Informes - GERAIS

Leandro Verdan teve suas fotos roubadas e utilizadas para a aplicação de golpes cibernéticos

21 de Março de 2023

Os crimes cibernéticos estão cada vez mais comuns no mundo todo, e é muito fácil encontrar vítimas que acabaram perdendo uma quantidade significativa de dinheiro.

Foto: Divulgação

Os falsários costumam conversar com suas vítimas durante um período de tempo, até que em um certo momento, eles começam a pedir por quantias de dinheiro ou ainda iniciam uma extorsão.

Grande parte dos golpistas utilizam fotos de pessoas públicas da internet, que constantemente publicam e apresentam uma boa condição de vida, para que transpareça confiança. 

Contudo, as consequências para aqueles que têm suas fotos roubadas, são imensas, principalmente quando são acusados de algo que nunca fizeram.

E é justamente esse o caso de Leandro Verdan, que há tempos vem lutando contra a quantidade imensurável de fakes utilizando suas fotos.

Foto: Divulgação

Por transparecer uma vida confortável em seu Instagram e Facebook, tendo em vista que o mesmo trabalha como marinheiro em uma grande empresa do ramo de óleo e gás, além de também ser comunicador sobre a área de offshore, suas fotos estão sempre sendo utilizadas em diversos golpes.

A pessoa sempre usa a minha foto, cria um personagem. E eu não sei se é um cara, se é uma mulher ou uma organização criminosa que vem fazendo isso”, conta Leandro.

E tudo isso é extremamente grave, pois, as fotos são utilizadas inclusive em redes sociais desconhecidas pelo marinheiro. Ele explica que já foi até mesmo acusado por mulheres de ser o próprio falsário.

Algumas mulheres chegaram até mim pelo Facebook, pelo Instagram,  reclamando. Outras já chegaram descobrindo e algumas chegaram achando que eu era o falsário. E isso está acontecendo ao redor do mundo todo na América Latina, em vários países”, revela.

Foto: Divulgação

O comunicador digital tem a sua carreira muito bem estabelecida e suas redes sociais são focadas principalmente em divulgar seu trabalho de marinheiro e no ramo de offshore.

Eu não ligava muito, mas de uns tempos para cá, veio tomando uma proporção ruim e séria, envolvendo até a polícia, por conta de as pessoas estarem sendo lesadas, e eu também estou sendo lesado. Não quero ser imputado de nenhum crime”, conta.

Todo esse alerta realizado, também é constantemente abordado em suas redes sociais, que são:

 Instagram: @leandroverdanoficial

 Facebook: Leandro Verdan

 Youtube: Leandro Verdan

 LinkedIn: Leandro Verdan

Comentários
Assista ao vídeo