Colaboradores - Valéria Calente

Gestação e Pós Parto: Consultoria de amamentação

24 de Janeiro de 2023

Na última semana falamos sobre a saúde da mulher e vamos seguir com esse assunto, abrangendo-o para incluir a gestação, parto e pós parto.

Quando eu tive meus filhos, me informei bastante sobre o que enfrentaria na gestação e o que esperar no parto. Mas nada, nem ninguém, me preparou para a amamentação e puerpério.

Foto: Divulgação

Hoje em dia as coisas estão muito mais simples, além de toda informação digital, deparei-me com um profissional que pode ser a rede de apoio técnica das mães: a consultora de amamentação.

Tive a oportunidade de participar de um evento acadêmico com a Enfermeira Silvana Scagliusi, certificada internacionalmente, cujo trabalho visa facilitar o processo de aleitamento materno exclusivo até 6 meses de vida, seguindo com complementação até os dois anos de idade, e acordo com a orientação do Ministério da Saúde, Sociedade Brasileiro de Pediatria e UNICEF.

No período de pré parto, fornece aos futuros pais informações precisas sobre diversos aspectos do cuidado infantil e o que há de mais atual para facilitar o aleitamento materno.

No pós parto auxilia, acompanha e orienta o posicionamento correto do bebe no seio materno, pode fazer uso do laser de baixa potência para alivio das fissuras mamilares e dor em cicatriz cirúrgica.

Essa laserterapia consiste na aplicação de luz na lesão, de forma rápida, indolor e segura. A energia da luz ativa e potencializa a atividade celular, servindo de combustível para as reações dentro as célula lesada, fazendo com que esta se reorganize e regenere.

Foto: Divulgação

A Dra. Silvana compartilha conosco dicas importantes para amamentar com leveza:

1. Sentar-se confortavelmente em um local tranquilo, esclarecendo que não há necessidade de lavar as mamas antes de oferecer ao bebe, mas apenas as mãos.

2. Ter sempre um copo de água ao alcance.

3. Fazer uma massagem antes de levar o bebe ao seio.

4. Segurar a cabeça com a cabeça encaixada no cotovelo, ou apoiar com a mão oposta ao seio que vai oferecer, com a outra mão segure a mama fazendo um “c”.

5. Passar o mamilo no nariz do bebe, em seguida no lábio inferior e assim que ele abrir a boca introduzir a aréola segurando a cabeça contra o peito.

6. Verificar a boca do bebe, que deve estar com os lábios virados para fora, como boca de peixinho, o queixo tocando a mama e bochechas arredondadas.

7. A maior parte da aréola deve estar dentro da boca.

8. O bebe deve fazer movimentos de sucção e deglutição sem estalos.

Uma das principais causas para fissuras mamilares é a pega incorreta da mama e uma das principais causas de desmame precoce é a dor na amamentação.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o leite materno possui tudo que um bebê precisa durante os seus primeiros meses de vida. Amamentar é uma parte fundamental do cuidado com o bebê pois proporciona contato físico, carinho, estímulo e proteção contra doenças. As salas de apoio à amamentação são lugares adequados para que a mulher, durante a sua permanência no trabalho, retire o leite de forma segura para que possa ser oferecido posteriormente ao seu bebê.

Compartilhem essa informação.

Uma mãe aflita pode estar precisando dela.

Além disso, e bom a mãe saber que ela tem direitos:

O art. 396 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estabelece que para amamentar o próprio filho a mulher terá direito a dois descansos especiais, de meia hora cada um durante a jornada de trabalho até que seu filho complete seis meses de idade. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), garante que toda criança tem direito ao aleitamento materno e as mães têm o direito de amamentar seus filhos. O poder público, as instituições e os empregadores devem oferecer condições adequadas para o aleitamento materno.

Este direito também é estendido para as mães que estiverem no processo de adoção, desde que já tenha sido deferida a guarda provisória.

A Lei 13.872/2019 estabelece o direito das mães amamentarem seus filhos durante a realização de concursos públicos na administração pública direta e indireta dos Poderes da União.

Recomenda-se que as empresas contribuam para um ambiente confortável para a lactante ofertando salas próprias para amamentação, conforme previsto em lei, que contenha uma estrutura adequada para retirada e armazenamento do leite materno.

Texto por: Valéria Calente

Comentários
Assista ao vídeo