Viver - Beber e Comer

Dicas para saber a temperatura ideal do seu vinho predileto

30 de Janeiro de 2023

O sommelier Rafael Menezes, do PNR Group, fala sobre a importância de apreciar a bebida corretamente e dá dicas para o serviço perfeito  

Você sabia que a temperatura do vinho pode influenciar na sua forma de degustação? Os apreciadores da bebida, fazem questão de manter as condições ideias para ter a melhor experiência ao saborear uma boa taça.  

Várias características como aroma, teor alcoólico, doçura e outras complexidades aromáticas e gustativas, são diretamente afetadas pela temperatura de serviço. Quando um vinho é servido em uma temperatura mais alta do que a recomendação, ele pode parecer mais alcoólico do que realmente é. Já o vinho muito gelado, pode “esconder” boa parte dos seus aromas. Na temperatura ambiente, há uma grande variação dependendo do local, portanto, também não é recomendável servi-lo dessa forma.

As adegas climatizadas, são a opção mais adequada para fazer o controle das temperaturas, mas para aqueles que não querem investir no objeto, existe a opção de armazenamento em uma geladeira comum, neste caso, a dica é escolher um lugar estratégico para colocar o vinho. Nos refrigeradores, a temperatura costuma ser mais fria no fundo e mais amena na porta.

“Servir um vinho na temperatura adequada é um fator muito importante e determinante para que o consumidor possa apreciar ou não, às diversas variações da bebida. O apreciador mais experiente ou o consumidor casual, podem odiar ou amar a bebida, dependendo de como ela é servida” comenta Rafael Menezes, gerente de produtos e importação do PNR Group.

Confira abaixo as temperaturas corretas de cada variação da bebida:

Vinhos fortificados: Maior teor alcoólico e doçura – entre 8°C a 12°C

Vinhos tintos leves: Doces e suaves – entre 10°C a 12°C

Vinhos tintos encorpados: Robusto e mais viscoso – entre 16°C a 18°C

Brancos leves: Doces e suaves – entre 6°C a 8°C

Brancos envelhecidos em carvalho: Encorpado e expressivo – entre 10°C a 12°C

Rosè: Leves e frescos – entre 8°C a 12 °C

Com o portfólio rigorosamente selecionado pelo empresário francês Philippe de Nicolay Rothschild, membro de uma das mais tradicionais famílias de produtores de vinho da França, o e-commerce oferece uma grande variedade de rótulos de emblemáticas regiões vinícolas do mundo. Ao acessar o www.edega.com.br, o consumidor encontra mais de 240 vinhos da França, Itália, Portugal, Espanha, Chile e de renomados produtores - alguns deles, inclusive, estão entre os melhores do mundo em suas categorias. Um belo exemplo são os grandes vinhos dos Domaines Barons de Rothschild (Lafite) e outros exemplares de vinícolas reconhecidas internacionalmente por importantes especialistas, como Domaine Weinbach (Alsácia) e Casa Marín (Chile).

SOBRE O PNR GROUP

O PNR Group, fundado em 2014 pelo empresário francês Philippe de Nicolay Rothschild, é uma importadora e distribuidora de vinhos que traz com exclusividade aos consumidores brasileiros os rótulos dos Domaines Barons de Rothschild (Lafite), os champagnes Barons de Rothschild, assim como vinhos de outros produtores selecionados pessoalmente pelo seu presidente.

Em julho de 2019 surgiram duas divisões: Edega (www.edega.com.br), um e-commerce de vinhos que disponibiliza o Clube Edega, o primeiro clube de assinatura de vinhos a oferecer total liberdade de escolha, além do atendimento de um concierge, entre outros benefícios –, e a Monvin, divisão B2B voltada para o mercado especializado

Comentários
Assista ao vídeo