Viver - Mundo Pet

Por que devemos escovar os dentes dos cães?

5 de Abril de 2023

Quatro, a cada cinco cães, podem desenvolver doença periodontal grave, explica Aline Gaino, veterinária e gerente da Soft Care

Segundo dados da Comissão de Animais de Companhia (Comac) do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), em torno de 85% dos cachorros apresentam doença periodontal após os quatro anos de idade. Isso significa que quatro, a cada cinco animais de estimação, podem desenvolver periodontite, uma espécie de infecção bacteriana que afeta as gengivas e os dentes. No estágio inicial, pode ser facilmente tratada, porém, pode evoluir para uma doença mais grave quando não há tratamento e prevenção.

"A saúde começa pela boca, e apesar de parecer conversa de mãe, há um fundamento muito indispensável por trás disso: cuidar da saúde bucal é essencial. Existem muitas bactérias na boca que podem ser prejudiciais à saúde, tanto em humanos, como de animais. Dentre elas, a periodontite. Esta doença pode causar desconforto, dores, sangramento oral, inchaço e até a perda completa dos tecidos de sustentação e dos dentes dos animais. Por isso, a prevenção é tão importante", explica Aline Gaino, veterinária e gerente de Soft Care.

Com o objetivo de sensibilizar tutores acerca do tema, separamos três dicas essenciais para a saúde bucal de cães e gatos:

1.Acostume seu animal de estimação à escovação desde filhote. A escovação dos dentes deve ser iniciada nos primeiros meses de vida dos pets, o Gel Dental Mordisco de Carinho pode ser utilizado a partir de 4 semanas de vida e possui ativos que diminuem a coceira das gengivas e desconforto na troca dos dentes. Por conter sabor de biscoito de leite, o filhote é facilmente adaptado aos cuidados com a saúde oral.

2.Escove os dentes do seu cão ou gato diariamente ou pelo menos 3x por semana. Após os 7 meses de vida, a rotina de cuidados pode ser alterada para Dental Guard Suave Abrasão e o Dental Splash que previnem a formação da placa bacteriana e mau hálito. Já o Dental Special Care promove alívio de dentes e gengivas sensíveis. “Pets idosos, a partir de 7 anos, apresentam maior probabilidade em desenvolverem doenças periodontais graves, que podem levar a cirurgias que vão desde a remoção do cálculo dentário até a remoção total dos dentes, por isso se faz necessária a prevenção com a escovação frequente e a consulta com veterinário para avaliação da saúde bucal”, salienta Aline Gaino, veterinária e gerente de Soft Care, da Pet Society

3.Leve o seu mascote para consultas de rotina. Os pets devem passar por consulta veterinária de rotina pelo menos uma vez ao ano ou quando houver a suspeita de sintomas ou doenças bucais. Quanto mais cedo essas alterações forem diagnosticadas, mais assertivo é o tratamento.

Comentários
Assista ao vídeo