Informes - GERAIS

Compositor brasileiro diz trazer influências do heavy metal e do erudito para criar e editar trilhas

9 de Março de 2023

Fabrício Modesto, que esteve na equipe do filme Simonal e da série no Mundo da Luna, busca recursos de última geração para dar profundidade e densidade aos thrillers

Fabricio Modesto, compositor, produtor musical e engenheiro de som

Apaixonado por heavy metal e pela estética de filmes de terror, o compositor, que também é guitarrista da banda Traycepioneira do Brasil no gênero metal core, diz que pôde trazer um pouco de suas influências para seus últimos projetos que pediram um tom mais dark em suas construções. Além da série ultrarrealista em 3D,  Alberto, que assina como compositor e também como diretor de áudio, engenheiro de mixagem e sound designer, Fabrício Modesto contribuiu como compositor adicional de Spectros (Netflix), dirigida por Doug Petrie ( conhecido como escritor, diretor e co-produtor executivo de Buffy the Vampire Slayer,  American Horror Story: Coven . CSI: Crime Scene Investigation).

"Toda essa bagagem da música erudita das grandes orquestrações do barroco, do renascimento e do romantismo, associados às vivências e experiências culturais que puxam para o rock culminaram para uma espécie de especialidade da casa", explica.

"As trilhas dos jogos sempre me chamaram a atenção assim como os jingles de comerciais. Eu ficava fascinado. Seguindo esse caminho, cursei bacharelado em música com habilitação em composição musical, também conhecido como faculdade de composição, teoria musical e orquestração, sabendo que queria fazer música para jogos, filmes e séries", conta o especialista que tem como referência nada menos que o premiado John Willians, maestro e compositor responsável por quase todas as trilhas dos filmes do Steven Spielberg.

O especialista que já esteve na equipe de Max de Castro e Wilson Simoninha, no filme Simonal (premiado em 2020), definiu o seu trabalho para a série Alberto como um desafio, já que ele e sua equipe criaram  todos os efeitos sonoros e trilhas, além de fazer o tratamento e ambientação de toda a dublagem até torná-lo em um thriller, pois recebeu a obra do zero, somente com a voz dos personagens atuando em tempo real, diferentemente do filme musical.

"No caso da animação da série Alberto, desenvolver os temas buscando passar  o clima de tensão, enquanto o protagonista vai contando as suas histórias, foi bastante minucioso", revela.

"Isso porque construímos esses ambientes sonoros do zero, trazendo para o mundo em 3D os sons do mundo real. É o que chamamos de sound design, que é a criação dos sons do ambiente, como pássaros cantando, vento soprando nas folhas, passos dos personagens, porta se abrindo e fechando e todos os demais tipos de sons que nos rodeiam. Esse trabalho também é realizado nos games e em produções audiovisuais, principalmente as com efeitos visuais. É um trabalho criativo, mas também muito intenso e gratificante quando vemos o resultado final. Nós trazemos vida para as imagens com sons e trilhas que impactam de imediato, dando a impressão de que os personagens são reais, muito mais que em 3D", afirma Fabrício.

Fabrício Modesto é CEO da Ready 2 Rumble, e traz em sua bagagem trilhas sonoras de diversos games,  de marcas como Honda, Yamaha, Avon, Unilever, bem como a participação em outras produções da HBO, como a série No Muno da Luna, em que assina como compositor adicional, editor musical e engenheiro de mixagem de grande parte das trilhas originais. como também a série infanto-juvenil, Escola de Gênios (Globo Play), em que participou da produção do sound design.

Comentários
Assista ao vídeo