Informes - GERAIS

Núcleo Educatho e Núcleo Sem Querer de Tentativas Teatrais estreiam 3x1 TEBAS em março

27 de Fevereiro de 2023

Com direção de Juliano Barone e dramaturgia de Solange Dias, espetáculo jovem é inspirado nas tragédias Édipo Rei, Édipo em Colono e Antígona, de Sófocles

Especializados em teatro para a juventude, os núcleos Educatho e Sem Querer de Tentativas Teatrais se encontram em “3x1 Tebas”, inspirado na famosa trilogia tebana de Sófocles (496 a.C. - 406 a.C.), composta pelas tragédias “Édipo Rei”, “Édipo em Colono” e “Antígona”. O espetáculo estreia no dia 1º de março, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, onde segue em cartaz até 1º de abril.

Com dramaturgia de Solange Dias, que tem se destacado como autora de espetáculos para crianças e jovens, a montagem parte das trajetórias de cada personagem relevante nas tragédias gregas e cria uma linha dramatúrgica contada em uma única obra. A ideia é dar ênfase na tragédia da família de Édipo, narrando linearmente a sua história, mas sem perder a essência de cada peça.

“Podemos entender cada obra como um universo, em épocas diferentes, com ações específicas em cada uma delas e com desdobramentos de personagens pontuais. Como exemplo, podemos citar a trajetória de Creonte, que, em ‘Édipo Rei’ pode ser considerado um injustiçado, por ter sido culpado e atacado como mentiroso e desleal, e, em ‘Antígona’, torna-se o Estado, utilizando-se da tirania e do autoritarismo para comandar Tebas e desautorizar Antígona de cumprir seus feitos”, explica a autora.

Em cada obra, são definidos os pontos que dialogam com sua sequência para que a linearidade de “3x1 Tebas” não seja comprometida, respeitando-se inclusive as unidades de tempo, espaço e ação de cada obra.

A ideia do trabalho é criar uma releitura das ações humanas pelo olhar de Sófocles, unindo o clássico com o contemporâneo, o épico com o dramático e a Grécia com o Brasil. O grupo teve como ponto de partida para a criação as seguintes questões: “Quem são as Antígonas de hoje?”, “Há Édipos entre nós?”, “Podemos acreditar nos Tirésias da vida?”, “Qual a trajetória contemporânea do herói?” e “Quem são os mitos de hoje?”.

Já o diretor Juliano Barone revela que, assim como em seus outros trabalhos, “3x1 Tebas” também explora a linguagem da máscara. “Os atores realizam uma imersão na interpretação de máscaras zigomáticas e expressivas, para que elementos mitológicos e personagens sejam interpretados indo além de uma interpretação naturalista ou mesmo trágica. Este Coro, composto por todos os atores da peça, se torna elemento fundamental na condução da história, criando as costuras entre as três obras encenadas. Para isso, contamos com a orientação em máscara do ator Joca Andreazza, que dirigiu o elenco em outros espetáculos do Núcleo Sem Querer e, desta vez, dá vida ao personagem de Creonte”, revela.

Além de Andreazza, o elenco conta com Luiz Amorim, Edi Cardoso e Álvaro Petersen, que atuarão ao lado de Juliane Arguello, Marcus Veríssimo, Monique Fraraccio, Pedro Casali e Priscilla Dieminger. Já os músicos Gabriel Ferrara, Giovani Di Ganzá, Gigi Trujillo, Juliana Flor e Marcela Gibo  interpretam ao vivo a trilha sonora original da peça, assinada por Wagner Passos. O espetáculo ainda conta com um Núcleo Jovem, composto por Bárbara Frazão, Breno Ganz, Daniela Duarte, Denise Marta Ribeiro, Lua Ferreira, Magnus Odilon, Yago Dionizio, que dão vida ao Coro e narram a história.

O espetáculo “3x1 Tebas” é uma das iniciativas do projeto "Por Querer, Um Fomento: o teatro jovem pela ótica de Sófocles”, contemplado pela 37ª Edição do Fomento ao Teatro da Cidade de São Paulo.

