Colaboradores - Tânia Voss

Novidades nacionais e internacionais

17 de Março de 2023

 Novidades internacionais da semana - Universal Music

- O tão aguardado álbum “Songs Of Surrender”, do U2, chega às plataformas digitais nesta sexta.

- Adekunle Gold lançou a música “Party No Dey Stop”, que conta com a participação de Zinoleesky”.

- “Emails i cant send”, mais recente álbum de Sabrina Carpenter, ganha versão deluxe nesta sexta.

- Dona do hit “Yucky Blucky Fruitcake”, Doechii lança seu novo single e clipe, “What It Is (Block Boy)”.

- O novo EP de Hozier, “Eat Your Young”, foi disponibilizado no dia 17.

- A artista pop Natalie Jane lança, no próximo dia 17, seu novo single, “Seeing You With Other Girls”.

U2 | Foto: Divulgação

Patricia Marx e Wado se encontram no álbum “MARXWADO”, com lançamento nas plataformas digitais em 3 de março, via LAB 344

Os dois cancerianos mergulham fundo em terras férteis que resultam em um disco extremamente brasileiro e experimental.

O encontro mágico dos premiados artistas se deu por intermédio da amizade em comum com o também cantautor Sergio Martins (Sergiopí), fundador do LAB 344, selo boutique pelo qual o álbum foi gravado. “Depois de uma feliz colaboração em uma regravação de um hit subterrâneo de Caetano Veloso – ‘Aquele Frevo Axé’ (Caetano/Cezar Mendes) –, o time sentiu uma vibe leve e propícia de trabalho, devido a longa experiência de todos e abordagem low profile”, revela Wado.

Por mais que a raiz brasileira e a coragem estética possam, num primeiro momento, parecer antagônicos, “MARXWADO” alça belo e inusitado voo. Com repertório escolhido por Marx e algumas inéditas de Wado, a obra enxuta, de quase vinte minutos, se mostra um coringa lindo na carreira dos dois artistas. “Sair da minha zona de conforto me fez transitar com liberdade por lindos campos melódicos que há muito tempo não aconteciam”, confessa Patricia.

Entre as músicas selecionadas pela dupla, há “Minha Voz, Minha Vida” (1982) – composição de Caetano Veloso apresentada ao Brasil como faixa-título do disco de Gal Costa – com arranjo que evoca sutilmente o funk brasileiro. Outra faixa do álbum é a abordagem do samba “Me Deixa em Paz” (Monsueto Menezes e Airton Amorim, 1951), na cadência sincopada do samba-rock.

Parcerias de Wado com Adriano Siri (“Melhor”, de 2007), Glauber Xavier (“Com a Ponta dos Dedos”, de 2011) e Fernando Coelho (a inédita “Bom Parto”) também integram a fina seleção de “MARXWADO”. Outra boa surpresa é o samba “Orvalho”, inédita de Wado com Zeca Baleiro e Vitor Peixoto.

Patricia Marx | Foto: Divulgação

FMVN faz homenagem à Mulher em forma de Rap

A Família MVN faz sucesso no Brasil e nos EUA. Periferia conexão com Boston. Pai e filho unidos no Rap

Uma dupla sim, mas do rap nacional. Periferia conexão com Boston. Da periferia para o mundo através da força do Rap nacional e justiça social.

Ele é Clayton Gonçalves dos Santos, 43 anos, morador de periferia, entre Terminal Varginha e Parelheiros, raízes do extremo sul de  São Paulo. Hoje mora nos EUA, em busca de trabalho e divulgação da sua música para o mundo.

Desde criança escutava samba, forró, sertanejo, rap, tudo que tocava na periferia. Nos anos 90 despertou seu amor pelo rap, justiça social, com músicas críticas, que denunciam o sistema e o caos da periferia. Hoje a família MVN, que já teve formação com outros integrantes da família, inclusive com crianças, está presente com pai e filho Kauan.

No início o nome do grupo era Movimento Negro, atualmente Família que Movimenta. Até 2004 sempre se apresentou em escolas, casas noturnas e participações em aberturas de shows, festivais entre outros. A última apresentação com seu filho aconteceu em 2019. No mesmo ano lançou oficialmente seu primeiro single "Lembranças de uma mente". Mais tarde surgiu o álbum completo.

