Viver - Saúde

Insônia aparece ligada a depressão e ansiedade em citações nas redes sociais de 2023

16 de Março de 2023

Estudo da Vert.se Inteligência mostra que usuários também relacionam sono com dormir mal, estresse e trabalho

Do início de 2023 até agora foram mais de 231 mil menções ao termo “sono” na internet. O Twitter é onde o público mais discute o tema, responsável por 77% das citações. E as mulheres são as que mais conversam sobre o assunto (54%), segundo estudo da Vert.se Inteligência.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, quatro em cada dez pessoas não têm sono de boa qualidade. Por isso, o Dia Mundial do Sono, instituído pela OMS em 17 de março, traz um alerta sobre a importância da temática.

Nas redes sociais, é comum que internautas relacionem o sono com ‘dormir mal’, e termos como "estresse", “ansiedade” e "trabalho" são apontados como alguns dos principais causadores da insônia. Ainda, também são identificadas conversas entre pessoas que buscam diferentes alternativas para melhorar a qualidade das horas de sono.

Principais termos relacionados

Imagem: Stilingue

INSÔNIA X SAÚDE MENTAL

Quando aplicado um zoom em termos como “insônia”, “dormir mal” e “dificuldade para dormir” é possível notar que as principais causas apontadas estão ligadas a transtornos como ansiedade e depressão. Ainda, dores físicas, como no corpo e na cabeça. Entre 1h e 2h da madrugada são os horários mais comuns para se falar sobre insônia nas redes, mas o assunto é bastante debatido desde 23h até as 5h com frequência.

Zoom nos termos relacionados

INSÔNIA X COVID

Em pesquisa por “insônia” no Google, no período de 2019 até agora, percebe-se um crescimento expressivo de buscas por esta palavra no início da pandemia (2020), que se estendeu até quase o fim daquele ano. Ainda assim, a procura pelo termo no buscador continua mais alta do que antes da Covid-19.

As regiões Norte e Nordeste foram as que mais buscaram por “insônia” no Google desde o início da pandemia até hoje.

  • Acre
  • Maranhão
  • Pará
  • Piauí
  • Alagoas

Os sintomas da insônia são algumas das pesquisas mais comuns, junto da procura por medicamentos e tratamentos. Entre as principais buscas relacionadas, está a pergunta se Covid causa insônia, ocupando a 3ª posição, onde o público queria saber se tinha alguma relação com a doença.

Quando o filtro de conversas busca por “dormir bem”, notamos não necessariamente posts sobre pessoas que têm uma boa qualidade de sono, mas que buscam ou falam sobre como passar a ter.

Há um alto índice de publicações que abordam, por exemplo, o que não se pode fazer, como uso de telas, e ainda, o que não pode ser ingerido, como chocolate e café. Atividade física está entre as ações mais positivas apontadas nas redes para dormir melhor.

Principais termos relacionados

Comentários
Assista ao vídeo