A trilogia tebana

A tragédia “Édipo Rei” narra a trajetória de Édipo, que, sem saber, mata o próprio pai e se casa com a mãe, a rainha Jocasta, que tomada pela culpa, comete o suicídio. Já o protagonista, depois de saber de todas as desgraças pelas palavras do cego Tirésias, fura os próprios olhos e decide abandonar Tebas.

A perambulação de Édipo depois do exílio é o tema de “Édipo em Colono”. Como punição por seus atos, ele se torna um refugiado em uma terra estranha e caminha sem destino, conduzido por sua filha Antígona. Ele clama aos deuses pelo perdão e para encontrar um lugar para repousar.

Enquanto isso, Polinices e Etéocles, os filhos de Édipo estão em disputa por terra e poder, o que leva ambos à morte. Sem ter quem assuma o trono, Creonte, o tio deles, torna-se rei. Então, ele manda enterrarem Etéocles com todas as honrarias e proíbe que enterrem Polinices, deixando-o exposto à putrefação.

Por fim, a tragédia “Antígona” narra a luta da filha de Édipo para conquistar o direito de sepultar o corpo do irmão de acordo com os ritos funerários apropriados, opondo-se às novas leis escritas por Creonte, seu tio.

Sobre o Núcleo Sem Querer de Tentativas Teatrais

Criado em 2014, o Núcleo Sem Querer de Tentativas Teatrais é uma companhia de repertório composta por artistas e profissionais que desenvolvem pesquisas de linguagem, principalmente voltadas ao teatro para a infância e para a juventude, por meio das técnicas do Teatro Épico, Teatro de Máscaras e Teatro Musicado. Ao longo dessa trajetória, estreou a “Trilogia da Taverna”, composta pelos espetáculos “Impostor Geral”, de Nikolai Gógol; “Fuente Ovejuna”, de Lope de Vega; e “Conto de Inverno”, de William Shakespeare.

Sobre a Núcleo Educatho

Criada em 2006, a produtora cultural se especializou em produzir espetáculos para crianças e jovens, além de desenvolver trabalhos com diversas instituições de ensino por meio de seus espetáculos; oferecendo assessoria artística e cursos para crianças e adolescentes; capacitação de jovens atores; especialização para atores profissionais; projetos para empresas; e cursos livres de teatro, dança e música.

Sinopse

Édipo, o novo rei de Tebas, precisa encontrar o verdadeiro assassino de Laio antes que terríveis profecias aconteçam e a peste destrua a cidade. Após seu exílio, busca em Colono um refúgio para sua família, mas, sua filha, Antígona, ao desacatar as ordens de Creonte, agora Rei, traz grandes consequências para o povo de Tebas.

Ficha Técnica

Direção: Juliano Barone

Texto: Solange Dias

Direção Musical e Composições: Wagner Passos

Direção de Movimento: Bruna Longo

Cenário e Figurino: Kleber Montanheiro

Interpretação para Máscara: Joca Andreazza

Máscara: Jair Correia

Bonecos e Adereços: Michele Rolandi;
Tide Nascimento; Telma França; Ateliê Casa Amarela
Desenho de Luz: Gabriele Souza.

Elenco:

Juliane Arguello

Marcus Verissimo

Pedro Casali

Priscilla Dieminger

Bárbara Frazão

Breno Ganz

Dani Duarte

Denise Marta

Lua Ferreira

Magnus Odilon

Yago Dionízio

Elenco Convidado:

Álvaro Petersen

Edi Cardoso

Joca Andreazza

Luiz Amorim

Músicos:

Gabriel Ferrara

Gigi Trujillo

Giovani di Ganzá

Ju Flor

Marcela Gibo

Serviço

3x1 Tebas, dos núcleos Educatho e Sem Querer de Tentativas Teatrais

Temporada: 1º de março a 1ª de abril.

Horário: quartas a sábados às 15h

Horário Especial: quarta às 19h30

Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363, Bom Retiro

Ingressos: gratuitos, distribuídos uma hora antes de cada sessão

Classificação: 12 anos

Duração: 120 minutos

Acessibilidade: lugares para cadeirantes

Comentários
Assista ao vídeo