O Início do grupo MVN ocorreu em, 1998 e depois de mais de dez anos de paralisação, o retorno foi com o filho em 2019. Clayton reside em Boston, EUA e trabalha com música, arranjos e direção musical, já o filho soldado Kauan, reside no bairro do Grajaú, São Paulo. Sempre juntos fortemente pela música e a paixão pelo Rap

Segundo Clayton, " Kauan hoje tem 15 anos, mas desde os 11 anos já se apresentava", Kauan tem a influência de Clayton, seu pai, e sempre acompanhou os ensaios, onde sentiu que tinha o dom para cantar rap e trap. Kauan mora na Vila Natal Grajaú, zona sul de São Paulo.

Confira o lançamento oficial do vídeo clipe:

Família MVN | Foto: Divulgação

 Nany People recebe Fafá de Belém em lançamento de EP

Após divulgar “Coração de Papel”, primeiro single do EP “Nany People (en)Canta”, parceria com a cantora Luiza Possi, a atriz e humorista anuncia o lançamento do projeto musical que contará com a presença de Fafá de Belém, ao qual irão interpretar a canção “Sob Medida”. O show acontece em 23 de março, no Teatro Gazeta, em São Paulo.

"Meu primeiro amor foi a música. Agora, como cantora independente, tenho a oportunidade de protagonizar algo de grande magnitude com a minha personalidade e digital”, comentou. Nos vocais, Nany People imprime sua identidade nas versões criadas para “Perigosa”, sucesso na voz das Frenéticas; “Esqueça”, de Roberto Carlos; “Ronda”, com autoria de Paulo Vanzolini e “Evidências”, hino da música popular brasileira, imortalizada pela dupla Chitãozinho & Xororó, entre outros sucessos nacionais. Além da magia desse encontro, a artista presta uma emocionante homenagem à Gal Costa.

“A Banda Que Nunca Se Viu”, formada por Patrick Maia, Tuca Graça, Daniel Pax, Rick Minervino, Zeca Urubu, Anizio Neto, Leo Santiago e Paulo Mathias, acompanhará o show de Nany People.

A Luíza, foi muito querida e generosa em aceitar participar comigo nos vocais dessa pérola que é ‘Coração de Papel’. Somente ela poderia fazer isso”, declara Nany. As demais canções serão disponibilizadas nas plataformas musicais no dia 24 de março, dia seguinte do show de estreia. “Esse lançamento foi adiado por duas vezes, por questões operacionais, mas valeu a pena esperar, os fãs irão amar o estilo Nany para essas canções”, relatou Marcos Guimarães, produtor executivo do projeto.

O projeto nasceu após Nany People gravar um especial em vídeo a convite do humorista Patrick Maia, para uma iniciativa chamada “O Baile”. A partir do resultado da gravação do especial, surgiu a ideia de levar o repertório como faixas para os streamings de música e, na sequência apresentar o novo show ao seu público. Não é a primeira vez que a atriz e humorista mostra sua faceta musical, na véspera do Natal, do ano passado, a mineira lançou sua versão do clássico “Para Não Ser Triste”, ao lado do padre Fábio de Melo.

“Quando criança, participei de diversos concursos musicais, entre eles a caravana do Chacrinha, que passou pela cidade onde cresci, Poços de Caldas, em Minas Gerais. Na TV e no teatro estou sempre envolvida em projetos e atrações musicais, mas é a primeira vez que protagonizo algo dessa magnitude, com a minha cara e a minha digital”, finaliza Nany People.

Nany People | Foto: Divulgação

Lupão, vocalista da Patrulha do Samba, participa do show do Molejo no RJ

De férias no Rio de Janeiro nesta semana, Lupão, vocalista da Patrulha do Samba, o empresário da banda, Marcos Oliveira e família, caíram na noite carioca, mas o cantor não conseguiu ficar muito tempo longe dos palcos e fez a festa junto com o grupo Molejo no Bar da Alcione, na Barra da Tijuca.

Lupão cantou alguns sucessos da Patrulha como “Rodopiou”, “Rala no Pezinho”, “Swing de Rua”, atendeu pedidos da plateia; foi um grande encontro inesperado que animou os fãs que cantaram e dançaram junto com os artistas, e se entregaram ao suingue da Patrulha unido ao pagode irreverente do Molejão.

