Business - Agronegócio

Inovação! Conheça a terceira revolução das brachiarias na Agrishow

5 de Maio de 2023

A brachiaria Dunamis, que tem revolucionado o manejo de pastagens, será destaque no stand do Grupo Milagro

Foto: Divulgação

Protagonista da terceira “revolução” no cultivo de brachiarias para pastagens, a variedade Dunamis será um dos destaques na Agrishow, uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo, que deve reunir cerca de 200 mil pessoas, em Ribeirão Preto, entre os dias 1 e 5 de maio. Além de conhecer as características dessa variedade inovadora, capaz de resistir a pragas e se fixar em diversos tipos de solo, os visitantes que passarem pelo stand do Grupo Milagro, desenvolvedor do produto, também terão a oportunidade de adquirir as sementes com descontos, pagamento facilitado e entrega no período ideal para o plantio.

A Dunamis é considerada revolucionária por ser um híbrido que une as qualidades das brachiarias Decumbens e Marandu, já largamente plantadas no Brasil. Especialistas explicam que, no início da década de 1970, a introdução da Decumbens representou a primeira revolução nas fazendas de pastagem, possibilitando a abertura de novas áreas de cultivo. No entanto, as plantações passaram a sofrer com pragas como a cigarrinha. A partir de 1984, a chegada da brachiaria Marandu desencadeou uma segunda revolução no setor ao proporcionar maior resistência às pragas. Contudo, a nova variedade trouxe outros desafios, já que ela não produz estolões e tem problemas para se enraizar no solo.

Essas dificuldades, no entanto, já podem ser solucionadas graças à Dunamis, que representa a terceira revolução nesse mercado. Ela tem como principal característica a presença dos estolões: um tipo de enraizamento lateral que se torna um meio de propagação da planta. Esses estolões existem na variedade Decumbens, mas estão ausentes na Marandu, que predomina atualmente. Devido a essa qualidade, a Dunamis pode facilitar a cobertura do solo, diminuir a degradação da área plantada e aumentar a longevidade do pasto, consequentemente melhorando a produtividade, a sustentabilidade e a lucratividade da fazenda. Ela apresenta, ainda, outras vantagens em relação às demais brachiarias, tais como: 

  • Crescimento inicial muito superior ao da Marandu e da Decumbens;
  • Resistência à cigarrinha das pastagens;
  • Fácil adaptação a solos de baixa fertilidade. (pH 4,8 a 5,5), solos arenosos e terrenos com alta declividade;
  • Melhor controle de erosões;
  • Maior tolerância à seca se comparada à Marandu;
  • Boa tolerância a períodos curtos de encharcamento do solo (15 a 30 dias) se comparada à Marandu (3 a 6 dias);
  • Tolerância a Rhizoctonia (um dos fungos causadores da morte súbita das brachiarias);
  • Facilidade de plantio em covas em solo arenoso e sem correção;
  • Teores de proteína bruta e digestibilidade superiores aos da Marandu.

De acordo com o diretor de marketing e vendas da Milagro Agro Brasil, Alexandre Hemza, clientes que já usam a Dunamis têm relatado benefícios para seus negócios. “Temos um depoimento de um cliente que plantava mombaça, um dos capins mais usados para gado leiteiro. Quando ele começou a plantar Dunamis e as vacas passaram a se alimentar dessa variedade, saltaram de uma produtividade de 8 a 9 litros por dia para uma média de 12 litros diários”, conta.

Hemza afirma, ainda, que a feira Agrishow será uma oportunidade única para quem deseja adquirir as sementes, já que as condições especiais não serão oferecidas ao longo do restante do ano. “Somos uma empresa que leva a tecnologia ao campo de maneira acessível. Nesse evento, vamos reforçar essa característica”, diz ele.

Saiba mais, acesse o site: www.milagroagrobrasil.com.br

Comentários
Assista ao vídeo