Business - Agronegócio

O mercado de fertilizantes registra queda nos preços

6 de Março de 2023

Segundo a Associação Nacional de Difusão de Adubos (ANDA), houve redução de 70% no valor do insumo

O setor de fertilizantes registra queda nos preços. Segundo a Associação Nacional de Difusão de Adubos (ANDA), houve redução de 70% no valor do insumo, equalizando a demanda para este ano. A produção deve ultrapassar 46,4 milhões de toneladas, superando o recorde de 2021.

Os valores dos fertilizantes reduziram em média 70% para os nitrogenados e 60% fósforo e cloreto desde o pico de preços devido à guerra entre a Rússia e a Ucrânia, onde a ureia teve aumento de 70%, MAP (45%) e potássio (53%).

Para Leonardo Sodré, CEO da GIROAgro, uma das maiores empresas de fertilizantes do país, a produção de alimentos será beneficiada com a redução. “Com a deflação, observamos a retomada significante do setor e o maior beneficiado será o produtor rural com seu custo de produção mais eficiente, oferecendo alimentos mais baratos”, afirma.

Em relação a importação o valor segue um pouco abaixo do observado no mesmo período de 2022, totalizando US$1,12 bilhão, mas o ritmo de compras segue acima. Em janeiro foram importados 2,40 milhões de toneladas, aumento de 4,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

Comentários
Assista ao vídeo