Foi surreal estar com meus amigos do Molejão mais uma vez no palco, e como sempre, dançamos, cantamos e fizemos muita bagunça”, conta Lupão.

O grupo Molejo participou da gravação do DVD “Patrulha do Samba ao Vivo no Pelourinho”, gravado no cartão postal de Salvador, em julho do ano passado, e que reuniu cerca de 10 mil pessoas e diversos artistas em uma noite histórica.

As músicas deste novo trabalho como “Sentadinha” e “Sextou” – com a participação de É o Tchan, conquistaram o primeiro lugar nas rádios brasileiras e playlists de axé. Nos palcos, a banda embalou multidões neste carnaval com a alegria e coreografias das músicas.

Patrulha do Samba | Foto: Divulgação

De Tudo Se Faz Canção – 50 Anos do Clube da Esquina

Livro com texto de Milton Nascimento, Lô Borges e outros celebra o Jubileu de Ouro do LP de 1972 e será lançado dia 24 de março em São Paulo

A Garota FM Books e a Kuarup convidam para o lançamento de De Tudo Se Faz Canção – Os 50 anos do Clube da Esquina em São Paulo, no dia 24 de março (sexta-feira), às 19h, no Espaço Kuarup (Rua Alves Guimarães, 309, Pinheiros). Organizado por Márcio Borges (um dos principais letristas do Clube da Esquina) e Chris Fuscaldo (pesquisadora musical e biógrafa), o livro foi produzido em 2022 para celebrar as cinco décadas do álbum que revolucionou a música brasileira.

Márcio Borges e Chris Fuscaldo estarão no local para autografar os exemplares e haverá uma apresentação de Telo Borges em um tributo ao legado de Milton Nascimento, Lô Borges e do próprio Márcio, entre outros mineiros que deixaram sua marca na história da música. No pocket show dois jovens artistas convidados: a cantora Sarah Renata e o cantor Tuia. A participação especial ficará por conta de Alaíde Costa, a única mulher e a única de fora do grupo dos mineiros convidada a gravar uma faixa no LP de 1972, “Me Deixa em Paz”.

Recentemente, o Clube da Esquina, LP gravado por Milton Nascimento e Lô Borges em 1972 foi eleito o melhor disco já lançado no país, segundo ranking preparado pela equipe do podcast Discoteca Básica com base em listas enviadas por 162 críticos, artistas e pesquisadores musicais (inclusive Fuscaldo). Editado pela Garota FM Books – e visando os fãs estrangeiros – o livro é bilíngue (Português/Inglês) e reúne depoimentos longos dos músicos envolvidos na produção – de Alaíde Costa, convidada na faixa “Me deixa em paz”, a Milton e Lô –, além de textos de Márcio Borges e uma biografia do movimento que colocou Minas Gerais no mapa da música brasileira escrita por Chris Fuscaldo.

Além de um faixa a faixa escrito por nomes como Ana Maria Bahiana, Charles Gavin, Patricia Palumbo, Kamille Viola, Ricardo Schott, Renato Vieira, Leandro Souto Maior, Bento Araújo e outros pesquisadores musicais, o livro conta ainda com um prefácio e um posfácio contando como foram as comemorações em 2022, com depoimentos de atores do musical Os Sonhos Não Envelhecem, de Ricardo Alexandre (editor do podcast Discoteca Básica) e de Marcos Sabino, produtor do Festival Marazul, realizado em Niterói, onde o LP foi pré-produzido entre 1971 e 1972.

Aliás, este é o primeiro livro que ajudará os fãs a entenderem o que é, afinal, o loteamento Marazul, e poderão levar para casa uma foto atual da casa onde Milton, Lô, Beto Guedes e Jacaré – primo trespontano de Bituca – moraram no início da década de 1970. Além dessa, o livro traz diversas outras imagens históricas, desde Milton como crooner do grupo W’s Boys (que tinha Wagner Tiso na formação) até a despedida dele dos palcos na turnê A Última Sessão de Música.

