Cultura - Educação

Como conseguir terminar aquilo que se começa?

12 de Abril de 2023

Em livro publicado pela Editora Hábito, Jon Acuff, autor best-seller do The New York Times, instiga iniciadores crônicos a finalizarem suas tarefas

Por que as pessoas abandonam projetos? Qual a razão de iniciar um planejamento, mas não terminar? Como concretizar as metas? São respostas para perguntas relacionadas a esse tema que o jornalista Jon Acuff busca responder em Termine: a alegria de acabar o que você começa, lançamento da Editora Hábito.

Logo nas primeiras páginas do livro, o autor conta que lutou contra um fantasma errado e lidava com as próprias frustrações. Segundo ele, muitas listas de resoluções elaboradas e pensadas para o início de um novo ano não são executadas. Para o autor, esse era um problema decorrente da falta de esforço.

“Comecei a levantar mais cedo, tomava bebidas energéticas suficientes para matar um cavalo, contratei um coach e passei a comer mais superalimentos. Nada funcionou, mas desenvolvi um belo tremor nas pálpebras por causa de tanta cafeína. Parecia que eu estava flertando com todo o mundo, batendo os cílios, sabe?”, relata Jon Acuff.

Termine: a alegria de acabar o que você começa é uma obra dedicada para aqueles que estão cansados de serem iniciadores crônicos e desejam tornarem-se finalizadores consistentes. Segundo o autor, existem duas opções: continuar a se cobrar cada vez mais, ou dar-se o presente de concluir seus objetivos.

As estratégias dele são baseadas em estudos, com centenas de participantes, conduzidos por um pesquisador. A proposta é que o leitor se divirta, elimine regras secretas e escolha algo para falhar intencionalmente. Isso porque, como já apontam diversos especialistas, quem se diverte tem a tendência em ser mais bem-sucedido.

Experiências como as de Jon Acuff estão representadas também em dados. Uma pesquisa do WalletHub relatou que até 92% das resoluções de ano novo acabam falhando. Além disso, segundo levantamento da MindMiners em 2020, 33% dos brasileiros abandonaram algum projeto ou objetivo pessoal no ano anterior.

Objetivos que você se recusa a tentar atingir não desaparecem; tornam-se fantasmas que o assombram. Sabe por que, hoje em dia, as pessoas se enfurecem e se ofendem na internet e põem logo a raiva para fora? Porque a paixão delas não tem outra saída. Quando você se recusa a usar a alegria, não deixa de ser capaz de senti-la; apenas canaliza toda essa energia para outro lugar. Muitos trolls nasceram da dor de cabeça de uma meta que não ousaram terminar. Talvez um troll seja só alguém que perdeu para o perfeccionismo tantas vezes que desistiu de seus objetivos e decidiu derrubar os de outra pessoa. Mas nós tentamos, agimos, fracassamos e tentamos de novo. Por que eu acredito em acabar as coisas que começamos? Porque eu acredito em você. Eu acredito que há mais.

(Termine: a alegria de acabar o que você começa, p. 183 e 184.)

Diante de própria angústia de Jon, a ideia para Termine: a alegria de acabar o que você começa surgiu enquanto ele ministrava um curso online de trinta dias para ajudar as pessoas a atingirem seus objetivos. O jornalista aprendeu — e quer repassar — que os exercícios mais eficazes não são aqueles que conduzem a esforços maiores, mas os que aliviam a pressão. Para ele, o obstáculo mais traiçoeiro é o perfeccionismo.

Ficha técnica:
Título: Termine: a alegria de acabar o que você começa
Autor: Jon Acuff
Editora: Hábito
ISBN: 978-65-84795-17-4
Páginas: 192
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 49,90
Link de venda: Amazon

Sobre o autor: Jon Acuff é um incentivador daqueles que desejam começar e completar com sucesso seus projetos. Formado em jornalismo pela Samford University e autor best-seller do The New York Times, seus livros, escritos com toque humorístico, são aclamados pelos críticos e pelos leitores. Quando não está escrevendo, Acuff pode ser encontrado no palco ministrando palestras.

Acompanhe o perfil da editora no Instagram@editorahabito

Acompanhe o perfil do autor no Instagram@jonacuff

Comentários
Assista ao vídeo