iridium em Nova York. Hoje Jordan se apresenta frequentemente como solista e com sua banda, além de colaborar com outros guitarristas como Kevin Eubanks, Sharon Isbin e Muriel Anderson. Ele também é um convidado frequente de jam bands como Dave Matthews Band, String Cheese Incident, Phil Lesh, Moe e Umphrey's McGee.

Jordan recebeu quatro indicações ao Grammy. Seu álbum mais recente, "Friends", foi indicado ao NAACP Image Award. O crítico de jazz do Los Angeles Times, Leonard Feather, escreveu: "Gênio é uma palavra frequentemente usada nos círculos musicais, mas foi aplicada com razão a Stanley Jordan."

Stanley Jordan | Foto: Divulgação

Maria Marcella lança álbum em homenagem a cantora Dolores Duran no dia 2 de junho

Disco Maria Marcella Canta as Dores de Dolores Duran reúne nove releituras de clássicos e canções de uma das maiores intérpretes da música brasileira

Mais do que uma grande influência musical para a cantora Maria Marcella, Dolores Duran sempre foi um exemplo inspirador de mulher. Forte, determinada, compositora de mão cheia e muito à frente do seu tempo, a artista falecida em 1959, aos 29 anos, ganha agora uma nova homenagem. Maria Marcella Canta as Dores de Dolores Duran é o nome do álbum que chega dia 2 de junho em ttodas as plataformas de música, com nove faixas que traduzem toda a admiração que Maria Marcella sente por Dolores.

Lançado pela gravadora e produtora Kuarup, o disco traz releituras, entre grandes sucessos e músicas menos conhecidas da obra da artista: Por Causa de Você e A Banca do Distinto, já lançadas previamente em singles; além de Carioca, O Amor Acontece, A Noite do Meu Bem, Manias, Coisas de Mulher, Solidão e Prece de Vitalina. A produção musical e os arranjos são de Patrick Angello.

Maria Marcella | Foto: Divulgação

Show de Lançamento

Para celebrar o lançamento do projeto e comemorar a vida de Dolores Duran, Maria Marcella fará um show no dia 8 de junho de 2023, às 20h, na casa que leva o nome da homenageada, o Dolores Club, no Rio de Janeiro, um dia após a data em que a cantora e compositora, se estivesse viva, completaria 93 anos. Será também uma estreia marcante para o local, que receberá pela primeira vez um show exclusivo dedicado à artista. Maria Marcella pretende levar o espetáculo para todo o Brasil. O endereço do Dolores Clube é: rua do Lavradio, 10 – Centro – Rio de Janeiro.

O projeto traz as canções preferidas de Maria Marcella do repertório de Dolores, que ganham interpretações delicadas, sensíveis e cheias de paixão da intérprete, em seu quarto álbum de estúdio. As faixas também ganharão vídeos que serão lançados em seu canal no YouTube: https://www.youtube.com/@cantoramariamarcella7562

Dolores Duran tem uma importância enorme para a música brasileira. Com apenas 29 anos de vida, ela quebrou muitos paradigmas, como por exemplo, cantando na noite e em muitos lugares que nunca haviam recebido mulheres, e ainda por cima uma mulher negra, nessa posição. Além disso, ela era uma compositora muito talentosa e sensível num tempo em que havia pouquíssimas mulheres compondo”, conta a artista, que possui em seu histórico parcerias com nomes ilustres como Dori Caymmi, Gilson Peranzzetta e João Coutinho.

A admiração da cantora por Dolores vai muito além do âmbito musical e passa também pela forma intensa com que a homenageada vivia e enfrentava o conservadorismo dos anos 1950, não se importando, por exemplo, com o corpo fora dos padrões, algo que também gera identificação em Maria Marcella.

A forma como ela cantava e compunha sempre me fascinou. Dolores tinha preferência por músicas tristes, densas, emocionantes, apesar de ser uma pessoa alegre e ousada. Eu também sou assim e sinto que temos um verdadeiro vínculo. Toda vez que eu canto Dolores, eu me apaixono de novo, é uma emoção diferente a cada interpretação”, diz.