Sobre os organizadores:

Márcio Borges é compositor, escritor e professor. Fundou com Milton Nascimento e com o irmão Lô Borges o Clube da Esquina, que primeiro foi uma canção composta pelos três, em seguida o nome do LP e, anos depois, a alcunha do movimento musical. Possui músicas gravadas (no Brasil e no exterior) por nomes como Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Nana Caymmi, Simone, Elis Regina, Zimbo Trio, Ira!, Boca Livre, Wayne Shorter, Stanley Turrentine, Larry Coriel, Jon Anderson, Sérgio Mendes. É autor dos livros Os Sonhos Não Envelhecem – Histórias do Clube da Esquina (1996), Os Sete Falcões (2000), Cartas da Humanidade (2014).

Chris Fuscaldo é pesquisadora musical, cantautora (álbum Mundo Ficção), jornalista (jornais O Globo e Extra, revistas Rolling Stone Brasil, OutraCoisa etc), fundadora e diretora da Garota FM Books. Mestre e doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, é imortal da Academia Niteroiense de Letras. Autora dos livros Discobiografia Legionária (2016), Discobiografia Mutante: Álbuns que Revolucionaram a Música Brasileira (2018) e Viver é Melhor que Sonhar – Os Últimos Caminhos de Belchior (2021), assinou a curadoria do museu virtual O Ritmo De Gil, lançado em 2022 no Google Arts & Culture.

Sobre a editora:

A Garota FM Books é uma editora de publicações voltadas para o mercado da música criada durante a produção do Discobiografia Mutante: Álbuns que Revolucionaram a MPB, de Chris Fuscaldo. Em 2018, a publicação que conta a história dos álbuns da banda Mutantes foi lançada no Brasil e nos Estados Unidos e livros foram vendidos pelo mundo todo (até no Japão!). Também bilíngue, Jimmy Page no Brasil, um livro de Leandro Souto Maior sobre a história de amor do líder do Led Zeppelin com o país, começou a fazer o mesmo percurso de sucesso no início de 2021. O livro Renato, o Russo, de Julliany Mucury, foi lançado em outubro de 2021. No segundo semestre de 2022, saíram do forno 1979 – O ano que ressignificou a MPB, que reúne 100 artigos sobre álbuns de 1979 organizados por Célio Albuquerque, Cantadas – Ensaios sobre 35 grandes vozes de mulheres da música brasileira, do crítico musical Mauro Ferreira, e O Produtor da Tropicália – Manoel Barenbein e os Álbuns de um Movimento Revolucionário, de Renato Vieira.

Sobre o livro:

De Tudo Se Faz Canção – 50 Anos do Clube da Esquina

Organização: Márcio Borges e Chris Fuscaldo

Edição: Garota FM Books

Colorido, 20cm x 20cm, papel couchê, 300 páginas

Valor de capa: R$ 149

Serviço:

Lançamento do livro com a presença dos organizadores, pocket show de Telo Borges e participações especiais de Alaíde Costa, Sarah Renata e Tuia

Data: 24/03/2023 (sexta-feira)

Hora: 19h

Local: Kuarup (Rua Alves Guimarães, 309, Pinheiros)

Entrada franca

50 Anos do Clube da Esquina

Nani Venâncio recebeu o cantor Viegas no programa Tarde Top

O programa Tarde Top da Rede Brasil de Televisão, apresentado por Nani Venâncio, recebeu na última terça-feira o queridinho do Brasil. Ele, que é cantor, músico e corredor, ficou conhecido no Brasil ao participar da 18ª edição do Big Brother Brasil e também no programa No Limite chegando à final da edição de 2021.

Na entrevista, Nani fez o cantor relembrar sua passagem no programa Big Brother Brasil contando algumas peculiaridades vivenciadas por lá. Embalado com muita, Viegas também participou do bate papo da mesa de café da tarde com o tema sobre casamentos que contou também com a participação da influencer Vanessa Carvalho ex-participante do reality Casamento às Cegas.

A mesa de gostosuras do café da tarde foi produzida pelo chef Flávio Marques do restaurante Italiano Arte Della Pasta.

Tarde Top de segunda a sexta a partir das 16 horas

Nani Venâncio comanda um programa descontraído com entrevistas sobre saúde, fofoca e variedades

Para assistir a Rede Brasil de Televisão.

