Informes - GERAIS

Sete em cada dez brasileiros vivem em imóveis próprios

6 de Março de 2023

Classes A e B são as principais donas de imóveis quitados e maioria das pessoas não vive sozinha

A casa própria é uma prioridade na vida dos brasileiros. Por mais que inicialmente a maioria viva de aluguel, boa parte da população se planeja para ter algo seu. Um estudo realizado em parceria com o Datafolha mostra que 70% dos brasileiros são donos do próprio imóvel.

Foto: Freepik/ Divulgação

Isso significa que a busca por apartamentos e casas em Ribeirão Preto, e em qualquer outra região brasileira, aumentou bastante. Ainda mais quando a ideia é comprar e se libertar de vez do aluguel. Entenda mais sobre o levantamento realizado.

62% vivem em imóveis quitados

Se engana quem pensa que os brasileiros estão endividados e ainda pagando os financiamentos de seus imóveis. Muito pelo contrário, o estudo mostra que dos 70% da população que possuem casa própria, 62% já quitou o imóvel. Os outros 8% arcam com financiamentos.

A pesquisa também trouxe informações sobre imóveis alugados. 27% da população ainda paga aluguel, enquanto 3% moram em uma casa ou apartamento emprestado.

Norte do Brasil tem maior parcela de imóveis quitados

O levantamento considerou as cinco regiões brasileiras e o período de 11 a 21 de outubro. No total foram consultadas 3,1 mil pessoas, sendo que a sua maioria vivia no Sudoeste.

Ainda assim, a parcela mais alta da população que possui imóveis quitados está no Norte do Brasil, totalizando 76%. Em seguida vem o Nordeste, com 73%, o Sul com 72%, o Sudeste com 67% e, por último, o Centro-Oeste com 65%.

Jovens e o interesse na casa própria

Os jovens estão interessados em comprar a casa própria. Dentre as pessoas com 21 a 24 anos, 64% é dono de um imóvel. No entanto, a pesquisa foi além e mostrou que 91% deles quer realizar este sonho e acredita na importância de ter um local para chamar de seu.

Entre a população mais velha o percentual de proprietários sobe. 74% dos brasileiros entre 45 e 59 anos possuem casa própria e, entre os mais de 60 anos, sobe para 81%.

Divisão por classe social e renda familiar

O estudo também analisou as classes sociais e a renda familiar das pessoas que possuem um imóvel próprio. Em sua maioria ainda pertencem às classes A e B, com 82% do total. Na classe C são 69% dos brasileiros e nas D e E 61%.

Considerando a renda familiar, dentre quem recebe até dois salários mínimos, 60% têm imóvel quitado. 6% vivem em imóveis alugados, 29% em um local emprestado e 4% estão pagando o financiamento.

A renda de 5 a 10 salários mínimos é a que possui a maior porcentagem de imóveis próprios quitados, 71%. 10% corresponde aos locais alugados e 18% aos emprestados. Nesta faixa não há ninguém que ainda esteja arcando com o financiamento imobiliário.

Perfil dos imóveis é básico

Os entrevistados afirmam terem optado por imóveis básicos, com média de 2 quartos e um banheiro. 53% também possuem varanda, além de outros 56% que contam com garagem.

Em relação às reformas, boa parte delas foram realizadas por questões estéticas, 28% contra 12% por necessidade estrutural. Muitos relataram não ter um espaço para o home office, atividade que cresceu muito após a pandemia, e podem estar utilizando parte de outros cômodos, como a sala ou o quarto.

Poucos moram sozinhos

Outro detalhe mostrado pela pesquisa é que poucas pessoas moram efetivamente sozinhas, sem uma companhia. 85% afirmou dividir o imóvel com alguém, seja um cônjuge, filhos, ou os pais. Dentre as porcentagens, 37% dos proprietários vivem com os filhos, contra 23% que divide o lar com um cônjuge e 10% com o pai ou mãe.

Animais de estimação também fizeram parte do estudo e ficou constatado que 61% das pessoas têm pets em suas casas. Dentro da porcentagem de animais de estimação, 41% são cachorros, 22% gatos e o restante pássaros ou outros pets.

Comentários
Assista ao vídeo