Business - Agronegócio

Santa Rita Estates comemora sua safra de 2023

29 de Março de 2023

A equipe de enologia do grupo apresentou um relatório que fala sobre o andamento da vindima, destacando as condições climáticas extremas que intervieram no processo

A Santa Rita Estates vivenciou uma safra diferente devido às altas temperaturas e geadas sem precedentes que abalaram os vinhedos no Chile e na Argentina. Por um lado, as vinícolas chilenas Santa Rita e Carmen passaram pelos meses mais quentes dos últimos anos, enquanto a argentina Doña Paula passou por uma frente polar que afetou vários setores produtivos e pelo calor que antecipou a safra.

O Gestor de Viticultura, Gerardo Leal, destacou que esta vindima tem sido historicamente quente, tendo-se atingido em janeiro e fevereiro as temperaturas mais extremas dos últimos 70 anos, entre os 32°C e os 34°C. E é o que está sendo vivenciado em grande parte do mês de março. Esse calor implica decisões importantes para o setor, seja pelas datas de colheita e pelo amadurecimento das uvas. “Há um avanço na colheita de pelo menos um mês, essa é a condição deste ano principalmente por causa do calor”, diz Leal.

Por sua vez, o vinhedo argentino diminuiu a quantidade de uvas colhidas devido às geadas de outubro de 2022, mas antecipa a produção de excelentes vinhos brancos devido à alta qualidade das uvas graças à ausência de chuva durante o período de maturação.

Quanto aos tintos, o Gestor de Viticultura e Enólogo de Doña Paula, Martín Kaiser, detalha que "as altas temperaturas, sobretudo as máximas, potenciaram a acumulação de açúcares e a maturação da fruta, pelo que se verifica um avanço de duas semanas no que respeita às datas históricas.

O relatório detalha que a colheita da vinícola Santa Rita Estates está prestes a terminar nas primeiras semanas de abril, já que as uvas brancas terminaram seu processo durante o mês de março e restam apenas as tintas, que já percorreram a maior parte do percurso.

Comentários
Assista ao vídeo