Viver - Esporte

Em alta, beach tennis demanda cuidados físicos antes e depois das partidas

1 de Março de 2023

Especialistas reforçam importância de acompanhamento preparatório e de recuperação osteomuscular para evitar lesões e garantir a manutenção do rendimento dos atletas

Com origem na Itália, o beach tennis chegou ao Brasil nos anos 2000 e é uma das modalidades esportivas que vem ganhando força e conquistando novos adeptos no país, especialmente nas grandes cidades. É cada vez mais comum ver quadras e arenas lotadas. Mas, assim como o interesse pelo esporte vem aumentando, é preciso dar atenção especial à preparação física e aos cuidados dos atletas, sejam eles amadores ou de alta performance.

Entre as ações fundamentais para a promoção da saúde, e que contribuem diretamente com a prevenção de lesões e outras complicações durante a prática do beach tennis, estão o acompanhamento preparatório e de recuperação osteomuscular. É com esses cuidados antes e após a prática do esporte que os profissionais da saúde conseguem avaliar de forma segura o condicionamento físico dos atletas e otimizar suas atividades, contribuindo com o rendimento e até mesmo com a qualidade de vida dos praticantes da modalidade.

Milene Ferreira, gerente médica dos serviços de Reabilitação e Medicina Esportiva do Einstein, explica que o check-up esportivo ajuda a identificar fatores de risco e alterações osteoarticulares que possam limitar a realização da atividade física, enquanto o chamado recovery tem como finalidade trabalhar a recuperação muscular dos atletas após a prática esportiva, seja ela leve ou de alta intensidade.

“O beach tennis é uma modalidade democrática que traz benefícios não só para a saúde física, mas também promove socialização e autocuidado, sendo uma excelente opção para quem quer sair do sedentarismo e iniciar uma rotina de vida mais saudável. Porém, é importante que se tenha um acompanhamento especializado, pois trata-se de uma atividade de alta intensidade, seja para o atleta amador ou de alta performance”, afirma Milene. Dentre os cuidados necessários no check-up esportivo, a médica destaca a avaliação metabólica e osteomuscular por meio de exame de sangue, bioimpedância, ecocardiograma, ergoespirometria, testes funcionais com fisioterapeutas, avaliação nutricional e do médico do esporte.

A recuperação osteomuscular, por sua vez, vem como complemento desse cuidado com a saúde. Botas de drenagem automatizadas, gelo e massagens específicas para soltura muscular são alguns dos processos que podem ser utilizados para acelerar a reabilitação muscular e permitir a manutenção da intensidade dos treinos e jogos.

“Devido à prática frequente, muitas vezes sem períodos de descanso entre um treino e outro e pela ausência de uma preparação muscular adequada, estamos observando um aumento significativo de pessoas que nos procuram por lesões como epicondilites, lesões ligamentares em tornozelo e joelho, bursites de quadril, tendinites de ombro, entre outras. Por isso a necessidade de orientação especializada a fim de garantirmos vida longa no esporte”, reforça.

Performance física e cuidado com a saúde do atleta

Na organização, o check-up esportivo e o serviço de recovery são oferecidos dentro do Espaço Einstein: Esporte e Reabilitação, inaugurado no segundo semestre de 2022, em São Paulo, para promover uma cultura de cuidado com a saúde por meio do movimento e olhar multidisciplinar integrado.

O local conta com uma equipe especializada, formada por médicos do esporte, fisiatras, nutricionistas, fisioterapeutas, profissionais de Educação Física, psicólogos, entre outros. Nele, é oferecido atendimento customizado de acordo com o nível de treinamento, condicionamento físico, objetivos e faixa etária dos pacientes. Também são realizados exames laboratoriais, como ecodopplercardiograma, teste ergoespirométrico tanto em esteira quanto em bicicleta, baropodometria (teste da pisada), bioimpedância e avaliação física-funcional da postura e movimento.

Comentários
Assista ao vídeo