Informes - GERAIS

Escritórios de advocacia híbridos e digitais

25 de Janeiro de 2023

Nossa sociedade está passando por mudanças simbólicas desde o começo da Era do Digital.

Foto: Divulgação

Sair de casa para buscar comida? Não precisa. Saber o número do ponto de taxi para ir àquela festa de final de ano? Nem pensar. Gastar milhões em propaganda na televisão? Muito menos.

Nos dias atuais, é possível resolver muitos assuntos sem precisar estar em algum lugar físico. E a advocacia também está incluso nesse contexto.

A cada dia que passa conseguimos ver um crescimento considerável de escritórios híbridos e advogados que estão investindo em sua carreira digital.

E levando em consideração o tamanho e a tendência de mercado, ainda há muito para aprender, explorar e crescer neste ambiente jurídico tecnológico.

Internet, o mar de possibilidades

Todos sabem que no ciberespaço é um ambiente mais democrático, onde todos conseguem se expressar com maior liberdade, procurar desde notícias a diferentes tipos de produtos e serviços etc.

O que AINDA poucas pessoas sabem é que a procura por advogados online e/ou escritórios híbridos vem crescendo exponencialmente desde 2015.

De acordo com a portal e-dou, a procura pelo serviço aumentou devido a cinco pontos importantes:

  • Ter um contato rápido com profissionais;
  • Pelas informações concedidas serem precisas e de qualidade;
  • Pelo direcionamento do caso;
  • Pela explicação sobre a viabilidade de abrir um processo e
  • Por esclarecer dúvidas inicias.

E além de ter muitos benefícios para quem busca esse serviço, a modalidade jurídica online permite ao advogado/escritório a produzir mais e gerar uma renda maior devido à agilidade e assertividade dos processos feitos online.

Um ponto muito importante para ressaltar é que diferente do atendimento presencial onde é possível atender apenas um cliente durante um período de tempo, o modelo de gestão digital permite realizar diversas atividades relacionadas a diferentes demandas nesse mesmo período de tempo.

O uso correto de ferramentas de gestão e a otimização das atividades permite que o advogado consiga atender mais clientes e assim, ter mais honorários. É uma matemática simples.

A demanda está aí, só não vê quem não quer ou quem tem medo de se inovar.

Como atender a essa demanda sendo um escritório

Para atender essa demanda que a cada dia está mais latente não basta você decidir que vai atender online e pronto.

Temos que ir mais afundo, em um dos pilares para fazer todo o trabalho ser operado de maneira correta: times remotos especializados.

Para um time remoto ou híbrido realizar qualquer atividade com qualidade e eficiência, é preciso de uma boa gestão.

E essa boa gestão está ligada diretamente à tecnologia, com softwares - ADVbox, por exemplo - que permitem uma integração completa de todas as áreas de um escritório.

Além disto, com a utilização dessas plataformas todos os dados, informações e documentos de cada processo são disponibilizados para todos do escritório; cada cliente ganha um ambiente único e seguro.

Como atender a essa demanda enquanto Advogado

Outro ponto muito importante é a presença digital de cada advogado(a) nesse ambiente digital.

Esse é um quesito de extrema relevância pois como já diz aquele famoso clichê: quem não é visto não é lembrado.

Hoje vemos diversos influencers falarem sobre assuntos distintos, de acordo com o seu nicho. E na advocacia não poderia ser diferente.

Se deseja ter uma presença online, seja para captar clientes ou para fazer um branding da sua marca/escritório, obrigatoriamente você tem que produzir conteúdo que levem em consideração o serviço que oferece (penal, familiar, cível etc), as principais dores do seu cliente e o formato no qual esses materiais serão produzidos.

Hoje temos diversas plataformas em que qualquer pessoa consegue disponibilizar conteúdos para seu público. Temos o instagram, facebook e o famoso TikTok, uma plataforma que está mostrando seu poder de alcance e relevância neste setor de advocacia.

Um exemplo que mostra como uma produção de conteúdos de maneira inteligente faz muita diferença é o advogado Rafael Gonçalves. Ele nichou o serviço dele para atender diversas demandas das mulheres e hoje em dia é referência no instagram com mais de 750 mil seguidores.

Outro profissional fora da curva é o advogado Victor Marinho, que se especializou em direito do consumidor e hoje possui mais de 800 mil seguidores em redes sociais distintas e é considerado o rei dos reels.

Quando você acerta o tipo de conteúdo e a plataforma na qual vai distribuí-lo, o sucesso é mais previsível.

Mas e os custos?

E ainda resta uma última vantagem neste modelo online e/ou híbrido: a economia.

Ter uma equipe remota reduz e muito as despesas do escritório como o aluguel do espaço, vale transporte, internet, manutenção entre outros muitos custos que estão inseridos nessa variável.

Se compararmos o valor mensal de um software como a ADVBox com o valor total mensal de todos os gastos de se ter um escritório de advocacia físico, a plataforma sai praticamente de graça.

É otimizar não somente todo o processo de trabalho mas também potencializar o negócio como um todo pois o dinheiro que estaria sendo alocado para cobrir esses custos, pode ser aplicado na expansão do escritório.

Agora que entendi tudo, o que fazer?

Ter um Escritório Digital é a real necessidade dos escritórios de advocacia na atualidade pois vivemos a Era da Advocacia 4.0 e pessoas e empresas buscam cada vez mais advogados online.

A ADVBOX foi desenvolvida para facilitar as interações da equipe evitando ruídos de comunicação. O gerenciador de tarefas da ADVBOX acelera o fluxo de trabalho (workflow) com métodos ágeis de pontuação por tarefas.

Este fluxo de trabalho é protegido e gera alertas de prazos para o responsável, além de que o histórico de tarefas é protegido de exclusões e as tarefas ficam registradas para sempre.

Outro ponto é que você terá orientação de especialistas em gestão e tecnologia jurídica durante a implantação do seu escritório virtual.

ADVBOX é o melhor software jurídico para ingressar em um mundo facilitado pela tecnologia jurídica onde tudo está conectado com lta velocidade ficou fácil.

Que tal experimentar nossa plataforma gratuitamente?

Basta clicar aqui para testar grátis a plataforma ADVBOX por 7 dias gratuitos.

Ou ainda, clicar aqui para fazer contato e conversarmos sem compromisso sobre as condições de contratação da ADVBOX.

Comentários
Assista ao vídeo