Informes - GERAIS

Museu Louvre: Curiosidades sobre o mais famoso museu de Paris

12 de Maio de 2023

O Museu do Louvre, localizado nas margens do rio Sena, é um ícone de representação da riqueza cultural francesa. Sua grandiosa estrutura, que se mantém firme por séculos, é testemunha tanto de períodos de guerra como de paz.

Com sua vasta extensão, em seus 6 hectares de área da galeria, e impressionante coleção, o museu encantou inúmeras gerações de visitantes. Se você planeja conhecer alguns fatos curiosos sobre este lugar fascinante, e onde conseguir ingressos para ver esse espetáculo de perto, continue lendo.

Foto: Divulgação/ Pexels

66% das obras do Louvre são francesas

Uma grande proporção das obras de arte em posse do Louvre consiste em pinturas, com um total de cerca de 7.500 delas espalhadas pelos oito departamentos da galeria.

Ele abriga uma coleção de mais de 460.000 objetos e exibe cerca de 38.000 obras de arte. Dos artistas que aspiram com essas pinturas, mais de 66% são de origem francesa, incluindo algumas das obras mais famosas, como A Balsa da Medusa e A Coroação de Napoleão.

O museu já foi uma fortaleza

O Louvre foi originalmente construído como uma fortaleza em 1190 pelo rei Filipe II da França, com o propósito de proteger a cidade contra invasores. Ela foi concluída em 1202 e posteriormente transformada em residência real pelo rei Carlos V no século XIV.

Durante a Revolução Francesa, uma coleção real foi confiscada e, em 1793, e ele foi aberto ao público como Muséum Central des Arts de la République, apresentando uma coleção de 537 pinturas e 184 objetos de arte. Foi assim que ele nasceu, em meio a um período turbulento de política obrigatória.

Dimensão

O Museu do Louvre é o mais popular mundialmente, com uma quantidade de visitantes significativamente maior do que qualquer outro. Em segundo lugar está o Museu Nacional da China, seguido pela Tate Modern em Londres e os do Vaticano.

Em 2019, antes da pandemia, ele recebeu cerca de 9,6 milhões de visitantes, equivalendo a cerca de 40 visitantes por minuto.

A principal atração é, sem dúvida, a Mona Lisa, uma obra-prima de Leonardo da Vinci que atrai uma média de 20 mil visitantes por dia. Além disso, ele abriga a mais antiga obra de arte, com 9 mil anos — uma estátua do sítio arqueológico de Aïn Ghazal, na Jordânia.

A ligação com Napoleão

Napoleão Bonaparte usou o Louvre como uma ferramenta de propaganda para mostrar suas conquistas e realizar exibições grandiosas.

Os salões do palácio foram preenchidos com espólios de suas campanhas militares, incluindo coleções do Vaticano e descobertas arqueológicas do Egito.

Em 1803, o museu foi renomeado com seu nome, em homenagem a Napoleão. Ele permaneceu até 1814, sendo inspirado no projeto de expansão, realizado por Napoleão III.

Roubo da Mona Lisa

Em 21 de agosto de 1911, a Mona Lisa foi roubada do Louvre por Vincenzo Peruggia, um italiano. Naquela época, a obra de arte não era tão famosa quanto é hoje, mas o roubo mudou tudo isso.

As imagens da pintura apareceram em jornais em todo o mundo, tornando-se um nome conhecido globalmente. Durante dois anos, a pintura intacta continuava desaparecida, enquanto a Mona Lisa se torna cada vez mais famosa. Inclusive, Pablo Picasso foi considerado suspeito.

Foi apenas quando o vidraceiro tentou vender a obra a um negociante de arte italiano que as autoridades foram alertadas e a pintura foi recuperada. Quando finalmente foi resgatada, a Mona Lisa se tornou a pintura mais famosa e icônica do mundo.

Ingressos para o Museu do Louvre

O exterior do Museu do Louvre já impressiona com sua cúpula triangular, mas comprando os tickets para o Museu do Louvre, você fica ainda mais surpreso ao visitar o interior dele. Lá, você encontrará algumas das obras mais icônicas, como a “Mona Lisa” e a “Vênus de Milo”.

Em nossa página você encontrará as opções mais seguras e práticas de realizar essa aventura em Paris, comprando os ingressos com antecedência, você pode economizar tempo ao evitar filas extensas na entrada.

O que está incluso na compra pelo Hellotickets:

  • Entrada para o Louvre;
  • Acesso instantâneo;
  • Passagem às exposições permanentes;
  • Acesso às exposições temporárias (sujeito à disponibilidade)
  • Entrada ao Museu Eugène Delacroix (somente na data da reserva)

Diante dessas curiosidades é impossível não querer visitar o Louvre em Paris, compre seus tickets e desfrute de uma experiência completa. E não se esqueça de compartilhar conosco sua visita!

Comentários
Assista ao vídeo