Baixe do Wetransfer o álbum Maria Marcella Canta as Dores de Dolores Duran através do link: https://we.tl/t-d6dDThk9F4

Projeto quer apresentar a obra de Dolores Duran às novas gerações | Foto: Divulgação 

Roberta Miranda lança a música “Desatemos os Nós”

Ousada e romântica, Roberta Miranda lança a canção “Desatemos os Nós”. Sempre falando do amor de forma única, a eterna ‘Rainha da Música Sertaneja’ apresenta neste single o sentimento visto por uma nova perspectiva, fazendo um comparativo entre o amor de Deus, que é puro e livre de julgamentos, com o amor do ser humano, que, muitas vezes, se torna bastante complicado. O lançamento em todas as plataformas digitais acontece nesta quinta-feira (18/5).

Na canção de autoria própria, Roberta Miranda convida o público a uma reflexão sobre o amor e as formas de amar. “O amor do ser humano é cheio de conflitos, rejeições e julgamentos. Por que complicá-lo tanto? O amor é puro em sua essência. Ele é livre, sem preconceitos e é para todos nós, independentemente de gênero, orientação sexual ou de qualquer outra questão. Essa é a mensagem que quero passar nessa canção. Logo mais, estaremos lançando o videoclipe que está incrível. Aguardem surpresas”, comenta a artista que contou com uma equipe de mais de 50 profissionais durante as gravações.

Roberta Miranda | Foto: ONErpm / The Music Journal

 Paulinho Moska, a cantora mineira Patrícia Ahmaral lança “Jardim da Noite”

Com participação especial de Paulinho Moska, a cantora mineira Patrícia Ahmaral lança “Jardim da Noite (Esses Dias)” canção inédita, composta por Zeca Baleiro sobre poema de Torquato Neto.

O single já está disponível nas plataformas digitais e antecipa mais uma faixa do repertório do álbum “A Coisa Mais Linda Que Existe - Patrícia Ahmaral Canta Torquato Neto - vol.2”, segunda parte de um projeto duplo em que a intérprete gravou parcerias musicais do poeta piauiense, no primeiro songbook dedicado a esse autor.

O poeta piauiense Torquato Neto (1944-1972), multiartista, um dos mentores da Tropicália e letrista em obras seminais na história da canção brasileira moderna, segue com uma impressionante produção póstuma, desde sua morte há 50 anos.

Além de documentários, reuniões, teses acadêmicas, mostras em torno de seu legado artístico, sua criação “musical” encontra-se em plena construção, em parcerias da lavra de novas gerações de autores e autoras. É o caso de “Jardim da Noite (Esses Dias)”, que o compositor Zeca Baleiro cunhou no ano de 2018, num dos contatos com a poesia de Torquato. A faixa, ainda inédita em disco, acaba de ser gravada pela cantora Patrícia Ahmaral e já está disponível nas plataformas digitais. Ao modo confessional do poeta, a canção abre com os versos “repara a cor do dia/ reparo a torre da TV/ não há madrugada mais fria/ do que esses dias sem você…” e traz uma emocionante participação do compositor e cantor Paulinho Moska, dividindo a interpretação com Patrícia.

Com produção musical do Multi-instrumentista Rogério Delayon, o single é o segundo e último, antecipando o repertório do álbum “A Coisa Mais Linda do Existe - Patrícia Ahmaral canta Torquato Neto - vol.2”, segunda parte do projeto duplo, em que Patrícia canta músicas de Torquato feitas com Gilberto Gil, Edu Lobo, Caetano Veloso, Jards Macalé, Chico César, Nonato Buzar, Carlos Pinto, entre outros nomes. O primeiro single deste volume 2 foi “Go back” (Sérgio Britto e Torquato Neto), faixa lançada em abril (https://found.ee/goback).

Ouça “Jardim da Noite (Esses Dias)” aqui:  https://found.ee/jardimdanoite-essesdias

Patrícia Ahmaral e Paulinho Moska | Foto: Andrea Nestrea
Comentários
Assista ao vídeo