Canais: 50.1 e 12.1 da TV aberta

Net: canal 13

site: www.rbtv.com.br

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.tvcoins.prod.redebrasil

Nani Venâncio recebeu o cantor Viegas no programa Tarde Top | Foto: Divulgação

"COPACABANA, TERRA DE NINGUÉM", a primeira faixa de trabalho do novo álbum de Mauro Marcondes chega às plataformas

Celebração dos 130 anos, participações especiais e falas sobre a diversidade do bairro mais famoso do país

A primeira faixa do próximo álbum do cantor e compositor Mauro Marcondes a ir, brevemente, para as plataformas digitais é "COPACABANA - TERRA DE NINGUÉM", canção composta pelo autor em parceria com o poeta Zéjorge (hitmaker que frequentou as paradas, anos a fio, com o ex-parceiro Ruy Maurity). A música é uma reflexão sobre as transformações que o bairro mais famoso do país experimentou nos seus 130 anos de existência completados em 2022. Com uma orla em formato de meia-lua que, à noite, parece um colar de pérolas devido ao reflexo  das luzes, e um famoso calçadão que  já foi registrado até em filmagens internacionais,  a "Princesinha do Mar", um dos berços da bossa nova,  foi palco para espetáculos grandiosos e também é conhecida pelo mega réveillon que reúne milhões de pessoas.

O novo álbum de Mauro Marcondes, "Canções Urbanas", traz a participação especial da cantora `Áurea Martins em uma das faixas e  já está prontinho para o lançamento, que será ainda neste primeiro semestre.

Mas, voltando a Copacabana, sua diversidade não está apenas em acolher turistas nacionais e do mundo e, sequer, abrigar classes sociais e etárias diversificadas. Copacabana é, conforme diz a canção de Marcondes e Jorge, " multicultural, terra de ninguém...cosmopolita, provinciana, boêmia...". E além da gostosa linha melódica que ganhou arranjo moderno e ainda mais dançante do craque Leandro Braga, a canção traz as participações especiais, em falas ao estilo "rap" de Marcela Velon, Telma Tavares, Marcos Sacramento e Zéjorge.

"Copacabana, Terra de Ninguém" estará indo para as plataformas nos próximos dias, mas o teaser, com uma prévia,já pode ser acessado pelo link acima.

Ouça: https://youtu.be/VVbpvewnVls

Mauro Marcondes | Foto: Reprodução

Leandro Zen é um compositor de Carlos Barbosa, na serra gaúcha

O disco “Dunas de Algodão” é “MzenPB”, como gosta de brincar contribuindo com seu próprio estilo na cena da nova MPB. Também sentimos um toque de Indie Rock Brasil.

O trabalho todo começou logo no início da pandemia em 2020 onde Leandro e o amigo, produtor musical do disco, Nenê Fragata, selecionaram 13 composições para este álbum de estreia do Leandro Zen.

O disco “Dunas de Algodão” é “MzenPB” como gosta de brincar: contribuindo com seu próprio estilo na cena da nova MPB. Também sentimos um toque de Indie Rock Brasil.

O trabalho todo começou logo no início da pandemia em 2020 onde Leandro e o amigo, produtor musical do disco, Nenê Fragata, selecionaram 13 composições para entrarem neste que é o álbum de estréia do compositor na atual cena musical.

Sempre cantando suas próprias músicas em bandas de rock regionais desde 2001, Leandro Zen amadureceu seu estilo e suas particularidades. Uma poesia viva que fala ao coração. “- Raul Seixas foi meu primeiro guia no mundo da criação. A música entrou na minha vida ao mesmo tempo que a luz das estrelas e a cor do luar. Quando ouvi Gita com 4 anos de idade”. Hoje com estilo amadurecido, voz com falsete peculiar e sonoridade relaxante, mas com energia, a música de Leandro traz ao público uma experiência realmente bastante Zen. Ao vivo, há uma certa presença de palco instigante. 

Nenê também sobe nos palcos na banda de apoio após trazer ao “Dunas de Algodão” um clima bem ousado que vai além da bateria, baixo, piano e guitarra com ricos arranjos de grooves eletrônicos aliados com instrumentos de raíz.

“Papos Além”, assista: 

Leandro Zeng | Foto: Divulgação
Comentários
Assista ao vídeo