Informes - GERAIS

Como otimizar a Logística no seu e-commerce

7 de Março de 2023

A logística para os e-commerce é um processo que exige muitas etapas, sendo que elas dependem umas das outras, exigindo assim que a empresa tenha um bom controle para que se garanta que tudo seja feito dentro do prazo e do esperado pelo negócio.

Foto: Divulgação/ Unplash

Como os processos são fundamentais, ele garante um bom funcionamento do negócio, seja ele uma loja de bijuterias ou venda produtos para dentistas, por isso que para que tudo ocorra da melhor forma é essencial que se tenha um bom planejamento.

Como planejar a logística para e-commerce?

Caso queira otimizar a logística do seu e-commerce, saiba que o primeiro passo é conseguir se planejar. Afinal, só com os objetivos definidos que conseguirá traçar um plano eficiente.

Para que isso funcione da melhor forma, é preciso que conheça e entenda cada parte do processo e realize uma consultoria estratégica, verificando cada etapa desde a aquisição dos produtos com os fornecedores até o envio para os clientes. Ele é dividido em três níveis, veja a seguir quais são eles.

O primeiro é o estratégico, onde você define os objetivos e metas do seu e-commerce de longo prazo, todas as definições precisam estar dentro da realidade do seu negócio, nunca planeje aquilo que você não pode executar.

O segundo é tático, nesse momento, você irá definir as ações necessárias para conseguir alcançar os seus objetivos e metas que foram previstas no primeiro estágio, seja o investimento em software de rastreamento veicular, equipe, enfim.

Elas são importantes para orientar a sua operação e saber quais metas deverão ser atingidas, além do seu controle sobre as ações e medidas que devem ser tomadas.

Por último, temos o operacional, que é a implementação das ações definidas no nível anterior. No tático, é preciso que elas sejam monitoradas para que sua empresa consiga obter dados para análise pelo nível estratégico, para que assim se inicie novamente o ciclo.

Como otimizar sua logística no e-commerce

Com um plano e as metas já traçadas será bem mais fácil otimizar a logística da sua loja, mas para que isso seja intensificado, é preciso seguir algumas estratégias, pois elas que irão determinar o sucesso das suas entregas, como:

  • Faça uma gestão de estoque e armazenagem rígido;
  • Integre canais;
  • Tenha uma boa parceria com as transportadoras;
  • Use a logística a favor da experiência do cliente;
  • Trabalhe com prazos reais;
  • Cuidado com a logística reversa;
  • Ouça seus clientes.

Seguindo esses passos, você irá conseguir otimizar todos os processos de logística, além de, claro, manter os seus clientes satisfeitos.

Afinal, não é à toa que o tópico ouça os seus clientes por último, pense que eles são o termômetro do seu negócio. Por isso é fundamental que todas as opiniões e reclamações sejam ouvidas.

Qual é a importância da logística no e-commerce?

A logística de uma loja não diz respeito apenas ao centro de distribuição de produtos, ele vai muito além, pois envolve diversos processos, equipes e profissionais e qualquer erro que acontecer no caminho poderá comprometer o resultado final.

Quando o cliente compra os seus produtos pela internet, ele espera que cheguem no prazo e com uma boa qualidade. Afinal, ele está confiando na sua empresa e deseja que tudo saia como esperado, caso contrário, sua marca ficará com uma má reputação.

Por isso, é tão importante que dê a devida atenção à logística, pois ela está diretamente relacionada à experiência do consumidor. É importante verificar as rotas de entrega à empresa que executa o transporte, tudo precisa ser impecável.

As marcas que são líderes no mercado contam com uma excelente logística. Com isso, elas entregam confiança, pontualidade e segurança para os seus clientes, afinal é isso que os consumidores esperam quando compram algo pela internet.

Afinal, diferente das lojas físicas, eles não podem pegar e ver com seus próprios olhos o produto, por isso que a sua empresa precisa especificar tudo sobre ele e garantir que os prazos sejam cumpridos.

Para garantir que esse processo seja feio com excelência, é preciso manter contato frequente com os responsáveis pela logística a fim de garantir que eles tenham a estrutura necessária para realizar as entregas com precisão. Eles precisam contar com:

  • Um galpão equipado;
  • Transporte confiável;
  • Equipes competentes;
  • Dentre outros pontos.

Esteja atento a todos os detalhes por mais sem importância que parecem, pois eles que determinam o sucesso da logística da sua empresa.

Comentários
Assista ao vídeo