Informes - GERAIS

Dia Mundial da Saúde: indústria da cerveja mobiliza o consumo responsável da bebida

5 de Abril de 2023

Associadas ao SINDICERV atuam ativamente na educação e engajamento dos consumidores, com cursos e treinamentos em eventos por todo o país

O Dia Mundial da Saúde, celebrado todos os anos em 7 de abril, em comemoração ao aniversário de fundação da Organização Mundial da Saúde, neste ano terá como tema “Saúde para Todos”. Na data do 75º aniversário da OMS, a preocupação em torno da saúde pública mobilizará toda a sociedade em torno do enfrentamento dos desafios de hoje e de amanhã. Para a indústria brasileira da cerveja o consumo responsável da bebida mais apreciada no País é uma das principais prioridades do setor.

Para enfrentar os malefícios causados pelo consumo excessivo álcool para a saúde, as associadas do SINDICERV - Sindicato Nacional da Indústria de Cerveja, que representam 80% da produção nacional de cerveja, têm atuado ativamente na educação e engajamento dos consumidores, com cursos e treinamentos em eventos por todo o país..

As associadas foram pioneiras em desenvolver e patrocinar as principais iniciativas no país de combate à venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, para quem vai dirigir ou quem tenha restrições ao consumo de álcool.

“Oferecemos cursos ou treinamentos em alguns dos mais importantes eventos no calendário festivo nacional, em parceria com diversos segmentos da sociedade e do mercado, como médicos, ONGs, artistas, influenciadores digitais, redes varejistas, bares e restaurantes. O objetivo é conscientizar todos os consumidores, por isso, lideramos as pautas ligadas ao consumo responsável”, afirma o Presidente Executivo do SINDICERV, Márcio Maciel.

Ações das associadas

A Ambev tem, entre suas metas, o investimento de, no mínimo, US$ 1 bilhão em campanhas e programas de conscientização até 2025.

Seus programas de conscientização são: Dia da Responsa -- data simbólica que mobiliza mais de 30 mil funcionários em visitas em mais de um milhão de Pontos de Venda na conscientização e treinamento sobre o consumo inteligente.

Por meio da cultura, do esporte e do lazer, o Projeto NA RESPONSA colabora diretamente na formação de uma juventude mais saudável. O programa atua em parceria com diversas ONGs em todo o Brasil e tem como objetivo conscientizar famílias e jovens menores de 18 anos em comunidades de baixa renda.

Já o Grupo HEINEKEN, tem 10% de seu orçamento anual de mídia investido na plataforma de consumo responsável. A plataforma Day After Project tem foco na conscientização e na promoção de mudanças reais de comportamento nocivos ao uso de álcool e o Projeto WeLab, para jovens de 18 a 24 anos, tem foco em trazer experiência de autoconhecimento e mudança positiva de comportamento no consumo de bebidas alcoólicas.

Cerveja zero álcool em alta

A busca pelo consumo responsável impulsionou as vendas da categoria “não alcoólicas” que foi uma das mais bem-sucedidas nas vendas ao varejo, nos últimos anos. Segundo levantamento da empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International para o Sindicerv esse segmento registrou volume de 390, milhões de litros em 2022, um aumento em 37% em relação a 2021.

A crescente busca do consumidor por um estilo de bebida mais leve e equilibrado e os investimentos do setor em inovação e oferta do produto impulsionaram a categoria.

Redução do Consumo Nocivo de Álcool

O uso excessivo de álcool é um ponto de atenção global. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mais de 3 milhões de pessoas morrem anualmente pelo consumo nocivo, além das inúmeras consequências adversas causadas para a saúde.

Desde 2010, o Brasil tem empenhado esforços significativos a favor do consumo responsável e moderado de bebida alcóolica. Em dez anos do lançamento da Estratégia Global para Reduzir o Uso Nocivo de Álcool, em diminuir em 10% o consumo nocivo da substância até 2025, o Brasil apresenta avanços em indicadores da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo relatório do Centro de Informações Sobre Álcool e Saúde (CISA) - Álcool e a Saúde dos Brasileiros: Panorama 2021, de 2010 a 2018, o consumo de álcool per capta teve uma redução de 13% (de 8.5 litros para 7,4 litros), inferior a região das Américas (7,6 litros).

Os dados mais recentes de consumo excessivo de álcool pela população brasileira sinalizam que, ao menos neste quesito, o Brasil se aproxima de um retorno aos índices do período pré-pandemia. Em 2021, a frequência deste padrão de consumo foi de 18,3% para a população geral no conjunto das 27 capitais, indicando que, após o aumento em 2020, com prevalência de 20,9%, o consumo excessivo retornou aos patamares percebidos desde 2010.

Sobre o Sindicerv

O Sindicato Nacional da Industria da Cerveja é a entidade que representa as empresas responsáveis por cerca de 80% da produção de cerveja no Brasil. Atua continuamente para o debate de regulamentos, leis, normas, políticas públicas e práticas que contribuam com o desenvolvimento da indústria e suas respectivas cadeias produtivas.

Comentários
Assista ao vídeo